NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisMauricioborges : Lendorss001
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


Ler RSS usando o Visual Studio.NET 2005

 

Olá pessoal, meu nome é Mauricio Junior e estou disposto a mostrar como é fácil, prático e usual a leitura de arquivo RSS. Qualquer que seja o aplicativo consegue ler e mostrar em sua aplicação, site, intranet ou extranet. Para usar o leitor de RSS dentro de uma empresa, é necessário utilizar uma configuração diferente. Com esse artigo, você poderá manter seu site ou sistema interno atualizado com as notícias da atualidade.

 

O que é RSS ?

 

RSS é um formato de distribuição de informações pela internet como notícias. Ao usar o RSS você fica sabendo imediatamente quando uma informação do seu interesse é publicada, sem que você tenha que navegar até o site de notícias.  É um padrão mundial que funciona com a linguagem XML (Extensible Markup Language), tem o objetivo de compartilhar informações rapidamente com seus leitores. Esse recurso ou arquivo poderá ser lido por qualquer ferramenta que seja capaz de entender o formato XML do RSS.

 

História do RSS

 

Antes do RSS, existiam diversos formatos semelhantes para agregação de conteúdos, mas nenhum deles alcançou popularidade ou está em uso atualmente. A principal razão disso é que a maioria deles estavam direcionados a funcionar com apenas um serviço. Por exemplo, em 1997 a Microsoft criou o Channel Definition Format para um recurso chamado Active Channel do Internet Explorer 4.0, que ficou mais ou menos popular.

 

RDF Site Summary, a primeira versão do RSS foi criada por Dan Libby da Netscape em março de 1999 para uso no portal "My Netscape". Esta versão ficou conhecida como RSS 0.9. Em julho de 1999, respondendo a comentários e sugestões, Libby produziu um protótipo chamado RSS 0.91 (com RSS significando Rich Site Summary), que simplificou o formato.

 

O RSS (Really Simple Syndication) é um descendente do RDF (Resource Description Framework) e segue as definições da W3C para o RDF, que é descendente do XML (Extensible Markup Language) e segue as especificações da WEC para oXML, que por sua vez é descendente do SGML (Standard Generalized Markup Language).

 

» SGML -> XML -> RDF -> RSS.

 

O RSS é amplamente utilizado pelas comunidades dos blogs para compartilhar as suas últimas novidades ou textos completos e até mesmo arquivos multimídia (veja PodCasting). No ano 2000, o uso do RSS difundiu-se para as maiores empresas de notícias como a Reuters, CNN, e a BBC. Estas empresas permitiam que outros websites incorporassem suas notícias e resumos através de vários acordos de uso. O RSS é usado agora para muitos propósitos, incluindo marketing, bug-reports, e qualquer outra atividade que envolva atualização ou publicação constante de conteúdos. Hoje em dia é comum encontrar feeds RSS nos maiores web sites e também em alguns pequenos.

 

Um programa conhecido como "feed reader" ou agregadores podem verificar páginas habilitadas para RSS para os seus usuários e informar atualizações. Estas aplicações são tipicamente construídas como programas independentes ou como extensões de navegadores ou programas de correio eletrônico. Estes programas estão disponíveis para vários sistemas operacionais, inclusive existem versões para web destes programas.

 

O termo Feed vem do verbo em inglês "alimentar". Na internet, os "RSS feeds" são listas de atualização de conteúdo de um determinado site.

 

Mostrei um pouco de teoria e história do RSS, agora passo diretamente para o código, a parte mais importante.

 

Requisitos:

 

- Conhecer um pouco de DataSet;

 

- Ter instalado o framework 2.0;

 

- Ter instalado o Visual Studio .NET 2005;

 

- Desenvolvido na linguagem C#.NET

 

Criar Projeto

 

Para criar um projeto usando o Visual Studio.NET 2005, abri a ferramenta, cliquei no menu File > New Web Site... Em seguida apareceu uma tela (Templates) para escolher o tipo do projeto. (Referência 1.1)

 

Referência: 1.1

 

Escolhi a linguagem C#.NET, localização File System, coloquei o nome de “LerRSS” e no final cliquei no botão OK. O projeto foi criado corretamente, com uma página “Default.aspx”, App_Data e Web.Config. (Referência 1.2)

 

Referência: 1.2

 

Dentro do arquivo “default.aspx”, coloquei o controle poderoso chamado “GridView” para listar todas as notícias do RSS. Cliquei e arrastei para dentro da página, isso na forma de Design. (Referência 1.3)

 

Referência: 1.3

 

Cliquei em cima da seta “>” ao lado direito, apareceu um assistente “Tasks” onde posso configurar várias propriedades, acrescentar colunas, definir estilos e muito mais. (Referência 1.4)

 

Referência: 1.4

 

Como na referência 1.4 mostra, existe um link chamado “Edit Columns”. Cliquei em cima do e apareceram algumas opções para escolher e atribuir o tipo de coluna que irá aparecer dentro do GridView. (Referência 1.5)

 

Referência: 1.5

 

No espaço ao lado direito, “Available fields” escolhi a opção “HyperLinkField”, em seguida, cliquei no botão “Add”; apareceu automaticamente do lado direito todas as propriedades do controle. Alterei as opções: (Referência 1.6)

 

- HeaderText = Title                // título da coluna

 

- Target = _blank                   // abrir o link como blank, ou seja, em outra tela.

 

- DataNavigateUrlFields = link // tag link do rss

 

- DataTextField = title            // tag title do rss

 

- ShowHeader = false            // esconder o titulo da coluna

 

Referência: 1.6

 

Cliquei no botão OK, o próximo passo foi escolher um formato padrão “Classic”. Não posso esquecer de que coloquei uma fonte padrão com o nome “Verdana” nas propriedades do GridView. (Referência 1.7)

 

Referência: 1.7

 

A referência 1.7 mostra em destaque, os círculos em auto Formate classic, ou seja, foram as opções que escolhi para o controle da tela. Passei para dentro da classe “default.aspx.cs”, coloquei os seguintes códigos. (Referência 1.8)

 

protected void Page_Load(object sender, EventArgs e)

    {

        if (!Page.IsPostBack)

        {

            //preenchendgridview

            preencheGrid();

        }

    }

 

Referência: 1.8

 

Dentro do Page_Load, chamo um método “preencheGrid”. Esse será o método responsável para preencher o GridView. A referência 1.9, mostro o método.

 

private void preencheGrid()

    {

        try

        {

           //criar o dataset

           DataSet dtSet = new DataSet();

           dtSet.ReadXml("http://msdn.microsoft.com/asp.net/rss.xml");

           this.gridView.DataSource = dtSet.Tables[2].DefaultView;

           this.gridView.DataBind();

        }

        catch (Exception ex)

        {

            throw ex;

        }

    }

 

Referência: 1.9

 

Criei um objeto do tipo DataSet, utilizei o método ReadXml passando o endereço do RSS da Microsoft entre aspas duplas. Adicionei o Grid que está com o nome ID igual a “gridView”. Atribui o DataSource do grid ao DataSet criado anteriormente passando a Table[2].DefaultView. A última linha, carreguei o grid com o método DataBind().

 

Resultado final (Referência 1.10)

 

Referência: 1.10

 

Lendo RSS através do proxy interno

 

Usando o sistema na internet da empresa, percebi que retornou um erro falando que não conseguiu ler sem a autenticação do proxy. Dessa forma, mudei algumas linhas de código para autenticar com o usuário e senha.

 

Veja o erro. (Referência 1.11)

 

Referência: 1.11

 

Com isso, fiz algumas alterações no método “preencheGrid()” e criei outro chamado GetStream que retorna um valor do tipo Stream. (Referência 1.12)

 

PreencheGrid()

 

private void preencheGrid()

    {

        try

        {

            //criando variavel proxy

            string proxy = "http://10.2.1.4:8080";

            DataSet dtSet = new DataSet();

            //carrega xml através de stream

            //se for fora do proxy, soh usar a linha comentada acima           

dtSet.ReadXml(GetStream("http://msdn.microsoft.com/asp.net/rss.xml", proxy));

            this.gridView.DataSource = dtSet.Tables[2].DefaultView;

            this.gridView.DataBind();

        }

        catch (Exception ex)

        {

            throw ex;

        }

    }

 

Referência: 1.12

 

Acrescentei a variável “proxy” do tipo “string”. Atribui o proxy de minha empresa, ou seja, o ip e porta que é utilizada para acessar a internet. A parte nova é carregar o xml através de stream. Utilizei o mesmo dtSet.ReadXml passando um novo método chamado GetStream.

 

GetStream é um método que recebe dois parâmetros do tipo string. Endereço do RSS e o endereço do proxy. (Referência 1.13)

 

//carrega xml através de stream

//se for fora do proxy, soh usar a linha comentada acima           

 

dtSet.ReadXml(GetStream("http://msdn.microsoft.com/asp.net/rss.xml", proxy));

 

Referência: 1.13

 

private System.IO.Stream GetStream(string p, string proxy)

  {

        //criar objeto request

        System.Net.WebRequest webReq;

        webReq = System.Net.WebRequest.Create(p);

 

        //criar objeto proxy

        System.Net.WebProxy webProxy = new WebProxy(proxy,true);

 

        //criar credenciais para utilizar o proxy. utilizar usuário

        //e senha para logar no proxy

        //essas credenciais podem ser colocadas no web.config para ficar melhor

 

        webProxy.Credentials = new System.Net.NetworkCredential("usuario", "senha", "dominio");

        webReq.Proxy = webProxy;

 

        //retornar stream

        return webReq.GetResponse().GetResponseStream();

    }

 

Referência: 1.14

 

A referência (1.14) mostro o método GetStream. O mesmo recebe dois tipos de parâmetros. A primeira linha, crio o objeto do tipo System.Net.WebRequest. Logo depois utilizo o Create passando o endereço do RSS que recebo na entrada do método. (Referência 1.15)

 

//criar objeto request

        System.Net.WebRequest webReq;

        webReq = System.Net.WebRequest.Create(p);

 

Referência: 1.15

 

A (referência 1.16), crio um objeto proxy, passo o endereço do proxy. O true é afirmando que o proxy é de um endereço local, ou seja, da rede interna.

 

//criar objeto proxy

        System.Net.WebProxy webProxy = new WebProxy(proxy,true);

 

Referência: 1.16

 

A (referência 1.17),  uso a variável “webProxy” para informar as credenciais, ou seja, usuário, senha e domínio da rede da empresa. No final, atribuo a variável “webReq” aos valores da variável “webProxy”.  O método precisa de um retorno do tipo Stream, com isso retorno webReq.GetResponse().GetResponseStream();.

 

//criar credenciais para utilizar o proxy, ou seja, utilizar usuário

//e senha para logar no proxy

//essas credenciais podem ser colocadas no web.config para ficar melhor

 

        webProxy.Credentials = new System.Net.NetworkCredential("usuario", "senha", "dominio");

        webReq.Proxy = webProxy;

 

        //retornar stream

        return webReq.GetResponse().GetResponseStream();

 

Referência: 1.17

 

Depois desse método criado para logar no proxy interno, fica fácil todo o funcionamento para leitura do RSS. Depois da alteração, o código da página “default.aspx.cs” fica dessa forma. (Referência 1.18).

 

using System;

using System.Data;

using System.Configuration;

using System.Web;

using System.Web.Security;

using System.Web.UI;

using System.Web.UI.WebControls;

using System.Web.UI.WebControls.WebParts;

using System.Web.UI.HtmlControls;

using System.Net;

 

public partial class _Default : System.Web.UI.Page

{

    protected void Page_Load(object sender, EventArgs e)

    {

        if (!Page.IsPostBack)

        {

            //preenchendgridview

            preencheGrid();

        }

    }

 

    private void preencheGrid()

    {

        try

        {

            //criando variavel proxy

            string proxy = "http://10.2.1.4:8080";

            DataSet dtSet = new DataSet();

 

            //carrega xml através de stream

            //se for fora do proxy, soh usar a linha comentada acima

 

dtSet.ReadXml(GetStream("http://msdn.microsoft.com/asp.net/rss.xml", proxy));

 

            this.gridView.DataSource = dtSet.Tables[2].DefaultView;

            this.gridView.DataBind();

        }

        catch (Exception ex)

        {

            throw ex;

        }

    }

 

    private System.IO.Stream GetStream(string p, string proxy)

    {

        //criar objeto request

        System.Net.WebRequest webReq;

        webReq = System.Net.WebRequest.Create(p);

 

        //criar objeto proxy

        System.Net.WebProxy webProxy = new WebProxy(proxy,true);

/criar credenciais para utilizar o proxy, ou seja, utilizar usuário
//e senha para logar no proxy

//essas credenciais podem ser colocadas no web.config para ficar melhor

        webProxy.Credentials = new System.Net.NetworkCredential("usuario", "senha", "dominio");

        webReq.Proxy = webProxy;

        //retornar stream

        return webReq.GetResponse().GetResponseStream();

    }

}

 

Referência: 1.18

 

Compilei a aplicação e iniciei o aplicativo para ler o RSS, o resultado foi. (Referência 1.19)

 

Referência: 1.19

 

Bom, fico por aqui espero ter ensinado de uma forma fácil e simples. Qualquer dúvida, favor entrar em contato pelo e-mail mauricio@aspneti.com.

 

Livros que publiquei:

 

 

Mauricio Junior

 

www.aspneti.com

 

www.ascompras.com

 

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2020 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI