NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisMarilanealmeida : Photoshop037
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


Adobe PHOTOSHOP -  Módulo 37

 

Objetivos

 

Neste módulo você verá a continuação do Menu filtro (Filtros de ruído e textura).

 

Pré-requisitos:

 

Para acompanhar esta lição com certeza você terá que ter visto as lições anteriores.

 

Filtros de Ruído

 

Os filtros de Ruído acrescentam ou retiram ruídos, ou pixels com níveis de cores espalhados aleatoriamente. Isso ajuda a mesclar uma seleção com os pixels adjacentes.

 

Filtros de Ruído podem inventar texturas incomuns ou extrair áreas com dificuldades, como sujeira e rabiscos, de uma figura.

 

Figura 01 – Menu ruído.

 

Vamos detalhar esse menu:

 

» Adicionar Ruído - Aplica pixels aleatórios a uma figura, simulando o efeito de tirar fotografias com filme de alta velocidade. O filtro adicionar Ruído também pode ser empregado para diminuir a segmentação em seleções difusas ou preenchimentos graduais ou para gerar um efeito mais realista a áreas muito retocadas. Olhe abaixo a caixa de diálogo.

 

Figura 02 – Caixa de diálogo adicionar ruído.

 

Opções da caixa de diálogo:

 

1 – Uniforme: distribui os valores de cores de ruído empregando números aleatórios entre 0 e +/- o valor especificado, para ter um efeito tênue.

 

2 – Gaussiana: distribui os valores de cores ao longo de uma curva em forma de sino para ter um efeito manchado.

 

3 – Monocromático: aplica o filtro apenas aos componentes de tons na figura, sem modificar as cores.

 

» Desfoque Seletivo - Detecta as arestas em uma figura (áreas em que ocorrem transformações de cores significativas) e desfoca toda a seleção, afora essas arestas. Esse desfoque retira o ruído conservando os detalhes.

 

» Mediana - diminui o ruído em uma figura mesclando o brilho de pixels em uma seleção. O filtro busca, dentro de um raio de uma seleção de pixel, por pixels de brilho similar, rejeitando pixels que sejam muito diferentes dos pixels adjacentes e troca o pixel central pelo valor médio de brilho dos pixels submetidos à procura. Esse filtro é benéfico para extinguir ou amortizar o efeito de movimento de uma figura.

 

Figura 03 – Caixa de diálogo mediana.

 

Figura 04 – Exemplo mediana.

 

» Sujeira e Rabiscos - diminui o ruído alterando pixels dissimilares. Para atingir um balanceamento entre dar maior nitidez à figura e ocultar os defeitos, tente diversas combinações de configurações de raio e de limiar ou aplique o filtro em áreas selecionadas da figura.

 

Figura 05 - Caixa de diálogo sujeira e rabisco.

 

Opções da caixa de diálogo:

 

1 - ajuste o zoom da visualização até que a área que contém o ruído esteja visível.

 

2 - Limiar produz qual deve ser o grau de diferença entre os valores de pixels antes de serem eliminados.

 

3 - O controle deslizante Limiar dá um controle maior para valores entre 0 e 128 — a faixa mais comum para as figuras que para os valores entre 128 e 255.

 

Filtros de Textura

 

Utilize os filtros de Textura para dar a aparência de profundidade ou substância a uma figura ou para acrescentar uma aparência orgânica.

 

Figura 06 – Menu textura.

 

Vamos detalhar esse menu:

 

» Bordado - Divide uma figura em quadrados preenchidos com as cores predominantes naquela área da figura. O filtro diminui ou aumenta aleatoriamente a profundidade do ladrilho para reproduzir os realces e as sombras.

 

Figura 07 – Caixa de diálogo bordado.

 

Figura 08 – Exemplo bordado.

 

» Craquelé - Pinta uma figura em uma superfície de gesso em alto-relevo, causando uma rede de rachaduras finas que seguem o contorno da figura. Utilize este filtro para criar um efeito de entalhe em figuras que contêm muitas cores ou valores de tons de cinza.

 

Figura 09 – Caixa de diálogo craquelé.

 

Figura 10 – Exemplo craquelé.

 

» Granulado - acrescenta textura a uma figura simulando diferentes tipos de granulação: normal, suave, borrifo, maciço, contrastante, aumentado, pontilhado, horizontal, vertical e foco seletivo.

 

Figura 11 – Caixa de diálogo granulado.

 

» Ladrilhos do Mosaico - Desenha a figura como se tivesse sido feita de pequenos azulejos ou ladrilhos e acrescenta argamassa entre os ladrilhos. (Compare com o filtro Mosaico, do submenu Pixelização, que divide a figura em blocos de pixels de cores diferentes.)

 

Figura 12 – Caixa de diálogo Ladrilhos do Mosaico.

 

» Texturizador - Aplica uma textura que você seleciona ou cria em uma figura.

 

Figura 13 – Caixa de diálogo Texturizador.

 

» Vitral - Refaz a pintura de uma figura como células adjacentes de uma só cor contornadas pela cor de primeiro plano.

 

Figura 14 – Caixa de diálogo vitral.

 

Conclusão

 

Conclui-se, mas um módulo de PHOTOSHOP, neste módulo você estudou a continuação de filtros em especial sobre filtros de ruídos e textura. Bons estudos e até o próximo.

 

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2020 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI