NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisMarilanealmeida : Photoshop011
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


Adobe PHOTOSHOP -  Módulo 11

 

Objetivos

 

Este é mais um módulo sobre o PHOTOSHOP, nesta série você verá sobre a paleta camadas, em um dos capítulos anteriores já foi falado sobre a mesma, neste estamos detalhando um pouco mais.

 

Pré-requisitos: Para acompanhar esta lição com certeza você terá que ter visto as lições anteriores.

 

Paleta Camadas

 

A paleta Camadas mostra todas as camadas de uma figura, iniciando pela camada superior. Na parte esquerda é mostrado a figura em miniatura e ao lado o nome da camada. Sua atualização é feira no decorrer da edição. Utilize a barra de rolagem ou redimensione a paleta para visualizar mais camadas.

 

Utilize a paleta Camadas para realizar a criação, ou para (ocultar, exibir, copiar, mesclar e excluir) as mesmas. Existem alguns comandos a mais que aparecem no menu. As modificações realizadas em uma figura afetam só a camada ativa. Pode-se selecionar uma camada para torná-la ativa, a mesma só pode estar ativa por vez. O nome de cada camada ativa aparece na barra de título da janela da figura e um ícone pincel aparece ao lado da camada na paleta Camadas, mostrando que a mesma pode ser alterada. Já falamos de camadas em um dos capítulos anteriores, mais é sempre bom relembrarmos, pois a mesma é de grande importância no PHOTOSHOP. Verifique o que foi falado na figura a seguir.

 

Figura 01 – Mostra a figura e as camadas.

 

O PHOTOSHOP aceita desenvolver até 100 camadas em uma figura, e cada uma com seu próprio modo de opacidade e mesclagem. Devido a isso pode ocorrer alguma coisa, por exemplo: a quantidade de memória de seu sistema pode diminuir o número de camadas possível em uma figura.

 

Nota:figuras desenvolvidas utilizando a opção Transparente da caixa de diálogo Novo são desenvolvidas sem um plano de fundo. Figuras sem plano de fundo, assim como as figuras com camadas, só podem ser salvas no formato PHOTOSHOP.

 

Detalharemos agora cada opção da figura abaixo:

 

Figura 02 – Opções da Paleta Camada.

 

1 - Nova Camada – quando se clica nessa opção abrirá para você a caixa de diálogo Nova Camada, nessa caixa pode-se configurar o nome, a opacidade e o modo da camada.

 

As opções de camada aceitam modificar o nome e opacidade de uma camada e controlar como seus pixels mesclam-se com as camadas abaixo. É de grande importância saber que a opacidade e modos de mesclagem escolhidos para uma camada específica interagem com opacidade e configurações de modo das ferramentas utilizadas para pintar e editar os pixels da camada.Veja a figura 03 a caixa de nova camada.

 

Figura 03 – Nova camada.

 

2 - Nova Camada de Ajuste quando você escolhe essa opção, abre-se a caixa de diálogo Nova Camada de Ajuste, onde pode-se configurar o nome, o tipo, a opacidade e o modo da camada. Verifique isso na figura a seguir.

 

Figura 04 – Nova camada de Ajuste.

 

Dependendo do Tipo que você escolher, abrirá a caixa correspondente ao tipo. Veja a figura a seguir o tipo escolhido será Matriz/Saturação.

 

Se você  aumentar ou diminuir as opções de  Matriz, saturação e luminosidade sua figura mudará, tente mexer nessas opções para você ver o que acontecerá com sua figura.

 

Figura 05 – Tipo Matriz/Saturação.

 

3 - Duplicar Camada Quando você escolher essa opção, duplicará a camada ativa. Pode-se duplicar qualquer camada dentro da mesma figura. Pode-se copiar qualquer camada,até mesmo a camada de plano de fundo de uma figura para a outra. Você não pode esquecer que ao copiar uma camadas entre figuras, lembre-se de que o tamanho impresso da camada copiada depende da resolução da figura de destino.

 

Vamos supor que a figura de origem tem uma resolução menor que a de destino, a camada copiada parecerá menor na figura de destino quando impressa. Verifique a figura a seguir o quadro de duplicar camada.

 

Figura 06 – Duplicar camada.

 

Na opção Como é determinado o nome da camada que está sendo duplicada. Na opção Documento é determinado o destino da camada. Aparecem o nome de todos os documentos abertos pelo PHOTOSHOP e ainda uma opção Novo onde pode-se criar um novo arquivo. Caso você escolha Novo o campo nome é ativado, onde deve-se escrever o nome do arquivo a ser criado.

 

4 - Excluir Camada - exclui a camada que está selecionada.

 

5 - Opções da Camada quando você clica nessa opção abre a caixa de diálogo Opções da Camada, onde pode-se configurar o nome, opções de opacidade, de modo e mesclagem.Verifique essa opção na figura 07.

 

Figura 07 – Opções da camada.

 

Mesclando Camadas

 

Mesclar camadas quer dizer combinar várias camadas em uma e manter o tamanho de arquivo gerenciável. Ao concluir a definição das características e o posicionamento do conteúdo de uma camada, pode-se mesclar a camada com uma ou mais camadas para criar versões parciais de sua figura composta. A intersecção de todas as áreas transparentes das camadas mescladas continua transparente.

 

*   Mesclar Para Baixo - mescla a camada selecionada com a camada abaixo.

 

*  Mesclar Camadas Visíveis - mescla todas as camadas visíveis com a camada Plano de Fundo.

 

*  Achatar imagem - mescla todas as camadas, inclusive as ocultas, com a camada Plano de Fundo.

 

*  Opções da Paleta - abre a caixa de diálogo Opções da Paleta Camada onde pode-se controlar o tamanho das apresentações das camadas na paleta. Verifique a figura a seguir essa opção.

 

Figura 08 – Opções da paleta camadas.

 

Paleta Canais

 

Canais de dados de cores são criados automaticamente quando se abre uma nova figura. O modo de cor da figura e “não seu número de camadas” determina o número de canais de cores desenvolvidos. Vamos supor, uma figura RGB possui três canais padrão, um para cada cor: vermelho, verde e azul, além de um canal de composição usado para a edição da figura.

 

A paleta Canais aceita desenvolver e gerenciar canais e monitorar efeitos de edição. A paleta mostra todos os canais da figura — primeiramente um canal de composição “imagens RGB, CMYK e Lab”, depois canais de cores individuais, canais de cor spot e finalmente canais alfa. À esquerda do nome do canal, uma miniatura do conteúdo do canal atualiza-se automaticamente na edição do canal.

 

Para você visualizar essa Paleta Canais faça o seguinte:

 

1 - escolha o menu  Janela->Mostrar Canais.

 

2 - Para ocultar um canal basta clicar no ícone com figura de um olho.

 

Verifique a figura a seguir a Paleta Canais.

 

Figura 09 – Paleta canais.

 

Conclusão

 

Chega-se  a conclusão de mais um módulo.Os próximos serão mostrados ainda sobre as paletas. Bons estudos.

 

Frase: “Quando se ama, não é preciso entender o que acontece lá fora, porque tudo passa a acontecer dentro de nós."

 

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2020 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI