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Cancelamento de Vendas – 2.ª Parte

 

No tutorial passado começamos a aprender como é feita a contabilização dos cancelamentos de vendas, iniciamos nosso aprendizado de um modo simples, e vamos aos poucos “complicando”.

 

No presente tutorial vamos fazer uma analise sobre a DRE, para entendermos a importância da correta contabilização dos cancelamentos de vendas, e começaremos a aprender como é feito o registro do cancelamento de vendas, com o registro do retorno da mercadoria no nosso controle de estoques.

 

Ok?

 

Analise da DRE:

 

Considere as seguintes Demonstrações do Resultado do Exercício das duas empresas que estão apresentadas abaixo:

 

1.ª Empresa:

 

 

2.ª Empresa:

 

 

Considerem que as empresas atuam no mesmo ramo, por exemplo, comércio de roupas.

 

Analisando as DRE´s acima, podemos notar que a empresa ABC foi a que gerou o maior lucro no período. Além disso, o seu faturamento foi muito maior do que a empresa DEF.

 

Vejam que ambas as empresas apresentam VENDAS CANCELADAS em suas respectivas DRE´s.

 

Só que a empresa ABC apresentou R$ 2.000,00 de vendas canceladas no período, enquanto que a empresa DEF apresentou R$ 200,00, colocando isso em termos percentuais, podemos dizer que o cancelamento de vendas da empresa ABC foi equivalente a 40%, enquanto que na empresa DEF os cancelamentos de vendas, atingiram somente 5%.

 

Essa analise pode levar a entender que os produtos da empresa ABC estão com muitos problemas (má qualidade), afinal os cancelamentos de vendas, estão em índices altíssimos. Os clientes da empresa ABC compram, não gostam do produto e devolvem.

 

Conseguiram entender?

 

Lógico que não podemos julgar a empresa ABC somente por isso, temos que levar em considerações vários outros fatores, os quais veremos quando falarmos sobre análise das demonstrações financeiras.

 

Vamos continuar o nosso aprendizado?

 

Registro no Controle de Estoques:

 

No exercício que fizemos no tutorial passado, consideramos que a empresa vendeu todo seu estoque de mercadorias, e que o cancelamento da vendas (ou devolução), foi de metade.

 

Como foi uma única venda, foi fácil identificar o valor que deveria retornar ao estoque de mercadoria, afinal quando vendemos uma mercadoria ela saiu de nosso estoque, e quando ocorre uma devolução ou cancelamento de vendas, essa mercadoria retorna ao nosso estoque, no presente exercício vamos ver como é feito o registro de um cancelamento de vendas, efetuando inclusive o registro em nossa planilha de controle de estoques.

 

Vamos lá?

 

Considere o seguinte balanço patrimonial:

 

 

Vamos fazer o registro das seguintes operações nos razonetes e no controle de estoque, vamos avaliar o estoque pelo custo médio.

 

Por enquanto não vamos considerar os impostos, seja nas compras ou nas vendas.

 

1.ª - Compra de 10 unidades do produto A pelo valor total de  R$ 150,00, com pagamento a vista.

 

2.ª - Compra de 20 unidades do produto A pelo valor total de R$ 220,00, com pagamento a prazo.

 

3.ª - Venda de 10 unidades de mercadorias pelo valor total de R$ 700,00, com metade do recebimento a vista e o restante a prazo.

 

4.ª - O cliente devolveu 5 unidades, por estarem com defeitos de fabricação, sendo o que o valor da devolução será abatido no próximo pagamento a ser efetuado, ou seja, na segunda parcela.

 

Vamos ao registro simultâneo, tanto nos razonetes, como no controle de estoque, das operações acima.

 

A primeira operação ficaria da seguinte forma nos razonetes:

 

 

Nos controle de estoque ficaria assim:

 

 

Ok?

 

Vamos agora ao registro da segunda operação.

 

Nos razonetes:

 

 

No controle de estoques:

 

 

Vamos agora ao registro da 3.ª operação:

 

Nos razonetes:

 

3.ª - Venda de 10 unidades de mercadorias pelo valor total de R$ 700,00, com metade do recebimento a vista e o restante a prazo.

 

 

No controle de estoque ficaria da seguinte forma:

 

 

Até aqui não teve novidade nenhuma, não? Vamos agora ao registro da 4.ª operação que é relativa ao cancelamento das vendas.

 

Vejamos como ficará:

 

Primeiro passo a ser efetuado é sabermos quantas unidades de mercadorias o nosso cliente esta nos devolvendo para cancelamento (ou devolução de vendas), pelo próprio enunciado sabemos que são 5 unidades. Mas na prática verificamos isso através da nota fiscal, pois o cliente, na maioria das vezes, é obrigado a nos enviar essa mercadoria com uma nota fiscal, e nela vem discriminada a quantidade que esta sendo devolvida.

 

Feito isso o próximo passo e valorizarmos essa mercadoria a preço de custo nosso, pois para o nosso cliente ele esta nos devolvendo 5 unidades que lhe custaram cada uma a quantia de R$ 70,00, totalizando assim R$ 350,00. Mas para a gente, essa mercadoria tinha um custo de R$ 12,33 cada unidade, totalizando assim a quantia de R$ 61,65.

 

Identificamos então o valor da mercadoria, então temos que retornar ela ao nosso estoque, em nosso razonete, esse operação ficaria da seguinte forma:

 

 

Vejam que efetuamos um débito na conta de mercadorias, no valor de R$ 61,65, aumentando assim o seu saldo, afinal a mercadoria esta retornando ao nosso estoque (entrando), logo os débitos aumentam o saldo nas contas de ativo.

 

E na conta de CMV fizemos um crédito no mesmo valor, sendo uma conta de resultado (Custo), os créditos nela diminuem o seu saldo. Assim o valor que temos agora na nossa conta de CMV esta nos mostrando o valor liquido do custo do período. Certo?

 

Vamos ver agora como é feito o registro desse retorno de nossa mercadoria em nossa planilha de controle de estoques?

 

 

Vejam que praticamente fizemos um lançamento de estorno, na coluna de saída, fizemos o registro da quantidade e do valor com os valores entre parênteses, indicando que estamos invertendo, ou seja, onde deveríamos indicar um saída de mercadoria estamos indicando um entrada, assim indicamos um entrada de 5 unidades, a um valor total de R$ 61,65.

 

Percebam também que o somatório e o valor total na ultima linha também se alteraram.

 

E que nosso estoque final agora esta demonstrando que temos 25 unidades, avaliadas a R$ 308,35.

 

Ok?

 

Finalizando temos agora que efetuar o lançamento nos razonetes referente ao cancelamento da venda, em si. Sendo que esse lançamento envolverá somente registro nos razonetes. Vamos ver como fica?

 

Ficaria assim:

 

 

Vejam que fizemos um débito na conta de Vendas Canceladas no valor de R$ 350,00, pois foi esse efetivamente o valor que nosso cliente nos devolveu referente a venda efetuada, e de acordo com o enunciado o valor do cancelamento seria abatido do valor da parcela que o clientes ainda teria que pagar, sendo que agora o mesmo não tem mais dividas com nossa empresa, pois ele estava devendo R$ 350,00 e devolveu o mesmo valor.

 

Para finalizar, pensem porque efetuamos um lançamento de estorno na nossa planilha de controle de estoque (lançamento invertido na coluna de saídas, indicando um entrada), ao invés de fazermos um lançamento normal de entrada, não seria mais fácil fazermos um lançamento na coluna de entrada?

 

Mas isso tem uma lógica, pensem porque que esse registro tem que ser assim, o motivo já foi dito nos tutoriais passados, no próximo tutorial estaremos “corrigindo”.

 

Para facilitar estou reproduzido a planilha abaixo com o valor em destaque.

 

 

Até a próxima.

 

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