NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisMarilanealmeida : Photoshop003
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


Adobe PHOTOSHOP - Módulo 3

 

Objetivos

 

Este é o terceiro módulo sobre o PHOTOSHOP, esta série é uma continuação do módulo dois, pois o mesmo falava das ferramentas do PHOTOSHOP e esse é exatamente uma continuação das ferramentas.

 

Pré-requisitos: Para acompanhar esta lição com certeza você terá que ter visto as lições anteriores.

 

Continuação das Ferramentas do PHOTOSHOP

 

Pincel: com esta ferramentas pode-se desenvolver desenhos que parecem criados com um pincel de verdade, o PHOTOSHOP dispõe de diversos tipos de pincéis, para disponibilizá-los vá no menu janela->clique na opção mostrar pincéis. Será mostrado a você a caixa de diálogo a seguir:

 

Figura 01 – Caixa de diálogo.

 

Quando você clicar sobre a ferramenta Pincel, também será apresentada a janela de opções do Pincel, para realizar as alterações na ferramenta com alguns efeitos, a primeira caixa drop down é definido qual será o estilo do traçado, na caixa drop down Opacidade define-se o nível de transparência (opacidade) do traçado. Selecionando a caixa Arestas Aguadas, o contorno do traçado terá uma tonalidade mais forte que o interior. Veja a figura 02, é justamente a caixa que você fará essas modificações.

 

Figura 02 – Opções do pincel.

 

Para especificar opacidade, pressão ou exposição:

 

Na paleta Opções da ferramenta, insira um valor para Opacidade, Pressão ou Exposição, ou arraste o controle deslizante. Opacidade, pressão ou exposição podem variar de 1% a 100%. Para pintura com transparência ou um efeito fraco, especifique um valor percentual baixo; para pintura opaca ou efeitos mais fortes, especifique um valor alto.

 

Aerógrafo: essa ferramenta admite que se desenhe ocasionando um efeito de spray, quanto maior for o tempo que você permanecer com o Aerógrafo no mesmo ponto na tela, mais forte ficará o traço. O Aerógrafo também tem uma janela com diversas opções que causam efeitos diferentes na ferramenta. Veja a figura 03:

 

Figura 03 – Opções do Aerógrafo.

 

Na primeira caixa drop down onde encontra a palavra normal, é definido qual será o estilo do traçado. Na caixa drop down Pressão, define-se a porcentagem de pressão que será aplicada no traçado, quanto mais alto o valor atribuído, mais forte se torna o traçado. Em atenuar, é estipulado um valor onde ao ser arrastado o mouse, a tonalidade da cor é modificada. Quanto maior for o valor colocado nesse campo maior será o tempo para que a cor do traçado se modifique. As modificações é definida na caixa drop down atenuar para, pode-se escolher entre atenuar para transparente ou para plano de fundo.

 

Carimbo: essa ferramenta admite que se faça cópias de uma determinada área da figura em outras regiões da mesma figura. Para usar a ferramenta carimbo, clique na ferramenta, depois na área que será copiada, pressione a tecla Alt para ser desenvolvido o ponto de referência, depois clique e arraste o ponteiro do mouse nas áreas da figura que se deseja fazer cópia. A figura seguinte é a opção do carimbo.

 

Figura 04 –Opções do carimbo.

 

Na janela de opções da ferramenta carimbo, clique na opção alinhado para que a cópia seja alinhada ao ponto de referência, sendo assim, mesmo que você solte o ponteiro do mouse e clique em outra área, o carimbo continuará desenhando o ponto de referência escolhido anteriormente, quando a mesma é desativada, você pode desenvolver diversas cópias do mesmo ponto de referência. Para usar a ferramenta carimbo padrão, primeiramente você selecionará uma determinada área da figura com a ferramenta marca de seleção retangular. Depois do menu editar clique sobre a opção definir padrão, ainda com a ferramenta marca de seleção, clique em qualquer região da figura para que a seleção seja retirada.

 

Agora clique na ferramenta carimbo padrão e após clique e arraste o ponteiro do mouse sobre a figura. A figura a seguir mostra o carimbo.

 

Figura 05 – carimbo.

 

Borracha: essa ferramenta aceita que você apague determinada área da figura, assim como também a figura toda. A espessura e o estilo da borracha também pode ser escolhida na janela pincéis. A janela de opções da ferramenta borracha apresenta opções parecidas a da janela da ferramenta Pincel.

 

Figura 06 – Opções da Borracha.

 

Lápis: com essa ferramenta pode-se desenvolver desenhos à mão livre. A espessura da ponta do lápis é determinada através das várias opções da janela lápis assemelha-se muito à janela opções da ferramenta pincel. A única opção que se diferencia é a borracha automática, que modifica a cor do lápis para a cor de plano de fundo quando o lápis for passado sobre uma região que tenha sido preenchida pela cor de primeiro plano.

 

Figura 06 – Opções do lápis.

 

A ferramenta Linha, é um complemento da ferramenta Lápis, aceita que se desenhe linhas retas na figura, caso haja regiões selecionadas, você também pode desenhar somente dentro das regiões selecionadas. Veja a janela de opções da ferramenta Linha.

 

Figura 06 – Opções de linha

 

No campo Peso é definido a espessura da linha em pixels, a opção seta inicio e fim, admite que se atribua à linha a característica de seta, no inicio, quando você clicar pela primeira vez e no fim quando você clicar pela segunda vez. O botão apresenta uma caixa de diálogo para que você defina algumas características da seta. Veja a caixa de diálogo forma da seta.

 

Figura 06 – Forma da seta.

 

Conclusão

 

Ainda existem muitas outras ferramentas que serão abordadas mais adiante, as ferramentas do PHOTOSHOP são de grande importância. Bons estudos

 

Frase: Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina. (Cora Coralina)

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2020 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI