NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisSergiocastro : Openoffice001
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


Download e Instalação

 

Objetivos:

 

Neste tutorial iremos vê um pouco da história do OpenOffice, mostrarei como prosseguir para fazer o download do arquivo de instalação e, também, como instalar corretamente a suíte de aplicativos do OpenOffice 2.0. Então, este tutorial lhe capacitará a fazer o download, descomprimir os arquivos e fazer a instalação. Bom proveito!

 

Introdução

 

Tudo começou em 13 de Outubro de 2000, quando Sun Microsystems doou parte do código fonte do StarOffice para a comunidade de código aberto, tornando-se colaboradora e patrocinadora principal do projeto. A iniciativa ganhou o apoio de diversas organizações do mundo tecnológico como Novell, Red Hat, Debian, Intel, Mandriva, além das importantes contribuições de desenvolvedores independentes, ONGs e agências governamentais. Com todo esse apoio, o OpenOffice já esta disponível para as plataformas GNU/Linux, Windows, Sun Solaris e Mac OS X (X11) e em mais de trinta idiomas, tudo isso colaborou para que houvesse quase 50 milhões de download.

 

O OpenOffice começou como uma alternativa ao Microsoft Office, foi ganhando espaço e, agora, com vários aplicativos tornou-se uma das melhores (se não a melhor) opções de aplicativos para escritório. A grade vantagem desta suíte de aplicativos para escritório era o fato de ser grátis, mas isto deixou de ser a melhor das vantagens. A versão 2.0, veio cheia de ótimos recursos e aplicativos para todas as tarefas de um escritório. Além do Editor de texto (Write) e do programa de planilha eletrônica (Calc), a suíte do OpenOffice 2.0 trouxe também aplicativos para banco de dados (Base), apresentação (Impress), edição de desenhos e fluxogramas (Draw) e para edição de formulas cientificas (Math). Esta versão, realmente, veio completa.

 

Lançada oficialmente no dia 20 de outubro de 2005, o OpenOffice 2.0 pode ser baixado por qualquer pessoa e utilizado sem custos algum. Assim como escrito no site da comunidade brasileira de OpenOffice (http://www.openoffice.org.br), eu também reafirmo: “O futuro finalmente chegou”. (Sobre download e instalação, veremos um pouco mais a frente). O OpenOffice 2.0 veio com uma interface ótima e funções parecidas com as do Ms Office, isso possibilita uma adaptação mais rápida e uma maior migração de usuários.

 

Com o aumento do uso do software livre, as multinacionais de software vão ter que fazer, no mínimo, duas coisas; aumentar a qualidade e diminuir o preço de seus produtos. Se isso não ocorrer, elas vão perder muito espaço, pois os softwares livres estão se tornando muito mais populares, com funções satisfatórias e interface amigável.

 

Um exemplo disto é a suíte do OpenOffice 2.0, que veio com aplicativos para fazer todo o trabalho que o MS Office faz.

 

Download

 

Como é um software livre e sem custos para os usuários, o OpenOffice é distribuído apenas pela internet, com exceção de um projeto da comunidade que visa a distribuição via CD e qualquer pessoa pode participar deste projeto, as informações podem ser obtidas no site da comunidade.

 

Os endereços na Internet são os seguintes:

 

- www.openoffice.org – Site oficial da comunidade OpenOffice mundial.

- www.openoffice.org.br - Site oficial da comunidade OpenOffice brasileira.

 

Iremos basear nosso trabalho na versão 2.0 BR, que está disponível para download na segunda opção do item anterior. A seguir veremos passo-a-passo como fazer o download do arquivo de instalação.

 

O arquivo de instalação tem um tamanho de 75,6 Mb, o maior problema é para quem precisar baixar tudo isso pela conexão discada que leva aproximadamente 3 horas e 10 minutos. Para quem tem uma conexão banda larga de 256 kbps, esse tempo cai para uns 40 minutos. Quem não quiser queimar seus pulsos telefônicos em mais de três horas de conexão baixando o OOo_2.0 é só fazer como eu, conecta seu computador a meia noite e deixa ligado até seis da manhã. Pulso único, OpenOffice baixado.

 

Vamos vê como baixar o instalador. Acesse o site do OpenOffice (www.openoffice.org.br) e clique link “Downloads”, conforme a opção em destaque na figura a seguir.

 

 

Após clicar na opção “Downloads” a página Downloads será aberta. Nesta página tem uma tabela com diversos sites espelho, que disponibilizam cópias do programa. A referida tabela exibe links por sites, por sistemas operacionais e pela versão do OOo. Este trabalho será baseado na versão 2.0 para Windows. A figura a seguir mostra a tabela com as opções de download.

 

 

A seção destacada em vermelho exibe todos os links da versão 2.0 para Windows. Escolha qualquer um destes links e clique para iniciar o download. A janela de confirmação de download será exibida conforme a figura a seguir, que mostra o nome do arquivo, o tipo, tamanho e origem.

 

 

Clique no botão “Salvar”, escolha o destino no disco rígido, não se esquecendo que o tamanho do arquivo é de 75,6 Mb, clique novamente no botão “Salvar”. Aguarde o término do download e você estará com sua cópia do OOo em mãos. Enquanto o arquivo estiver sendo baixado a janela de progressão será exibida com diversas informações, que são exibidas em qualquer download a partir da Internet. As informações exibidas podem ser conferidas na figura a seguir.

 

 

Não esqueça o local que o arquivo foi salvo, o nome dele é “OOo_2.0_Win32Intel_install.exe”, é com este arquivo que vamos fazer a instalação da Suíte OpenOffice 2.0.

 

Instalação

 

Antes de iniciarmos a instalação de qualquer programa, é sempre bom verificarmos quais a exigências de hardware e de sistema operacional que o aplicativo a ser instalado requer.

 

Requisitos do Sistema

 

Os requisitos do sistema é a exigência mínima que um determinado software requer para ser instalado e ter um perfeito funcionamento. A seguir descrevo as exigências mínimas do OpenOffice 2.0.

 

Requisitos mínimos.

 

- Microsoft Windows 98, ME, NT (Service Pack 6 ou superior), 2000 ou XP

- PC compatível com Pentium

- 64 MB de RAM

- 250 MB (CJK version: 300 MB) disponíveis no disco

- Resolução de tela de 800x600 ou superior, com no mínimo 256 cores.

 

Depois de verificar os requisitos é hora de fazer a instalação. Se sua máquina tem estas configurações, ou mais, você pode iniciar a instalação sem problemas, vamos fazer isto passo-a-passo.

 

1. Procure o arquivo de instalação (OOo_2.0_Win32Intel_install.exe), dê um clique duplo para iniciar a descompressão dos arquivos de instalação. Nesta etapa a instalação não será iniciada, o que acontecerá é a descompressão dos arquivos de instalação. Ao abrir o instalador a primeira tela mostrada será a de agradecimento por escolher o OpenOffice, nesta tela clique no botão “Avançar >”.

 

2. Após a tela de agradecimento, virá a tela de destino dos arquivos de instalação (Proxima figura). Estes arquivos serão usados durante a instalação, e são indispensáveis. Na seção “Pasta de destino”, o caminho para descompressão é exibido, este caminho pode ser alterado através do botão “Procurar...”. Logo abaixo é exibida a quantidade de espaço necessário e o espaço disponível no disco. Selecione o destino desejado, ou aceite o caminho proposto, e clique no botão “Descompactar”. Os arquivos serão descompactados na pasta indicada e, quando terminar, o assistente de instalação abrirá automaticamente. Durante o processo uma tela de progressão será exibida.

 

 

3. Ao término da descompressão dos arquivos a janela “Installation Wizard” é exibida, esta é a primeira parte da instalação. Para prosseguir clique no botão “Avançar >”, o contrato de licença será exibido. Selecione a opção “Aceito os termos do contrato de licença” e clique no botão “Avançar >” novamente.

 

4. Nesta etapa as informações do cliente são solicitadas. Informe o seu nome e o nome da organização, se tiver, e selecione uma das opções abaixo que define se o software estará disponível somente ao seu uso ou se os demais usuários também poderão usar. A figura seguinte exibe a tela de informações do cliente. Após digitar e selecionar suas opções clique no botão “Avançar >”.

 

 

5. A etapa seguinte é destinada a selecionar o tipo de instalação que você quer fazer, estão disponíveis dois tipos.

 

» Concluir – Todos os recursos serão instalados. Esta requer o máximo de recursos exigido pelo software.

 

» Personalizada – Exibe todas as opções de personalização. Selecionando esta opção, você pode escolher instalar somente alguns programas ou todos, também pode selecionar os recursos individuais de cada programa, conforme suas necessidades.

 

Vamos nos basear na opção personalizada para analisarmos as demais opções de instalação. Selecione a opção personalizada e clique no botão “Avançar >”.

 

6. Na janela de personalização é possível escolher os programas que vão ser instalados e os recursos de cada um por meio das três opções disponíveis. A primeira é instalar o recurso selecionado no disco rígido, a próxima instala no disco rígido a opção selecionada e todas as sub-opções. Se você não que instalar algum recurso, selecione a terceira opção, indicada por um X vermelho. Um pouco abaixo é exibido o destino dos arquivos, este pode ser modificado através do botão “Alterar...”, útil quando queremos instalar o programa em outra unidade de disco diferente da que está o sistema operacional. Veja a janela de personalização de instalação na figura a seguir.

 

 

Além de alterar o local de instalação, você obter ajuda e verificar o espaço do disco nos botões da parte inferior esquerda da janela.

 

7. Após clicar no botão “Avançar >” da janela anterior, as opções de tipo de arquivos serão exibidas. Nesta etapa é possível definir se o OpenOffice abrirá os arquivos do MS Office automaticamente, as opções disponíveis são para os aplicativos Word, Excel e PowerPoint. Após fazer as devidas configurações, selecione o botão “Avançar >”, a janela Pronto para Instalar é exibida, clique no botão “Instalar” que o processo de cópia dos arquivos iniciará e uma tela de progressão é exibida até que esta etapa finalize. Logo após janela final do assistente de instalação é exibida, veja esta janela na figura seguinte.

 

 

 

Clique no botão concluir. Pronto! Seu OpenOffice está instalado e pronto para ser usado. Um atalho foi criado e pode ser acessado em Iniciar > Todos os programas > OpenOffice.org 2.0.

 

Neste tutorial falei um pouco da história do OpenOffice e mostrei como baixar o instalador do programa e fazer uma instalação bem sucedida. Esta é uma importante parte, pois nem sempre teremos quem faça isso por nós.

 

Até a próxima etapa.

 

Att,

Sergio de Castro

sergiodecastro@click21.com.br

http://www.inforcastro.oi.com.br

 

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Essential SSL

    Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2020 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI