NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisPaulocfarias : Redeswireless011
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


Redes Wireless – Parte XI

 

4.4.6.2 – Analisador de Espectro

 

Software de analisador de espectro pode ser usado para identificar fontes de ruído e identificar canais interferentes em áreas próximas a rede.

 

4.4.6.3 – Monitoração de potência e velocidade

 

Monitoração da potência de saída e velocidade da conexão podem ser úteis para saber o que um link wireless é capaz de fazer em um dado momento. Um bom exemplo seria um usuário querendo transferir uma grande quantidade de dados do servidor para o laptop. O usuário não deveria iniciar a transferência até que a conexão da rede esteja em 11 Mbps, ao invés de 1 Mbps.

 

4.4.6.4 – Configuração de perfil

 

Configuração de perfil facilita enormemente o tarefa de mudar de uma rede wireless para outra. Ao invés de reconfigurar todos os parâmetros para a nova rede, o usuário criaria um perfil com as configurações adequadas para redes distintas. Assim, bastaria ativar o perfil correspondente a rede que ele quer conectar.

 

4.4.6.5 – Monitor do estado do link

 

Esse utilitário permite ver erros de pacote, transmissões bem sucedidas, velocidade, viabilidade do link e outros parâmetros.

 

A finalidade é fazer testes do estado do link em tempo real.

 

4.4.7 – Funcionalidades Comuns

 

Utilitários de fabricantes variam muito na funcionalidade, mas compartilham um set de parâmetros configuráveis, tais como:

 

» Modo de Infra-estrutura / Modo Ad-Hoc

» SSID

» Canal

» Chaves WEP

» Tipo de autenticação.

 

4.5 – Gateways

 

Gateways são comumente chamados de roteadores wireless.

 

Esses equipamentos tem como função principal a transferência de pacotes entre duas redes e a escolha do melhor caminho para realizar essa transferência. Eles usam o protocolo IP, cabeçalhos dos pacotes e as tabelas de roteamento para escolher o melhor caminho para envio de pacotes de uma rede a outra.

 

Os Gateways podem ser divididos em duas classes: Os residenciais e os empresariais.

 

A grande diferença entre as classes está na aplicação e na robustez do equipamento no que se refere as funcionalidades. Gateways são comumente chamados de Roteadores Wireless.

 

4.5.1 – Gateways Residenciais

 

Gateways residenciais são dispositivos que foram projetados para conectar um pequeno número de clientes WLAN ou LAN a internet. Eles possuem um hub ou switch embutido, além de um AP totalmente configurável. A porta WAN do gateway é o lado da internet e essa porta pode ser usada com uma das seguintes tecnologias dependendo do modelo:

 

» xDSL

» Cable modem

» Modem analógico

» Modem de satélite

 

Figura 48 – Um gateway residencial

 

Figura 49 – Gateway residencial (vista traseira)

 

Figura 50 – Gateway Residencial conectado a uma pequena rede

 

4.5.1.1 – Opções Comuns

 

Devido ao crescimento da popularidade do uso de gateways residenciais em residências e pequenos escritórios, os fabricantes decidiram adicionar novas características a esses dispositivos com o intuito de aumentar a produtividade e a segurança, tais como:

 

» PPOE

» NAT

» PAT

» Ethernet Switching

» Servidores Virtuais

» Serviços de impressão

» VPNs

» DHCP

» Firewall

 

A diversidade de funcionalidades permite que usuários domésticos ou de pequenos negócios possam ter uma solução relativamente robusta e de fácil configuração que que vá de encontro as necessidades dos negócios.

 

Gateways residenciais possuem todas as características já discutidas anteriormente de um AP, tais como: WEP, SSID, seleção de canal e outros.

 

4.5.1.2 – Configuração e Gerenciamento

 

Tanto a configuração quanto o gerenciamento de um gateway residencial normalmente é feita via browser por uma de suas portas ethernet, embora alguns modelos disponham também de console, telnet ou conectividade via USB. Normalmente o que se configura são os parâmetros do ISP, LAN ou VPN. As figuras a seguir mostram algumas das telas de configuração de um gateway residencial.

 

Figura 51 – Configuração de DHCP

 

Figura 52 – Configuração da segurança

 

Figura 53 – Tabela de endereços MAC

 

Figura 54 – Configuração do firewall

 

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2021 ®

[LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI