NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisMauricioborges : Criandoxml002
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


Criando XML a partir de um DATASET tipado – Parte II

 

Visual Studio.NET 2005

 

Olá pessoal, meu nome é Maurício Júnior. Mostrarei como popular um dataset tipado e depois gravar o mesmo em XML. Antes de tudo, para quem quiser acompanhar o desde a parte I, o mesmo pode ser visto no site www.aspneti.com ou www.aspneti.com.br.

 

Requisitos:

 

- Visual Studio.NET 2005;

- Ler a parte I;

- Básico de XML

 

Depois de criado o dataset, é necessário preencher o mesmo depois de fazer o select no banco de dados. É de mesma forma preencher um dataset tipado e um dataset. Faço o select, conecto no banco de dados e em seguida uso o dataadapter em seguida faço o fill para preencher o xsd. (1.1 – Parte II)

 

Referência: 1.1 – Parte II

 

Explicação:

 

Antes de tudo, o código está todo comentado para melhor entendimento. Pego a conexão do meu banco de dados, logo em seguida gero o meu select usando o StringBuilder.

 

Uso o SqlCommando passando o select e conexão, atribuo o valor do timeout para 240, gero uma variável do tipo SqlDataAdapter com o nome dtAdapter passando como parâmetro o cmd do SqlCommand criado anteriormente.

 

No meu caso, o nome do dataset tipado é FechamentoDS, ou seja, lá possui todos os campos iguais a minha tabela no banco de dados.

 

Referência: 1.2 Parte II

 

Na referência 1.2, crio uma nova instância do meu dataset, e preencho em seguida usando o dtAdapter.Fill, como parâmetro, passo a variável e em seguida coloco o nome entre aspas “FechProcesso”.

 

Com isso, preenchi o dataset tipado e posso retorná-lo.

 

Depois do mesmo preenchido é hora de criar um xml e gravar em um local do seu servidor ou computador.

 

Para gerar um xml com os dados preenchidos, criei um método que recebe como parâmetro o dataset tipado e com isso é gerado de uma forma dinâmica. (1.3 – Parte II)

 

Referência: 1.3 – Parte II

 

Explicação:

 

Antes de tudo, fiz um método para executar e preencher um xml e salvando no servidor. Esse método chama-se GeraXMLDocument. Dentro do bloco try, gero um novo objeto chamado xml que é do tipo XMLDocument. A segunda linha, preencho o meu objeto xml usando o método LoadXml passando como parâmetro dtSet.GetXml(). Depois disso, basta salvar o xml na máquina, no meu caso, configurei no web.config o caminho do arquivo. Para criar o nome do arquivo, coloquei nome_data_.xml, ou seja, todo o arquivo terá o nome concatenado com a data do dia. (1.4 – Parte II).

 

Referência: 1.4 – Parte II

 

Esse comando @configurationSettings é normal, estou pegando apenas o valor de minha variável dentro do web.config.(1.5 – Parte II)

 

Referência: 1.5 – Parte II

 

Dentro do web.config está a key CaminhoArquivo onde o valor é o c:\. Você pode colocar qualquer caminho, ou seja, pode ser mudado de pasta sem nem mesmo recompilar a aplicação. Não posso esquecer de que estou concatenando o nome como a data do dia e depois o nome da extensão.XML.

 

O resultado do xml gerado pode ser visto na referência (1.5 – Parte II).

 

Referência: 1.5 – Parte II

 

Com o xml pronto, qualquer aplicação pode ler ou utilizá-la. Dessa forma fica um padrão estabelecido para quem quiser usar suas referências.

 

Dica: dentro de cada classe estou utilizando dentro do bloco catch uma forma de registrar o erro dentro do eventLog.

 

Bom, fico por aqui.

 

Espero ter ajudado alguma coisa...

 

Mauricio Junior

 

www.ascompras.com

www.aspneti.com

mauricio@ascompras.com

 

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2020 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI