NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisMarilanealmeida : Photoshop012
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


Adobe PHOTOSHOP -  Módulo 12

 

Objetivos

Este é mais um módulo sobre PHOTOSHOP, nele você verá a continuação de Paletas, será mostrado a paleta histórico.

 

Pré-requisitos: Para acompanhar esta lição com certeza você terá que ter visto as lições anteriores.

 

Paleta Histórico

 

Através dessa paleta você pode saltar para qualquer estado atual da figura desenvolvido no decorrer da sessão atual. Quando uma modificação é aplicada a uma figura, seu novo estado é acrescentado à paleta.

 

Vamos supor que ao selecionar, pintar e rotacionar parte de uma figura, os estados são listados separadamente na paleta, escolha um deles e a figura irá reverter para o que era quando a modificação foi aplicada.

 

Os tópicos a seguir vão ajudar  você a trabalhar com essa paleta:

 

1 - modificações gerais do programa, como as criadas em paletas, configurações de cores, ações e preferências, não são acrescentada à paleta Histórico, pois a mesma não é específicas de uma única figura.

 

2 -  Como padrão, a paleta Histórico mostra os 20 estados anteriores. São excluídos os mais antigos automaticamente para liberar mais memória para o PHOTOSHOP. Para conservar um determinado estado em toda a sessão, crie um instantâneo dele.

 

3 – Quando você fecha e reabre um documento, todos os estados e instantâneos da última sessão de trabalho são excluídos da paleta.

 

4 - Como padrão, um instantâneo do estado inicial do documento é mostrado na parte superior da paleta.

 

5 - Os estados são acrescentados de cima para baixo, os antigos são colocados no início da lista, e os recentes no final da mesma.

 

6 - Cada estado é mostrado com o nome da ferramenta ou comando utilizado para modificar a figura.

 

7 - Como padrão, a escolha de um estado esmaece os que estão abaixo. Com isso, pode-se visualizar quais modificações serão rejeitadas caso se continue trabalhando no estado selecionado.

 

8 - Como padrão, escolher um estado e modificar a figura exclui todos os estados posteriores.

 

9 - Se selecionar um estado e modificar a figura, excluindo os estados posteriores, pode-se utilizar o comando Desfazer para desfazer a última modificação e restaurar os estados excluídos.

 

10 - Como padrão, eliminar um estado também elimina todos os estados posteriores a ele. Caso escolha a opção Permitir Histórico Não-Linear, a exclusão de um estado excluirá apenas ele.

 

Veja A figura abaixo e suas definições:

 

Figura 01 – Paleta Histórico.

 

1 - Define a origem para o pincel do histórico.

2. Miniatura de um instantâneo.

3. Cria um novo documento do botão de estado atual.

4. Cria um novo botão de instantâneo.

5. Botão Lixo.

 

Vamos mostrar agora as opções da paleta histórico:

 

Figura 02 – Opções do histórico.

 

» Avançar uma Etapa - prossegue uma etapa do histórico. Não se encontra livre caso não exista nenhum estado à avançar.

 

» Retroceder uma Etapa - volta uma etapa do histórico. Não se encontra livre caso não exista nenhum estado à retroceder.

 

» Novo Instantâneo - O comando Novo Instantâneo cria uma cópia temporária “instantânea” de um estado da figura. O novo instantâneo é acrescentado à lista de instantâneos na parte superior da paleta Histórico. Selecione o instantâneo para trabalhar com essa versão da figura.

 

Nota: Os instantâneos não são salvos com a figura. Todos são extraídos quando a mesma é fechada. Selecionar um instantâneo e modificar a figura eliminar todos os estados listados na paleta Histórico, a menos que Permitir Histórico Não-Linear seja selecionado.

 

Os instantâneos admitem você  fazer o seguinte:

 

1 - Apresentar um nome exclusivo aos estados, para facilitar sua identificação.

 

2 - Conhecer com maior livre-arbítrio. Supondo, para fazer a comparação de duas técnicas diferentes para um mesmo efeito, desenvolva um instantâneo antes e depois de utilizar uma das técnicas. Selecione o primeiro instantâneo, utilize a segunda técnica e compare os instantâneos de cada uma.

 

3 - Alternar-se repetidamente entre diversos estados. Com um instantâneo temporário de um estado, ele pode ser mantido em toda a sessão de trabalho, ainda que o estado original seja eliminado da lista de estados da paleta Histórico.

 

4 - Desenvolva um instantâneo antes de criar ou aplicar uma ação. Isso ajudará na recuperação do trabalho caso você não goste do resultado. Cada passo de uma ação é acrescentado à lista de estados da paleta Histórico. Uma ação com muitos passos pode excluir os estados atuais da paleta, impedindo o retorno a eles. O comando Desfazer desfaz apenas um passo e estado. Criando antes um instantâneo, pode-se selecionar e mostrar novamente a figura anterior à ação.

 

» Excluir - Exclui o Histórico ou o Instantâneo selecionado.

 

» Novo Documento - Copia uma figura inteira,com todas as camadas, máscaras de camadas e canais, para a memória disponível, sem salvar no disco.

 

» Opções de Histórico - Abre a caixa de diálogo Opções de Histórico, veja a figura a seguir:

 

 

1 - Número Máximo de Estados de Histórico: Nesse campo você entra com o número máximo de estados que podem ser incluídos na paleta Histórico.

 

Observação: Este número é limitado pelo tamanho da figura, tipo de modificações e quanto de memória está disponível para o PHOTOSHOP.

 

2 - Criar Primeiro Instantâneo Automaticamente: é utilizado para criar automaticamente um instantâneo do estado da figura inicial quando o documento for aberto.

 

3 - Permitir Histórico Não-Linear: Utilizado para modificar um estado selecionado sem eliminar os posteriores. Geralmente, quando você seleciona um estado e modifica a figura, todos os estados posteriores ao selecionado são eliminados. Assim, a paleta Histórico mostra uma lista dos passos da edição na ordem em que foram feitos. O registro de estados no modo não-linear aceita selecionar um estado, modificar a figura e eliminar apenas ele. A modificação entra na lista de estados, sem eliminar os estados posteriores. Isso oferece maior flexibilidade, mas a organização é menos clara.

 

Conclusão

 

Conclui-se mais um módulo do PHOTOSHOP, nele foi mostrado a você como é utilizado a paleta histórico. Termina aqui o estudo de paletas, nós próximo módulos você verá detalhadamente o funcionamento do menu Arquivo. Bons estudos.

 

Frase: Na esperança de um dia ser feliz, é que precisamos manter a cabeça erguida.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2020 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI