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Impostos sobre Vendas de Mercadorias – 2.ª Parte

 

No tutorial passado começamos a aprender como é feito o registro da despesa do ICMS e como nos aproveitamos dos valores que temos de impostos a recuperar, finalizamos com um exercício, que demonstrava como era feito o “acerto de contas” com o ICMS, no presente tutorial vamos nos aprofundar um pouquinho mais no assunto e vamos ver como é que fica quanto uma empresa tem mais créditos de impostos (impostos a recuperar) do que impostos a pagar.

 

Vamos lá?

 

Exercício de Fixação:

 

Considerando o Balanço Final que fizemos no exercício passado e os demais dados (planilha de controle de estoques), vamos continuar contabilizando as operações do mês de Março de 2006.

 

O Balanço Patrimonial era esse:

 

 

As operações de Março são as seguintes:

 

Tanto nas vendas de mercadorias quanto nas compra de mercadoria o ICMS a ser calculado é com a alíquota de 18%.

 

E para efeitos de simplificação vamos considerar que todos os pagamentos e os recebimentos efetuados serão através do banco da empresa.

 

1.ª Operação - Dia 02/03 – Pagamento de R$ 300,00 de dívidas com os fornecedores das mercadorias, com cheque.

 

2.ª Operação - Dia 08/03 – Venda de 50 unidades de mercadorias pelo valor R$ 35,00 cada, com recebimento a prazo.

 

3.ª Operação - Dia 12/03 – venda de 15 unidades pelo valor total de R$ 470,00 com recebimento a vista.

 

4.ª Operação - Dia 13/03 – Compra de 30 unidades pelo preço de R$ 600,00, a vista.

 

5.ª Operação - Dia 13/03 – Pagamento do ICMS referente ao mês de fevereiro.

 

6.ª Operação - Dia 17/03 – Compra de 25 unidades de mercadoria pelo valor unitário de R$ 17,00. A prazo.

 

7.ª Operação - Dia 25/03 – Compra de 50 unidades de mercadoria a prazo pelo valor unitário de R$ 15,00 cada.

 

8.ª Operação – dia 31/03 – Compra de 40 unidades de mercadoria a vista pelo valor unitário de R$ 20,00 cada.

 

Vamos inicialmente fazer o registro de todas as operações em nossa planilha de controle de estoque.

 

 

Temos assim todas as operações que envolvem mercadorias registradas em nossa planilha de controle de estoques, lembrando que o registro aqui é feito de uma só vez para facilitar o aprendizado, na prática o correto é que o registro seja efetuado após cada operação, o que pode facilmente ser conseguido através do uso de um programa de controle de estoques.

 

Lembrando também que estamos trabalhando o método do custo médio por ser mais prático.

 

As duas primeiras operações não tem grandes mistérios, foram vendas de mercadorias, então baixamos as unidades correspondentes pelo valor de custo da mercadoria, lembrando que o valor de venda que é dado no enunciado da questão não corresponde ao mesmo valor que temos que baixar em nossa planilha. Ok?

 

As três operações seguintes foram de compras de mercadorias, lembrem-se que como dito no enunciado as todas as compras de mercadorias foram tributadas pelo ICMS a alíquota de 18%, assim sobre o valor das mercadorias, podemos nos recuperar de 18% a titulo de ICMS, portanto temos que efetuar o calculo do custo de aquisição para que possamos chegar ao valor certo que daremos entrada em nosso registro de controle de estoques.

 

Vamos ao registro dos razonetes, para que possamos elaborar o nosso balanço patrimonial.

 

O primeiro passo como sempre é abrir os razonetes com os seus respectivos saldos inicais.

 

 

Feito isso podemos agora começar a fazer os registros das operações. Vamos fazer elas todas de uma vez.

 

 

Assim temos contabilizada todas as nossas operações.

 

Como dito no tutorial passado, temos agora que fazer um “acerto de contas” com o ICMS, isso porque temos um valor a pagar e também temos um valor a recuperar.

 

Podemos ver que a pagar temos a quantia de R$ 399,60 e a recuperar a quantia de R$ 463,50. Então chegou a hora de fazermos esse acerto, só que ao contrário do tutorial passado, onde o nosso valor a recuperar era menor que o valor que tínhamos a pagar, neste tutorial, temos mais créditos de impostos do que débitos.

 

Essa situação, entre outras hipóteses, ocorre geralmente quando efetuamos muitas compras durantes o mês.

 

Mas diante dessa situação faremos o seguinte: Vamos retirar da conta de ICMS a Recuperar o valor suficiente que zere o saldo da conta de ICMS a Pagar. Se temos na conta de ICMS a Pagar o valor de R$ 399,60 Credor, temos que tirar R$ 399,60 da conta de ICMS a Recuperar, nesta vamos fazer um crédito para reduzir o seu valor, e a contra partida desse lançamento será um débito na conta de ICMS a Pagar, sendo uma conta de passivo, um débito reduzirá o seu saldo. Com isso conseguiremos fazer com o que o saldo dessa conta fique igual a zero.

 

Então vamos fazer esse registro e aproveitar para efetuarmos o zeramento das contas de resultado, para em seguida elaborarmos o balanço patrimonial de Março de 2006.

 

Ok?

 

Vamos lá.

 

 

Feito isso temos o registro da transferência do credito do ICMS e o registro para o zeramento das contas de resultados. Vamos agora a elaboração no nosso balanço patrimonial.

 

Ficaria assim:

 

 

Pronto finalizamos assim os nosso exercício, vejam que no balanço, no ativo temos um linha ICMS A RECUPERAR que apresenta um saldo de R$ 63,90. Esse valor corresponde aos créditos de impostos que a empresa adquiriu pela compra de mercadorias, e que não foram usados durante o mês.

 

Mas o que faremos com ele?

 

Simples usaremos no próximo mês.

 

Ou seja, durante o mês de abril, vamos aproveitar os créditos das compras ocorridas nesse período somados ao crédito que ficou relativo ao mês de Março.

 

No próximo tutorial falaremos sobre outros impostos, e o modo em que devem ser apresentados na demonstração do resultado do exercício.

 

Até a próxima.

 

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