[LIVRO]: Tudo Sobre GPOs no Windows Server 2008, 2012 e 2016 - 654 páginas + 40 Brindes - CLIQUE AQUI

Páginas: 654 | Autores: Júlio Battisti e Diego Lima | 50% de Desconto e 40 Excelentes Bônus!

Você está em: PrincipalTutoriaisSergiocastro : Compactacao002
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

FILTRO DE TUTORIAIS:




WinRAR

 

O WinRAR é um ótimo compactador/descompactador de arquivos. Tem suporte tanto ao formato RAR quanto ao Zip e quando se tratando do formato RAR suporta também arquivos multi-volume. Nesta parte iremos ver passo-a-passo como instalar e fazer configurações gerais deste programa.

 

Instalando o WinRAR

 

Instalar um programa significa copiar todos os arquivos necessários para sua execução no computador.

 

Antes de tudo você precisa fazer o download do programa. Isto pode ser feito no seguinte endereço: www.rarlab.com . Observe que trabalharemos com a versão 3.42. O arquivo é de 1,18 Mb.

 

 

 

Ao terminar o download é só executar o arquivo “wrar342br.exe” e será mostrada a tela conforme a figura 1.

 

Através do botão “Procurar...” pode-se selecionar o local desejado no disco rígido para instalar o programa, no exemplo vamos manter o local padrão. Ao pressionar o botão “Instalar” o WinRAR será instalado.

 

Ao concluir a instalação abrirá uma janela de configurações. Nesta janela você pode fazer varias configurações, são elas:

  • Associação de arquivos
  • Interface
  • Integração Shell

A associação de arquivos consiste em escolher os tipos de arquivos que serão reconhecidos diretamente pelo WinRAR. Esse tipo de associação permite você abrir arquivos com o programa clicando diretamente neles através do Windows Explorer. O botão “Todos” permite selecionar todas as opções disponíveis.

 

Na seção “Interface”, estão disponíveis as opções referentes aos atalhos do programa

 

A terceira seção disponibiliza as opções referente ao Shell do Windows. Na primeira opção pode-se escolher integra ou não o WinRAR com o Shell do Windows. Esta integração é interessante porque nos permite acessa funções do programa através dos menus de contexto do Windows, tais menus facilitam o trabalho com o programa.

 

 

 

Na “Figura 2”, você vê, a esquerda, a janela de configuração e, a direita, o menu de contexto no formato “Menu de contexto em cascata”. Todas estas configurações podem ser modificadas posteriormente, acessando as configurações do programa. Veremos isto mais a frente.

 

 

 

 

Finalmente é exibida a janela mostrada na “Figura 3”, prontinho seu WinRAR foi instalado com sucesso e pode ser acessado pelo botão “O WinRAR”. Mas o programa é apenas uma shareware, isto é, você pode utilizá-lo normalmente por um período de 40 dias. Após este período você vai decidir se quer ou não continuar a usar o programa, caso positivo você terá que comprar a licença. Para isto basta acessar o site do fabricante (www.rarlab.com).

 

Observe na figura acima como é mostrado o período decrescente de avaliação, no caso 8 dias.

 

Interface do WinRAR

 

A interface é a área gráfica com a qual trabalhamos diretamente. A interface do WinRAR é simples, intuitiva e de fácil utilização. Isto tudo é porque o programa se encontra em português e tem ícones bem interessantes, que nos leva a entender, de forma clara, qual a sua função.

 

Como todos os programas para Windows, o WinRAR também possui os seguintes elementos básicos:

  • Barra de Título
  • Barra de Menus
  • Barra de Ferramentas
  • Barra de Status

A Barra de Título trás o título mostra a pasta ou unidade de disco atual e o nome do programa. A Barra de Menus contém todos os menus, os quais contêm todos os comandos disponíveis no programa, um exemplo é quando precisamos acessar as configurações do programa, clicamos em “Opções” > “Configurações...”. Já a Barra de Ferramentas disponibiliza atalhos gráficos dos comandos diretamente na tela principal. Por último a Barra de Status nos auxilia com informações como a quantidade de arquivos ou pastas, quantidade de objetos selecionados e tamanhos dos arquivos.

 

Além dos elementos básicos, o programa também tem uma “Barra de Endereço”, semelhante a do navegador Internet Explorer, pela qual podemos acessar ou obter o endereço de um local desejado. Ao lado desta barra, temos o botão “Um nível acima” que funciona da mesma forma que o botão “Nível Acima” do Windows. Este botão nos permite irmos diretamente para a hierarquia superior da qual nos encontramos.

 

Outro item muito útil é a barra “Classificar Por” localizada abaixo da Barra de Endereço, esta barra possui quatro colunas. São elas:

  • Nome
  • Tamanho
  • Tipo
  • Modificado

Através destas colunas podemos classificar as pastas e arquivos de acordo com o nosso interesse. Apesar de termos quatro, só podemos usar uma coluna para a classificação na qual é mostrada uma seta que, quando para cima indica ordem crescente de classificação e ao contrário indica ordem decrescente. Cada coluna tem a seguinte função classificatória:

  • A coluna “Nome” faz classificação alfabética.
  • A coluna “Tamanho” classifica pelo tamanho do arquivos ou pasta.
  • A coluna “Tipo” pelo tipo do arquivo, ou seja, de acordo com a extensão. P. Ex.: .doc; .exe; .xls.
  • A coluna “Modificado” organiza de acordo com a data que o arquivo foi modificado.

 

Todos estes itens podem ser visto na Figura 4. Também ao lado da Barra de Status temos mais dois botões. O primeiro, na forma de uma chave permite adicionar senha aos arquivos e o outro exibe todas as unidades disponíveis pelas quais podemos navegar. Mais na frente iremos aprender a usar todas estas funções.

 

Configurações Gerais

 

Todo programa vem por com uma configuração padrão, a chamada configuração “Defaut”. No entanto estas configurações podem ser mudadas pelo usuário, adaptando o programa ao seu estilo e assim teríamos as configurações personalizadas, isto é, do próprio usuário.

 

Vamos exemplificar isto para ficar bem claro. Imagine que você pegue o carro emprestado para fazer uma viagem e o dono é mais baixo que você. Naturalmente, o banco e retrovisores não vão estar adaptados a você, ou seja, o carro estaria com as “Configurações Padrões” (regulado de acordo com os gostos do dono). Nada impediria que você usasse o carro da maneira que se encontrava, porém seria desconfortável usa-lo assim, o banco poderia estar apertado e os retrovisores, provavelmente, não permitiria uma boa visão. A solução seria ajustar o banco e os retrovisores de modo que ficassem adaptados ao seu padrão. Então teríamos um carro adaptado ao usuário atual e estas seriam as configurações personalizadas.

 

Com o WinRAR você também pode fazer suas configurações personalizadas. Veremos agora, passo-a-paaso, como fazer as configurações gerais deste programa.

 

Com o WinRAR já aberto siga os seguintes passos.

 

Clique no menu “Opções” > “Configurações...”, ou pelo atalho [Ctrl+S]. Será exibida a janela “Configurações”, conforme mostra a Figura 5, se a guia “Geral” não estiver selecionada, selecione-a.

 

 

 

No quadro “Sistema” temos quatro opões disponíveis. A opção “Baixa prioridade” é útil se você usar muito o WinRAR em segundo plano enquanto trabalha com outros aplicativos, caso contrário é recomendado manter a opção desmarcada. Já a opção “Manter histórico dos arquivos” mantém atalhos dos arquivos abertos recentemente, os quais podem ser acessados rapidamente através do menu Arquivo. No entanto, por motivo de segurança, esta opção pode ser desativada. Por último temos a opção “Sempre em cima”, esta opção mantém a janela do WinRAR sempre em cima de todos os outros programas. Isto é útil quando se usa muito o método “arrastar e soltar”.

 

Se tratando do quadro “Interface” pode-se dizer que este é de fácil compreensão, visto que trata da parte gráfica do programa e é de fácil observação.

 

A primeira opção serve para abrir diretamente o “Assistente” quando o programa for aberto. Na próxima é facultado ativar ou desativar as alertas sonoras. Com a opção “Exibir comentários do arquivo”, ativada o programa abrirá automaticamente os comentários, caso o arquivo possua. A ultima opção permite o programa abrir um arquivo na janela atual, quando solicitado por comando.

 

O quadro “Barra de Ferramentas”, além de ter duas opções, também tem dois botões para configuração das “Barras” e também dos botões da “Barra de Ferramentas”.

 

Com a opção “Botões grandes” teremos os botões da “Barra de Ferramentas” conforme a Figura 4, quando desmarcada teremos botões pequenos, conforme a figura abaixo que também exibe as ferramentas sem os nomes, isto porque a opção “Exibir texto dos botões” foi desabilitada.

 

 

 

Ao clicar no botão “Barra...” será exibida a janela mostrada na figura abaixo, através desta janela você pode exibir ou não a barra de ferramentas principal, o botão “Um nível acima” e a “Barra de endereços”.

 

 

 

Quando se clica no botão “Botões...”, a janela “Selecionar botões da barra de ferramentas” é exibida. Nesta janela são exibidos todos os comandos do programa nas duas categorias listadas abaixo.

  • Exibir fora dos arquivos comprimidos
  • Exibir dentro dos arquivos comprimidos

Através destas duas categorias, você pode mostrar ou ocultar os comandos na barra de ferramentas, simplesmente marcando ou desmarcando respectivamente. Veja na Figura 6 a estrutura da janela.

 

 

 

Observe que além de marcar e desmarcar os comandos, você pode movê-los de uma posição para outra com auxilio dos botões “Acima” e “Abaixo”. Também será possível inserir uma linha de separação e posicioná-la em qualquer local. Existe ainda o botão “Padrão” que serve para retornar-se às configurações padrões rapidamente, caso necessário. Após fazer todas as modificações é só clicar no botão “OK” e vê o resultado na interface do programa.

 

Por último temos o quadro “Relatórios” que trás uma opção de registrar os erros num arquivo e junto a esta um limite para o arquivo que registrará os erros.

 

Através deste tutorial você pode aprender como instalar e fazer as configurações gerais do WinRAR. Espero que estes conhecimentos sejam de grande proveito, tanto para o seu uso doméstico quanto para o seu profissionalismo.

 

Abraços,

 

Sergio de Castro

sergiodecastro@click21.com.br

Best Sellers de Excel do Julio Battisti

Todos com Vídeo Aulas, E-books e Planilhas de Bônus!

Aprenda com Júlio Battisti:
Excel 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos - Passo a Passo

 Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 540 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado, Análise de Dados, Tabelas Dinâmicas, Funções Avançadas, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

Livro: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado, Análise de Dados, Tabelas Dinâmicas, Funções Avançadas, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 952 | Editora: Instituto Alpha

 

Livro: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado, Análise de Dados, Tabelas Dinâmicas, Funções Avançadas, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

Aprenda com Júlio Battisti: Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo

 

[LIVRO]: Aprenda com Júlio Battisti: Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

[LIVRO]: Aprenda com Júlio Battisti: Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo

Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 - Curso Completo - Do Básico ao Avançado, Incluindo Macros e Programação VBA - Através de Exemplos Práticos

 

[A BÍBLIA DO EXCEL]: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 - Curso Completo - Do Básico ao Avançado, Incluindo Macros e Programação VBA - Através de Exemplos Práticos Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1338 | Editora: Instituto Alpha

 

[A BÍBLIA DO EXCEL]: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 - Curso Completo - Do Básico ao Avançado, Incluindo Macros e Programação VBA - Através de Exemplos Práticos Passo a Passo

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Atendimento: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI