NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisMarilanealmeida : Photoshop018
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


Adobe PHOTOSHOP -  Módulo 18

 

Objetivos

 

Neste módulo sobre o PHOTOSHOP, veremos a continuação da opção Ajustar do menu imagem. Em especial Brilho/contraste, Matriz/Saturação e Substituir Cor.

 

Pré-requisitos:

 

Para acompanhar esta lição com certeza você terá que ter visto as lições anteriores.

 

Continuação Ajustar do Menu Imagem

 

Brilho/Contraste: Utilizar esse comando é a forma mais fácil de realizar ajustes simples em uma escala de tons da figura. Este comando ajusta os valores de todos os pixels da figura de uma só vez como “realces, sombras e tons médios”. Além de tudo, o comando Brilho / Contraste não trabalha com canais individuais e não é aconselhável para saída de elevada resolução.

 

Veja agora como utilizar  a caixa de diálogo Brilho/Contraste a seguir:

 

1 - Abra a caixa de diálogo Brilho / Contraste.

 

 

2 - Arraste os controles deslizantes para ajustar o brilho e o contraste. Arrastar para a esquerda diminui o nível e, para a direita, aumenta. O número à direita de cada valor do controle deslizante mostra o valor de brilho ou contraste. Os valores alteram de –100 a +100.

 

3 – Quando você acabar de realizar os ajustes, clique em OK.

 

Matriz/Saturação: Este comando admite acertar matiz, saturação e luminosidade de elementos de cor individuais de uma figura. Assim como a opção Equilíbrio de Cores, esse comando baseia-se no disco de cores. Ajuste de matiz, ou cor, simula um movimento ao redor do disco de cores. Ajuste de saturação, ou pureza de cor, representa um movimento através de seu raio.

 

Pode-se utilizar a opção Colorir para acrescentar cor a uma figura em tons de cinza transformada para figura RGB ou a uma figura RGB. Supondo, para torná-la semelhante com uma figura duotônica por meio da diminuição de seus valores de cor em um exclusivo matiz.

 

Para ajustar uma figura utilizando  Matiz/Saturação faça o seguinte:

 

1 - Abra a caixa de diálogo Matiz/Saturação.Veja a figura abaixo essa opção:

 

 

Na caixa de diálogo, existem duas barras de cores que representam as cores na ordem do disco de cores. A barra de cor superior exibe a cor antes do ajuste; a barra inferior exibe como o ajuste afeta todos os matizes na saturação total.

 

2 – Veja a figura a seguir os ajustes da figura:

 

 

Na caixa de diálogo, selecione Principal no menu Editar para ajustar todas as cores de uma só vez.

 

 

Selecione uma das escalas de cores predefinidas listadas para a cor que se deseja ajustar. Entre as barras de cores, surge um controle deslizante de ajuste, que se utiliza para editar qualquer escala de cor.

 

3 – Matiz -  coloque um valor ou arraste o controle deslizante até as cores obterem a aparência que você almeja. Os valores mostrados na caixa de texto refletem os números de graus de rotação em torno do disco em relação à cor original do pixel.

 

Valores positivos indica rotação horária, e valores negativos, rotação anti-horária. Os valores variam de -180 a +180.

 

 

4 – Saturação - coloque um valor ou arraste o controle deslizante para a direita para aumentar a saturação e para a esquerda para diminuir a mesma. Os valores variam de -100 a +100. A cor afasta ou aproxima do centro do disco, em relação aos valores iniciais das cores dos pixels escolhidos.

 

 

5 – Luminosidade -  coloque um valor ou arraste o controle deslizante para a direita para aumentar a luminosidade e para a esquerda para diminuir a mesma. Seus valores variam de –100 a +100.

 

 

Remover Saturação: Este comando exclui os valores de todas as cores de uma figura colorida, convertendo-a para figuras em tons de cinza no mesmo modo de cor.

 

Substituir Cor: Este comando admite desenvolver uma máscara baseada em cores específicas da figura para ajustar os valores de matiz, saturação e luminosidade. A máscara é temporária e não cria uma seleção.

 

Para ajustar e substituir uma cor você fará o seguinte:

 

1 - Ativar o comando Substituir Cor.Veja a figura a seguir:

 

 

2 – Escolha uma das opções a seguir:

 

» Seleção: para mostrar a máscara na caixa de visualização. Áreas com máscara são pretas e sem máscaras são brancas. Áreas com máscaras parciais cobertas com máscara semitransparente surgem como níveis alteráveis de cinza, de acordo com sua opacidade.

 

» Imagens: para mostrar a figura na caixa de visualização. Esta opção é benéfica quando estiver trabalhando com figuras ampliada ou espaço limitado na tela.

 

3 - Clique na figura ou na caixa de visualização para escolher áreas para a máscara. aperte Shift e clique ou utilize o botão Adicionar Conta-Gotas para adicionar áreas; Aperte  Alt e clique ou utilize o botão Remover Conta-Gotas para remover áreas.

 

4 - Controle a tolerância da máscara utilizando o controle deslizante ou colocando um valor de Grau de Seleção. Esta opção domina o grau em que as cores relacionadas são inseridas na seleção. Mova os controles deslizantes de matiz, saturação e luminosidade, ou coloque valores nas caixas de texto, para modificar a cor das áreas marcadas.

 

5 – Dê um clique em OK para a realização da substituição da cor.

 

Conclusão

 

Conclui-se mais um módulo sobre o PHOTOSHOP, neste módulo você estudou sobre o menu imagem a continuação da opção Ajustes. No próximo módulo ainda veremos a continuação da opção ajustarBons estudos

 

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2020 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI