[MEU 50º LIVRO]: BANCOS DE DADOS E ACESS - CURSO COMPLETO - DO BÁSICO AO VBA - 1602 páginas

Páginas: 1602 | Autor: Júlio Battisti | 40% de Desconto e 70h de Vídeo Aulas de Bônus

Você está em: PrincipalTutoriaisMarilanealmeida : Photoshop001
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

FILTRO DE TUTORIAIS:




Adobe PHOTOSHOP - Módulo 1

 

Objetivos

 

Este é o módulo 1 de uma série de tutoriais sobre o PHOTOSHOP . Nesta série você aprenderá o que é o PHOTOSHOP, a parte conceitual.

 

Pré-requisitos: Para acompanhar esta lição você deve ter conhecimentos de informática.

 

Introdução

 

O Adobe PHOTOSHOP é um importante software para tratamento e construção de imagens. Dispõe de diversos recursos e efeitos o PHOTOSHOP leva sua mente a criar e editar figuras excelentes.

 

No PHOTOSHOP além de editar imagens feitas no CorelDRAW e outros softwares, pode-se também editar fotos e construir suas próprias imagens.

 

Os arquivos construídos no PHOTOSHOP ganham a extensão PSD, mas também pode-se salvar os seus arquivos no formato TIFF, BMP. E além disso para que você possa usar as imagens construídas no PHOTOSHOP na internet, você pode salvar os arquivos como JPG(JPEG).

 

Quando o PHOTOSHOP é iniciado, o programa lhe avisará sobre o produto que será mostrado e após o seu carregamento surgirá para a você a tela principal. O mesmo ao iniciar não apresenta nenhuma imagem aberta, deve-se abrir um arquivo de imagem suportado por ele. Quando o arquivo em questão é aberto também é apresentado uma janela com uma imagem. Veja a seguir a área de trabalho do PHOTOSHOP.

 

Figura 01 - Tela inicial.

 

Tamanho e resolução de imagens

 

Dimensões em pixel: o número de pixels na altura e largura da imagem bitmap. O tamanho da apresentação da figura é resolvido pelas dimensões em pixel e do tamanho e configuração do monitor. O tamanho do arquivo de figuras é apropriado a suas dimensões em pixel.

 

Um monitor de 13 polegadas apresenta 640 pixels na horizontal e 480 na vertical. Uma figura com 640 por 480 preencheria esta pequena tela. Em monitor maior, com configuração de 640 por 480, a mesma figura ainda preencheria toda a tela, mas cada pixel pareceria maior. Ao alterar a modificar para 1152 por 870 pixels, a figura seria mostrada com tamanho menor, ocupando apenas parte da tela.

 

Quando se prepara uma figura para ser mostrada on-line por exemplo, uma página da Web que necessitará ser visualizada em diferente monitores, as dimensões em pixel se tornam muito importantes.Como esta figura pode ser visualizada em um monitor de 13 polegadas, convém limitar seu tamanho para um máximo de 640 por 480 pixels.

 

Tamanho de exibição da tela: o tamanho com que uma figura surge na tela depende de diversos fatores, das dimensões em pixel da figura, do tamanho do monitor e da resolução do monitor.

 

Resolução da imagem: o número de pixels mostrados por unidade de comprimento impresso de uma figura, medido em pixels por polegada (ppi). Uma figura com resolução mais alta, conseqüentemente menor, contém mais pixels do que os de uma figura com as mesmas dimensões impressas com uma baixa. Por exemplo, uma imagem de 1 polegada por 1 polegada com uma resolução de 72 ppi contém um total de 5184 pixels (72 pixels de largura x 72pixels de altura igual 5184). A mesma figura de 1 polegada por 1 polegada com resolução de 300 ppi teria um total de 90.000 pixels.

 

Como são necessários mais pixels para representar uma unidade de área, as figura com resolução mais alta habituam-se reproduzir maiores detalhes e mostram transições mais suaves de cores do que aquelas com resolução mais baixa quando impressas. Aumentar a resolução de uma figura digitalizada ou construída com resolução mais baixa apenas espalha os dados de pixel original por um número maior de pixels e dificilmente melhora sua qualidade. Para produzir a resolução da figura a ser utilizada, considere o meio de distribuição final da figura. Se estiver criando figuras para serem exibidas on-line, a resolução apenas necessita atender aquela dos monitores mais comuns 72 ou 96 ppi, por outro lado, utilizar uma resolução muito baixa em uma figura impressa resulta na pixelização, uma saída com pixels amplo e de aparência grosseira. Uma resolução muito alta terá pixels menores do que os que os dispositivos de saídas são capazes de produzir, aumenta o tamanho do arquivo e torna lenta a impressão da figura. Além do mais, o dispositivo não será capaz de imprimir a figura com a resolução alta.

 

Resolução do monitor: o número de pixels ou pontos apresentados por unidade de comprimento no monitor, na maioria das vezes é medido em pontos por polegadas dpi. A resolução do monitor depende do tamanho do monitor e da configuração de pixel. A resolução de um monitor Pc comum é de cerca de 96 dpi, de um monitor Mac Os, 72 dpi. Entender o que é resolução de monitor esclarece o por que o tamanho de uma figura na tela costuma ser diferente do tamanho impresso. No PHOTOSHOP os pixels das imagem são traduzidos diretamente para pixels de monitor. Isso significa que, quando a resolução da imagem for maior que a do monitor, a figura surge maior na tela do que as dimensões especificadas para a impressão.

 

Tamanho do arquivo: O tamanho digital de uma figura é medido em kilobytes “K”, megabytes “MB” ou gigabytes “GB”. O tamanho do arquivo é adequado as dimensões em pixel da figura. Imagens com números maiores de pixels são capazes de produzir mais detalhes em um dado tamanho impresso, mas requerem mais espaço em disco para armazenar, sendo que a edição e a impressão podem ser mais lentas.O PHOTOSHOP tolera, no máximo, um tamanho de arquivo de 2 GB e dimensões máximas de 30.000 por 30.000 pixels por figura. Esta restrição põe limites para tamanho e resolução da impressão

 

Trabalhando com Camadas

 

As camadas deixam que você organize uma figura, podendo assim, definir a ordem das figuras e ainda admite que o usuário edite cada uma delas de forma separada sem afetar as outras camadas. Veja a seguir a tela inicial do PHOTOSHOP usando as camadas.

 

Conhecendo a janela de camadas

 

 

Criando camadas

 

Existem várias formas de se construir camadas. Você pode criar através da opção nova-> camada no menu camada. Ao copiar alguma área de uma outra imagem para o arquivo que você estiver editando, automaticamente a figura que esta sendo copiada será inserida em uma nova camada.

 

Para criar uma camada de texto, basta apenas criar o texto com a ferramenta de texto (no próximo módulo falaremos dessa ferramenta) e automaticamente o texto será inserido em uma nova camada. Sendo que esta, terá um símbolo indicando que é uma camada criada através de um texto.

 

Ordenando camadas

 

As camadas vão se ordenando na medida que vão sendo construídas. Sendo que as que são criadas posteriormente são colocadas por cima das outras. Você pode modificar a ordem de como elas estão dispostas. Para isso, na janela camadas, clique sobre a camada que você deseja mover e arraste para a posição desejada. Veja isso na figura seguinte.

 

 

Opacidade das camadas

 

Na janela camadas, na opção opacidade, pode-se definir o nível de opacidade/ transparência que será atribuído à camada. Para fazer a modificação, clique sobre a camada que deseja atribuir o efeito e depois regule a porcentagem de opacidade da imagem.

 

Vinculando camadas

 

Pode-se também ainda vincular duas ou mais camadas. Sendo assim, as operações que serão atribuídas a uma camada, também serão aplicadas às outras que estão vinculadas a ela. Para vincular camadas, deixe selecionada a primeira camada, depois, na camada que será vinculada clique sobre o campo onde é inserido o símbolo de vinculo.

 

Posteriormente falaremos mais sobre as camadas e também será apresentado um exemplo da mesma.

 

Conclusão

 

Finaliza aqui o primeiro módulo sobre o PHOTOSHOP, espero que você tenha gostado. Ainda virão muitos outros pela frente. Bons estudos.

 

Frase: Escute seu coração. Ele conhece todas as coisas, porque veio da Alma do Mundo e um dia retornará para ela.

Best Sellers de Excel do Julio Battisti

Todos com Vídeo Aulas, E-books e Planilhas de Bônus!

Aprenda com Júlio Battisti:
Excel 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos - Passo a Passo

 Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 540 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado, Análise de Dados, Tabelas Dinâmicas, Funções Avançadas, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

Livro: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado, Análise de Dados, Tabelas Dinâmicas, Funções Avançadas, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 952 | Editora: Instituto Alpha

 

Livro: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado, Análise de Dados, Tabelas Dinâmicas, Funções Avançadas, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

Aprenda com Júlio Battisti: Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo

 

[LIVRO]: Aprenda com Júlio Battisti: Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

[LIVRO]: Aprenda com Júlio Battisti: Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo

Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 - Curso Completo - Do Básico ao Avançado, Incluindo Macros e Programação VBA - Através de Exemplos Práticos

 

[A BÍBLIA DO EXCEL]: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 - Curso Completo - Do Básico ao Avançado, Incluindo Macros e Programação VBA - Através de Exemplos Práticos Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1338 | Editora: Instituto Alpha

 

[A BÍBLIA DO EXCEL]: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 - Curso Completo - Do Básico ao Avançado, Incluindo Macros e Programação VBA - Através de Exemplos Práticos Passo a Passo

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI