NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisMarilanealmeida : Photoshop014
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


Adobe PHOTOSHOP -  Módulo 14

 

Objetivos: Este é mais módulo sobre PHOTOSHOP, nele você verá a continuação do Menu Arquivo, em especial sobre formatos de arquivos.

 

Pré-requisitos: Para acompanhar esta lição é bom você ter estudados as lições anteriores.

 

Sobre formatos de arquivo

 

Pode-se utilizar diversos formatos de arquivos para importar ou exportar figuras PHOTOSHOP. Os formatos de arquivos gráficos diferem na forma de representação dos dados gráficos, como traços ou como figura bitmap. Determinados formatos contêm apenas traços ou figuras bitmap, mas vários possuem ambos no mesmo arquivo.

 

Veja alguns tipos de arquivos:

 

1 -PSD - É o formato do PHOTOSHOP, formato de arquivo padrão para figuras recém-criadas, ele é o único formato que suporta todos os modos de figura disponíveis como: “Bitmap, Tons de Cinza, Cores Indexadas, RGB, CMYK, Lab e Multicanal”, guias, canais alfa, canais de spot e camadas, incluindo camadas de ajuste, camadas de texto e efeitos de camada.

 

Caso você esteja exportando arquivos para um aplicativo que não aceite o formato PHOTOSHOP, utilize o comando Salvar uma Cópia para salvar um arquivo duplicado em um formato suportado por esse aplicativo.

 

NOTA: Apenas arquivos criados no PHOTOSHOP suportam classificadores de cores, camadas de texto editáveis, efeitos de camada, canais de spot, perfis ICC incorporados e camadas de ajuste usando o tipo de Matiz/Saturação ou Misturador . Quando você editar ou salvar um arquivo com uma versão anterior do PHOTOSHOP, estes recursos são rejeitados.

 

2 - GIF (Graphics Interchange Format) - É o formato de arquivo geralmente utilizado para mostrar elementos gráficos e figuras de cores indexadas e figuras em documentos em linguagem de marcação de hipertexto como o HTML na World Wide Web e outros serviços on-line. O GIF é um formato com compactação LZW projetado para tornar mínimo o tamanho do arquivo e o tempo de transferência eletrônica. Ele não suporta canais alfa. Pode-se converter arquivos para o formato GIF utilizando o comando Salvar Como, no menu Arquivo, onde aceita que você salve uma figura no modo Bitmap, em tons de cinza ou cores indexadas no formato GIF e especifique exibição entrelaçada. Uma figura entrelaçada aparece pouco a pouco, cada vez com mais minúcia, à medida que é transferida da Web, mas pode aumentar o tamanho do arquivo. Você não pode salvar canais alfa com a figura.

 

3 - BMP - O formato BMP suporta RGB, cores indexadas, tons de cinza e modos de cor Bitmap, mas não aceita canais alfa. É o formato padrão de figuras do Windows em computadores compatíveis com DOS e Windows.

 

4 -Formato JPEG - Ao salvar no formato Joint Photographic Experts Group (JPEG), pode-se citar a característica e o nível de compactação da figura. Para especificar a qualidade e a compactação da figura faça o seguinte:

 

» Insira um valor entre 0 e 10 ou escolha uma opção para Qualidade ou arraste o controle dinâmico. Sempre existe uma relação entre a qualidade da figura e o grau de compactação:

 

» figuras de qualidade mais alta utilizam menos compactação, e mais espaço em disco, do que figuras de qualidade mais baixa.

 

Pode-se selecionar uma opção de formato para o arquivo JPEG. Selecione Linha de Base Padrão para utilizar um formato que pode ser reconhecido pela maior parte dos navegadores da Web. O formato Linha de Base Otimizada tornar ótimo a qualidade de cores da figura e pode determinar um arquivo um pouco menor, mas não é tolerar o por todos os navegadores da Web. O formato Progressivo faz a figura ser mostrada à medida que é transferida.

 

Como o formato JPEG rejeitar informações, é de grande importância salvar arquivos JPEG apenas uma vez. Edite e salve sua figura em um formato que não exclui informações como o “PHOTOSHOP” e salve no formato JPEG somente como passo final.

 

NOTA: determinados aplicativos podem não conseguir ler um arquivo CMYK gravado no formato JPEG. Caso você encontre um aplicativo Java que não pode ler seu arquivo JPEG, em nenhum modo de cores, tente salvá-lo sem visualização de miniatura.

 

5 - TIFF - O formato TIFF (Tagged-Image File Format) é utilizado para troca de arquivos entre aplicativos e plataformas de computador. TIFF é um formato de figura de bitmap maleável suportado por basicamente todos os aplicativos de pintura, edição de figuras e layout de página. Praticamente todos os scanners de mesa têm capacidade produzir figuras TIFF.

 

O formato TIFF suporta arquivos CMYK, RGB, e em tons de cinza com canais alfa e arquivos Lab, de cores indexadas e Bitmap sem canais alfa.

 

Importar

 

No PHOTOSHOP, você pode abrir e importar figuras com diversos formatos e obter figuras abertas ao mesmo tempo. Se um formato de arquivo não aparecer na caixa de diálogo Abrir ou no submenu Arquivo -> Importar, instale o módulo complementar do formato, consulte Utilizando módulos complementares. Para mais informações, consulte Sobre formatos de arquivo, no tópico acima.

 

Para importar uma figura faça o seguinte:

 

1 - escolha o módulo complementar de importação no submenu Arquivo -> Importar.

 

Importar / Selecionar Origem do TWAIN_32

 

Abre a caixa de diálogo Select Source, aceitando selecionar de qual Scanner você irá digitalizar a figura.

 

Antes de digitalizar uma figura, confira se o software do scanner foi instalado. Para garantir uma digitalização de ótima qualidade, determine antes a resolução da digitalização e o intervalo dinâmico necessários para a figura. Estas medidas preparatórias também evitam indesejadas distorções de cores que são capazes de  ocorrer na digitalização.

 

Pode-se importar figuras digitalizadas diretamente de qualquer scanner que tenha um módulo complementar compatível com o PHOTOSHOP ou suporte a interface TWAIN. Se o seu scanner não tiver um driver compatível com o PHOTOSHOP, utilize o software do fabricante para scanear suas figuras e salve-as como arquivos TIFF, BMP ou PICT.

Após feito isso abra os arquivos normalmente no PHOTOSHOP.

 

Importando uma figura  com a interface TWAIW

 

1 Caso você esteja utilizando o dispositivo TWAIN pela primeira vez com o PHOTOSHOP, vá no menu Arquivo -> Importar e  Selecionar origem do TWAIN_32.

 

2 - selecione o dispositivo utilizado. Não é preciso repetir este passo nas próximas vezes em que for utilizar ele. Caso exista mais de um dispositivo TWAIN instalado em seu sistema e você queira trocar de dispositivo, utilize o comando Selecionar Origem.

 

3 - Para importar a , escolha o menu Arquivo -> Importar e  TWAIN_32.

 

Importar / TWAIN_32 : Aceita digitalizar uma figura , executando o Software do Scanner.

 

Informações do Arquivo

 

O PHOTOSHOP aceita o padrão de dados desenvolvido pela NAANewspaper Association of América” e pela IPTC “International Press Telecommunications Council” para reconhecer textos e figuras transmitidos. Esse padrão inclui palavras-chave, entradas para legendas, categorias, créditos e origens. As entradas de legendas e palavras-chave também podem ser pesquisadas por programas de visualização de figuras de outros fornecedores.

 

Podem-se adicionar dados a arquivos salvos nos formatos TIFF, JPEG, EPS, PSD e PDF. Para você adicionar esses dados faça o seguinte:

 

1 – Vá no menu do PHOTOSHOP -> Informações sobre Arquivo. Aparecerá para você a figura seguinte.

 

Figura 01 – Informações do Arquivo.

 

Vamos descrever a caixa classe da figura 01:

 

1 - Legenda - Fornece texto de título e instruções especiais para a figura.

 

2 - Palavras-chave - Oferece um modo para que alguns programas de visualização de figuras classifique e procure uma figura. Entre com o texto na caixa de texto e clique em Adicionar para ver seu texto na lista de palavras-chave. Para que substitua uma palavra-chave, selecione a palavra na lista, digite sua substituta e clique em Substituir. Para excluir uma palavra-chave, selecione-a e clique em Excluir.Verifique a figura a seguir.

 

Figura 02 – Opção Palavra chave.

 

3 - Categorias - Coloque um código de categoria de três letras. Onde disponível, o registro da Associação Nacional de Imprensa local tem uma lista de categorias. Para inserir uma em categorias suplementares, digite o código e clique em  Adicionar. Para substituir uma categoria, selecione-a, digite a substituta e clique em Substituir. Para excluir uma categoria, selecione-a e clique em Excluir.

 

Para Urgência, especifique a urgência editorial da figura, não a urgência de tratamento. Veja a figura a seguir.

 

Figura 03 – Opção categoria.

 

Créditos - Oferece o crédito correto para uma figura protegida por direitos autorais. Digite a linha do autor, crédito e origem dos dados.Veja a figura 04 esses dados.

 

Figura 04 – Créditos.

 

Origem – Oferece dados sobre o histórico da figura. O campo Nome do Objeto possui a identificação. A data de criação pode estar em qualquer formato. Para inserir a data atual, clique em Hoje. Verifique isso na figura a seguir.

 

Figura 05 –Opção origem

 

Copyright e URL – oferece dados sobre direitos autorais que não estão inseridos como parte da especificação IPTC. Para mostrar um símbolo de copyright na barra de título da janela da figura, selecione Marcar Como Licenciado. Insira uma nota de copyright e especifique a URL se os dados sobre uma figura puderem ser encontrada em um site da Web. Se o PHOTOSHOP detectar uma marca d’água da Digimarc na figura , a seção Copyright e URL é atualizada automaticamente.

 

Figura 06 – Opção Copyright e URL.

 

Conclusão

 

Neste módulo foi passado a você Sobre formatos de arquivo, Importar, Informações do Arquivo. Espero que tenha sido de utilidade a você. Bons estudos.

 

Frase: A vida é vivida de sonhos, sonhe para poder ser feliz e para poder viver. E faça com que seus sonhos se tornem reais.

 

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2020 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI