[LIVRO]: Tudo Sobre GPOs no Windows Server 2008, 2012 e 2016 - 654 páginas + 40 Brindes - CLIQUE AQUI

Páginas: 654 | Autores: Júlio Battisti e Diego Lima | 50% de Desconto e 40 Excelentes Bônus!

Você está em: PrincipalTutoriaisRicardogerhard : Activedirectory001
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

FILTRO DE TUTORIAIS:




Active Directory – Parte I

 

Quando falamos de Serviços de diretórios, devemos antes saber o que é este componente e o que difere de outros modelos. Para darmos continuidade ao nosso aprendizado, começaremos com a teoria para no decorrer, demonstrar o funcionamento e configurações em um ambiente Active Directory.

 

Muitos ainda utilizam o ambiente de grupos de trabalhos, talvez por desconhecimento das economias que os serviço de diretórios proporcionam para as empresas. Vejamos como funciona um ambiente sem Active Directory.

 

 

No caso acima, expressamos um ambiente extremamente simples, sem qualquer conectividade externa. Cada estação de trabalho representa o seu único meio de trabalho, havendo falhas, todo um grupo de usuários será afetada, causando a perda de produtividade.

 

Neste modelo, podemos constatar os seguintes pontos:

 

- dificuldade no gerenciamento e segurança das estações de trabalho: cada alteração na configuração deverá ser efetuada em cada estação. Supomos que essa alteração consuma 5 minutos de 1 operador, multiplique pela quantidade de estações e você verá o tempo de uma simples alteração ser reportada.

 

- ausência de serviço de validação de acesso: autorização, autenticação e auditoria. Esses 3 pilares são encarregadas de dizer quem e quando poderá acessar um recurso e se o acesso foi realizado da maneira correta.

 

- dificuldade de crescimento: as informações estão em várias estações, dificultando o processo de localização, backup/restore e tráfego das mesmas.

 

Resumindo, ambientes workgroups são inseguros, improdutivos e instáveis.

 

A informação é um ativo das empresas e o diferencial entre as concorrentes é maneira que estas são analisadas. Os processadores evoluíram, as informações cresceram e o mercado não espera.  Na medida em que o ambiente computacional cresce nas empresas, a demanda por agilidade e segurança.

 

A centralização de informações de maneira ordenada facilita administração de ambientes grandes e extremamente complexos.

 

O Active Directory é o serviço de diretórios para ambiente Microsoft Windows capaz de gerenciar todos os seus ativos de maneira segura, centralizada/descentralizada (dependendo do estrutura organizacional de sua corporação).

 

Na figura abaixo, estaremos dando uma primeira visão deste modelo:

 

 

Podemos notar que neste ambiente existe uma relação de heranças, possibilitando a organização de uma empresa. As alterações poderão ser repassadas de maneira clara e sem a necessidade de intervenção humana. A organização da empresa passa a ser expressa de maneira clara, facilitando a localização e integração dos dados.

 

O AD (como é conhecido por muitos) não é o sucessor dos famosos domínios do NT4 e nem foi criado baseado no mesmo. O AD é um produto lançado em conjunto com o Microsoft Windows 2000 e que acompanha toda a gama de produtos da Microsoft, tanto que ele deve ser instalado após configuração do Windows 2000/2003 Server.

 

O Active Directory possibilita a união de várias empresas facilitando a unificação dos dados e os projetos de integração. Existem milhares de formas de expressar o ambiente Microsoft Active Directory. Veja o exemplo:

 

 

Resumindo, o Active Directory é um serviço de diretórios poderoso, que permite o crescimento de maneira ordenada e saudável de toda sua rede.

 

Vejamos algumas características:

 

- suporte LDAP nativo facilitando a integração com produtos de terceiros(Linux, Netware);

 

- integrado com todos os produtos Microsoft (Exchange, SQL, SMS, MOM, ISA, Visual Studio);

 

- gerenciamento centralizado ou descentralizado (de acordo com a necessidade da empresa);

 

- maior capacidade de armazenamento de objetos;

 

- integrado e dependente do serviço de DNS;

 

- segurança em nível de objeto, com possibilidade de delegação de direitos(afinal, cadastrar usuário é algo que outras pessoas podem fazer);

 

- distribuição de softwares de forma centralizada;

 

Baseados nesses dois cenários podemos criar a seguinte comparação de esforços:

 

 

» Não estamos considerando deslocamento em nenhum destes cenários

 

» Existem n tarefas que são desempenhadas diariamente nas empresas.

 

O quadro nos mostrou um índice de retrabalho de 5,7 vezes menor em um ambiente baseado em solução Microsoft. No final de um ano, você poderá apresentar aos diretores da empresa o ROI deste produto.

 

Para podermos instalar este serviço de diretório, antes de tudo, é necessário uma estratégia. Muitos analistas acham o processo de promoção de um servidor para Domain Controller algo rápido, fácil e sem impacto na infra-estrutura. Caso o domínio seja criado de maneira errônea, toda sua rede será impactada, causando perda de segurança, desempenho de rede, gerenciamento (guardem essa palavra, management).

 

A melhor situação seria a criação de um ambiente de simulação para implantação. Profissionais de alta competência necessitarão estar envolvidos nesta fase.

 

Neste ambiente você colocará a prova de fogo as situações que o AD infrentará ao longo dos anos, afinal você não está investindo em algo para durar 1 ano.

 

Existem muitas outras situações que devem ser abobadadas no projeto, tais como:

 

- qual a visão da minha empresa para os próximos anos?

 

- teremos fusões ou unificações?

 

- novas unidades serão criadas?

 

- terei usuários remotos acessando meus recursos internos?

 

- quem serão os responsáveis pela administração?

 

- qual será o meu sistema cliente? Que benefícios terei utilizando o meu parque?

 

- utilizarei outros produtos Microsoft?

 

- qual será a minha conexão com a internet?

 

- utilizarei serviços Web para alavancar o foco da minha empresa?

 

Existem ainda os questionamentos de outros setores das empresas, ligados diretamente a valores:

 

Qual o meu custo por objeto criado no AD? Nenhum, o AD possibilita a criação de quantos objetos forem necessários.Teste em laboratórios já simularam ambientes com mais de 10 milhões de objetos.

 

Qual a necessidade de hardware para instalação? Dependerá do ambiente que você quer administrar. Veja por outro lado, quanto mais você poder centralizar os seus ativos, melhor será a administração dos mesmos.

 

Quais os sistemas clientes suportados? Podem fazer parte do domínio:

 

- Windows 9X;

 

- Windows Millenium;

 

- Windows NT4 Server/Workstation;

 

- Windows 2000 Professional/ Server/Advanced/Datacenter;

 

- Windows Server 2003 Web/Standard/Enterprise/Datacenter;

 

Tenho como integrar como o meu ambiente Microsoft Windows NT4? Sim.O ideal é fazer a migração de seu domínio NT4 para o Active Directory na medida do possível, possibilitando a redução do TCO na sua empresa.

 

Tenho como integrar outros sistemas operacionais? Sim. A linguagem LDAP é aberta a uma série de outros softwares existentes no mercado, ou seja, pode ser integrado com ambientes Linux/Unix.

 

Best Sellers de Excel do Julio Battisti

Todos com Vídeo Aulas, E-books e Planilhas de Bônus!

Aprenda com Júlio Battisti:
Excel 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos - Passo a Passo

 Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 540 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado, Análise de Dados, Tabelas Dinâmicas, Funções Avançadas, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

Livro: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado, Análise de Dados, Tabelas Dinâmicas, Funções Avançadas, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 952 | Editora: Instituto Alpha

 

Livro: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado, Análise de Dados, Tabelas Dinâmicas, Funções Avançadas, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

Aprenda com Júlio Battisti: Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo

 

[LIVRO]: Aprenda com Júlio Battisti: Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

[LIVRO]: Aprenda com Júlio Battisti: Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo

Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 - Curso Completo - Do Básico ao Avançado, Incluindo Macros e Programação VBA - Através de Exemplos Práticos

 

[A BÍBLIA DO EXCEL]: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 - Curso Completo - Do Básico ao Avançado, Incluindo Macros e Programação VBA - Através de Exemplos Práticos Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1338 | Editora: Instituto Alpha

 

[A BÍBLIA DO EXCEL]: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 - Curso Completo - Do Básico ao Avançado, Incluindo Macros e Programação VBA - Através de Exemplos Práticos Passo a Passo

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Atendimento: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI