[LIVRO]: Tudo Sobre GPOs no Windows Server 2008, 2012 e 2016 - 654 páginas + 40 Brindes - CLIQUE AQUI

Páginas: 654 | Autores: Júlio Battisti e Diego Lima | 50% de Desconto e 40 Excelentes Bônus!

Você está em: PrincipalTutoriaisMauricioborges : Storedproceduredinamica001
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

FILTRO DE TUTORIAIS:




Stored Procedure Dinâmica

 

Olá pessoal meu nome é Mauricio Junior, mostrarei com este artigo como desenvolver e utilizar SQL Dinâmico com Stored Procedure. Algumas empresas não gostam ou não aceitam muito as mesmas dinâmicas, mas isso é de empresa para empresa. Elas podem ajudar muito ao desenvolvedor agregando vários tipos de SELECTs ou qualquer outro tipo de função de acordo com as condições.

 

Pré-requisito:

 

- Banco de dados SQL Server 2000.

- Um pouco de conhecimento sobre SP (Stored Procedure)

- Enterprise Manager

- Query Analyzer

 

Gosto muito de mostrar na prática os meus artigos, porém tente fazê-lo passo a passo, seguindo-os corretamente para não ter problemas mais a frente. Qualquer dúvida poderá entrar em contato.

 

Na Prática do Banco de Dados

 

Para começar direto na prática, estou usando Enterprise Manager para gerar os SELECTs, criar tabelas e stored procedures no banco de dados. Segue a ilustração para reconhecimento.

 

 

Criei um banco de dados chamado BD_Dinamico. Em seguida criei uma tabela dentro do banco chamada TB001_Usuario. Irei mexer dentro dela inserindo parâmetros e finalmente executando um select dinamicamente.

 

 

A ilustração mostra perfeitamente como ficou a tabela do banco de dados.

 

 

Coloquei o campo ID_USU como uniqueidentifie para inserir um número difícil de ser burlado ou copiado. É gerado automaticamente. O GUID é um conjunto de caracteres criados a cada valor inserido no banco de dados. Clicando no campo ID_USU, o mesmo existe na opção COLUMNS com o nome Is RowGuid. O valor desse campo é Yes para que seja gerado automaticamente.

 

 

Pronto, depois que criei o banco de dados, tabela e campos; irei inserir alguns valores e desenvolver o SELECT dinâmico. O próximo passo é preencher os campos da tabela com valores; em seguida filtrá-los com SQL dinâmico.

 

 

Note que o campo ID_USU foi gerado com alguns caracteres como de criptografia de dados. O mesmo acontece porque foi selecionado o GUID.

 

SQL Dinâmico com Stored Procedure

 

Para começar a desenvolver um SQL dinâmico, cliquei na opção stored procedure e depois cliquei com o botão direito do mouse. logo depois cliquei na opção New Stored Procedure... Como desenvolvedor, não posso esquecer de falar para sempre comentar em suas stored procedures, qualquer pessoa ou você mesmo se lembre do que foi feito.

 

Quando digo a idéia de criar SP dinâmica, isto quer dizer em pesquisar tanto pelo Nome do Usuário, quanto data de nascimento e e-mail. Isso acaba economizando em torno de no mínimo 4 SPs.

 

Segue a primeira tela de criação da mesma:

 

 

Criei a SP, segue o código:

 

 

Figura de ilustração:

 

 

Explicação:

 

Antes de tudo, note que criei uma SP começando com o nome DINAMICASP001_CONSUTAUSUARIO; isso tem uma razão legal. O sistema do banco de dados SQL SERVER internamente faz um for” pegando todas as STORED PROCEDURE que começam com SP portanto, se no sistema possuir muitas SPs, isso pode influenciar um pouco no tempo de execução. Quando são poucas, esse tempo nem dá para perceber. Não esqueça de que esse nome pode ir até 30 caracteres, se passar disso, a IDE reclama.

 

As primeiras linhas que descrevi, foram apenas declarações de parâmetros que terão passadas obrigatoriamente. Não importa que valor passado, só deve ser passado.

 

 

Essa declaração de variável chamada @SQL é porque usarei a mesma para montar o script dinamicamente, ou seja, de acordo com o que usuário ou sistema mandou.

 

 

Nessa instrução acima, monto apenas o select com os campos e tabela mantendo uma condição onde 1=1 e não ter um trabalho de montar uma flag para controlar isso.

 

 

Aqui eu verifico primeiramente as condições de parâmetros passados para depois criar e adicionar a variável @SQL o que desejo buscar. Fiz isso para todos os parâmetros de entrada, porém nenhum é obrigatório, se fosse obrigatório já teria colocar em primeira condição do @SQL economizando algumas linhas de código. Por exemplo, se o nome do usuário for passado, é concatenada automaticamente a condição ao meu script @SQL. Isso acontece com todos os parâmetros que são passados.

 

Para verificar as condições, note que sempre faço uma verificar perguntando se é diferente de NULL. Fiz isso porque nenhum parâmetro é do tipo int, se a mesma for, a condição de verificação seria; perguntando se é diferente de 0 (zero).

 

 

Finalmente depois que tudo é montado, executo a variável declarada no começo da STORED PROCEDURE contendo os valores que foram adicionados. Para imprimir o que foi montado pelas condições, basta comentar esta linha do código e usar a linha seguinte:

 

 

Todas as linhas que estão com “--" (traço traço) são comentários que faço dentro da STORED PROCEDURE.

 

Testando Código Criado

 

Para testar o código criado anteriormente, primeiramente tenho que abrir outra IDE e executá-lo. Segue o passo a passo para abra-la.

 

 

Estou no ENTERPRISE MANAGER, cliquei no menu TOOLS e logo depois em SQL QUERY ANALYZER. O mesmo abrirá uma outra janela como mostra na ilustração abaixo:

 

 

Essa janela aberta é chamada de SQL QUERY ANALYZER e serve para executar alguns códigos SQL tais como: pesquisa, inclusão, alteração, exclusão, criação de tabelas, criação de SP e outros.

 

Para que eu possa testar a SP criada anteriormente, basta copiar o nome da mesma e colar dentro do programa da seguinte forma:

 

 

Uma palavra pequena foi colocada antes mesmo do nome da SP criada, esse comando é para executá-la passando os parâmetros necessários. Note que passei tudo null. Clicando F5 ou no botão EXECUTE QUERY o comando será executado automaticamente mostrando os valores retornados na parte de baixo da janela.

 

Segue a figura de ilustração:

 

 

Passe todos os parâmetros como null porque não quis colocar nenhuma condição para filtrar. Agora que já mostrei como executar uma SP para testar, colocarei uma condição.

 

Apenas colocarei o e-mail do usuário que gostaria, o restante será tudo null.

 

 

 

Note a diferença entre as duas executas, inclusive a SP trouxe valores diferentes neste momento do que no primeiro momento da execução, isto é, agora teve uma condição montada que executou trazendo apenas o e-mail que foi solicitado. Da mesma forma, posso passar os outros parâmetros como data ou nome, se o nome ou data de nascimento estiveram corretos, a SP irá trazer normalmente, se for ao contrário o sistema não irá trazer nada. Com isso acabei economizando pelo menos quatro SPs para serem criadas pelo desenvolvedor ou DBA.

 

É bem simples o desenvolvimento das SPs.

 

Executando o Comando Print

 

Essa parte do artigo mostra, apenas o que foi montado pela SP, veja na tela.

 

Para que isso seja feito corretamente, abri a SP, comentei a linha de EXECUTE e descomentei a linha PRINT.

 

Note como ficou na ilustração:

 

 

Na ultima linha veja que foi descomentada. A mesma voltará apenas o select montado.

 

 

Depois cliquei em APLICAR e depois OK. Executei a mesma coisa anteriormente.

 

Segue o resultado mostrado pela mesma execução:

 

 

Como foi dito antes, veio apenas o SELECT que foi montado.

 

Bom, eu fico por aqui. Tente executar alguns parâmetros para que entenda melhor, executando a cada dia isso fica mais claro. Se no caso tiver alguma dúvida, pode entrar em contato.

 

Meu nome é Mauricio Junior.

 

E-mail: mauricio@aspneti.com

Comunidade: www.aspneti.com ou www.aspneti.com.br

Pessoal: http://spaces.msn.com/mauricioborgesjunior

 

Best Sellers do Júlio Battisti

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite! São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI