NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisMauricioborges : Ajaxcsharp001
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


Ajax com C#.NET, usando tecnologia ASPNET (parte 1).

 

Um pouco de conceito

 

Ájax significa “Asynchronous Javascript And Xml”, e é uma técnica relativamente antiga, mas que até 2 anos e meio atrás não tinha um nome próprio, era mais um “truque” na manga de programadores avançados. Essa técnica consiste em utilizar Javascript, XML e XmlHttpRequest de forma a criar paginas que executem código sem serem recarregadas, ou seja, para utilizar um termo mais utilizado entre os programadores e analistas ASPNET, sem realizar postbacks ou reload na página.

 

Uma outra forma de explicar isso, é dizer que o Ajax permite um comportamento assíncrono de sua página, ou seja, seu programa vai executar o código no servidor sem que a pagina fique “travada”, permitindo que o usuário enquanto isso continue utilizando-a (você já deve estar pensando o quanto isso seria útil naquela sua pagina que executa uma consulta ao banco de dados que leva 20 segundos).

 

Essa nova tecnologia pode ser usada praticamente em todas as plataformas de programação para web, tais como PHP, Perl, ASP, JAVA e outros, vêm incorporando bibliotecas para suporte a Ajax, e não poderia ser diferente com ASPNET. A implementação mais popular é chamada de Ajax.Net e nesse artigo irei explorar algumas possibilidades da tecnologia.

 

Instalando Ajax.Net

 

Antes de começar a utilizar a tecnologia Ajax.Net, primeiramente tenho que instalar em meu projeto a DLL Ajax.Net. A mesma pode ser baixada no endereço http://ajax.schwarz-interactive.de e é composto além da DLL um ótimo tutorial em inglês. Clique em Download the latest DLL e descompacte o arquivo em algum diretório de sua máquina.

 

Abra o Visual Studio.NET 2003 e crie um projeto ASPNET com o nome que quiser. É necessário adicionar essa referência ao seu projeto. Siga os passos abaixo: No Visual Studio, em Solution Explorer, clicar com o botão direito do mouse em References e em Add Reference, na aba .NET, clique em Browser e selecione o arquivo ajax.dll no diretório que foi descompactado.

 

Referência: 1-1

 

Referência: 1-2

 

Para configurar uma ultima coisa, deve ser inserido as linhas abaixo no arquivo web.config e dentro do laço ou tag system.web.

 

 

Estou apenas adicionando um comando que permite que o Ajax intercepte chamadas ao servidor e atue quando necessário. Pronto, agora já pode ser criada uma página para teste.

 

Hello World

 

Para funcionar o Ajax devo fazer em duas partes: uma parte reside no servidor, ou seja, no código .cs, executa a parte compilada do código, por exemplo, validar um usuário, buscar dados no banco de dados, efetuar algum calculo pesado, etc.; a outra parte fica no cliente, ou seja, javascript e que mostra na tela com alertas e outros.

 

Na pagina WebForm1.aspx.cs insira o código seguinte:

 

 

A única coisa diferente nesse método é a linha de código [Ajax.AjaxMethod()] .

 

Dentro do método padrão que já vem na classe, o famoso Page_Load devemos inserir o seguinte código:

 

 

Esse comando acima adiciona automaticamente um bloco de código javascript em nossa pagina aspx, para que ela possa lidar com as chamadas Ajax. O importante é você colocar o parâmetro do typeof, ou seja, o nome da classe que você quer expor, nesse caso, o nome que você deu a sua pagina. Como estou mantendo o padrão que está vindo no Visual Studio.NET, então a minha pagina é WebForm1.aspx.

 

Certo a parte do código fonte era isso, agora devo ir a parte do código html.

 

Dentro do Form1, adicione uma caixa de texto, um botão e um div.

 

 

Agora irei adicionar duas funções em javascript. É recomendado colocar todas as funções em javascript dentro do código <head></head>. As funções podem ser acrescentadas em qualquer parte do html, porém o recomendado é dentro do bloco <head>.

 

 

Prontinho, agora inicie o projeto, digite o nome e clique no botão.

 

Referência: 1-3

 

Clique no botão Alo Ajax e veja a rapidez que é mostrado o código ou descrição que fizemos. Note também que a pagina não é da reload, ou seja, a pagina não é recarregada.

 

Referência: 1-4

 

Espero que tenha ajudado.

Mauricio Junior

mauricio@ascompras.com.br

www.ascompras.com.br

www.aspneti.com.br

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2020 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI