NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisMarilanealmeida : Introducaonotes032
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


Lotus Notes - Módulo 32

 

Objetivos

 

Neste módulo de Lotus notes veremos a parte de consulta (Solução de problemas de pesquisa).

 

Pré-requisitos:

 

Para acompanhar esta lição você deve ter visto as lições passadas.

 

Consulta no Lotus Notes (Continuação)

 

Solução de problemas de pesquisa

 

Receberem documentos de um servidor durante a replicação.

 

Por que não posso ver as correspondências nos meus documentos de resultados?

 

O Lotus Notes destaca as correspondências com um retângulo verde. Se o texto do documento for da mesma cor que o retângulo, você não terá condições de ler o texto.

 

Se você clicar no documento no decorrer a exibição no painel de visualização Documento e, em seguida, utilizar as setas próximas a "Limpar resultados", poderá navegar de correspondência para correspondência. Quando o foco está em uma correspondência, ela é realçada na cor púrpura e, então, você pode ler o texto. Com o documento aberto, você também pode utilizar os comandos de teclado (Ctrl + "+" e Ctrl + "-") para navegar para os realces de pesquisa.

 

Por que o Lotus Notes está realçando a frase ou o parágrafo inteiro em vez das palavras correspondentes?

 

O Lotus Notes não agüenta o realce de palavras correspondentes em conjuntos de caracteres de byte duplo. Muitos idiomas asiáticos (chinês e japonês, por exemplo) são de byte duplo.

 

Dicas de pesquisa

 

A realização de uma pesquisa vitoriosa pode ser uma arte. Em virtude das complexidades de percorrer tantos dados à procura de algo muito específico, você poderá não ter o que pesquisa logo na primeira tentativa. Em geral, certifique-se de que os bancos de dados que você quer pesquisar tenham índices de texto total e utilize os recursos de pesquisa do Lotus Notes  para limitar a pesquisa o máximo possível.

 

Todas as dicas, com exceção das duas últimas, aplicam-se à pesquisa de texto total e à Pesquisa de domínio.

 

Seja específico

 

Utilize palavras que você acha que permanecerão apenas nos documentos que se deseja. A procura de "Pincher" em uma discussão sobre animais de estimação normalmente apresenta menos resultados do que "cachorros". E esses resultados estarão mais próximos dos desejados.

 

Utilize aspas duplas para procurar uma frase exata

 

A pesquisa de "cachorros são exigentes quanto à comida" localizará essa frase exata. As aspas simples não funcionam.

 

Escolha "Usar variantes de palavras" e "Pesquisa difusa"

 

Estas são as opções disponíveis quando você abre a seção "Mais" na barra de pesquisa. Elas ampliam a sua pesquisa, tornando-a mais abrangente. Uma vez ativadas, você poderá tentar utilizar palavras básicas ou partes de palavras — "par" para localizar "parte" ou "pares"; "ão" para localizar "canhão", "mão" ou "caminhão". Veja a figura abaixo essa opção:

 

 

Use palavras diferentes com o mesmo significado

 

Digamos que você esteja atrás de documentos sobre cachorros e que os resultados incluam menos documentos do que o esperado. Tente "cachorros OU cachorrinhos". O operador OU localiza documentos que contenham qualquer uma delas.

 

No próximo módulo estudaremos sobre os operadores.

 

Controle o número de resultados obtidos

 

No canto superior esquerdo da barra de pesquisa, o Lotus Notes mostra o número de resultados. Se você tem muitos resultados ou poucos, tente reformular a sua pesquisa.

 

Se existir muitos resultados, tente usar AND. Se houver poucos resultados, tente OR.cachorros OR cães Retorna documentos com uma ou outra palavra (retorna mais resultados), cachorros AND cães Retorna documentos com as duas palavras (retorna menos resultados).

 

Utilize a condição "Preencher formulário de exemplo"

 

Esta é uma forma atraente de realizar uma pesquisa de texto total (não de domínio) complicada. Pode-se especificar em detalhes que tipos de documentos você quer que retornem. Não é preciso preencher todos os campos no formulário de exemplo — os campos em branco serão correspondidos em todos os documentos. Para que você obtenha melhores resultados, preencha apenas um ou dois que sejam mais específicos à sua pesquisa.

 

Nota: Quando você usa um formulário de exemplo, o Lotus Notes ainda procura os documentos criados com todos os formulários no banco de dados. Se desejar limitar a pesquisa aos documentos criados com o formulário usado como exemplo, adicione uma condição Por formulário e especifique o mesmo formulário.

 

Classifique resultados utilizando as colunas da visão

 

Esta dica serve apenas para a pesquisa de texto total. Se você está habituado a classificar uma visão com os ícones de triângulo na parte superior de cada coluna, selecione "mostrar todos os documentos" ou "manter ordem atual" como a sua opção de classificação na seção Mais da barra de pesquisa.

 

Solução de problemas de pesquisa. Por que o Lotus Notes não localizou os documentos que pesquisei?

 

O banco de dados possui índice de texto total?

 

Quando se pesquisa em um banco de dados que é indexado por texto total, certifique-se de que esse índice esteja atualizado. Caso contrário, os resultados da pesquisa podem não ser corretos.

 

Em uma pesquisa de domínio é necessário ter acesso para ler um documento, banco de dados ou arquivo para que seu título apareça na lista de resultados mostrados pelo Lotus Notes depois da pesquisa.

 

Alguns campos estão computados para "exibir somente", o que significa que o que você vê na tela não está armazenado no formulário em si. Em vez disso, é calculado quando se abre o documento. Por essa razão, o Lotus Notes não pode indexar esses valores com texto total e uma pesquisa não os localizará.

 

Para ver uma lista dos campos em um documento em particular, abra Propriedades do documento e clique na divisória Campos.

 

 

Se você pesquisar em um campo "somente exibição", o Lotus Notes mostrará uma mensagem "Nenhum documento encontrado". Se você buscar a palavra FIELD, sozinha ou em uma frase, sem colocar a palavra ou a frase entre aspas duplas, poderá ver a mensagem de erro "Não é possível encontrar no banco de dados o nome de campo usado na consulta" ou "A consulta é incompreensível".

 

Os anexos estão localizados no campo $FILE, embora pareçam estar no campo BODY em um documento. Se você estiver pesquisando um texto em um anexo, a sua simples inserção na caixa de pesquisa deverá ser suficiente. No entanto, se você estiver especificando um campo (com o operador FIELD ou criando uma condição), deverá especificar o campo $FILE.

 

Você buscou um documento com um anexo, suponha que, um arquivo do Ami Pro com um formato .sam) que mostra a palavra que se está pesquisando em seu conteúdo, mas ele não foi retornado. Quando você cria um índice de texto total para um banco de dados, deve selecionar "Indexar arquivos anexados" para admitir que o Lotus Notes  pesquise em arquivos anexados.

 

Dependendo de como o gerente do banco de dados criou o índice de texto total, o índice pode ou não incluir o texto em anexos de arquivo e em campos criptografados.

 

Para descobrir se um índice de texto total inclui esses dados, siga os passos abaixo:

 

1. Abra o banco de dados.

 

2. Vá no menu Arquivo-> Banco de dados -> Propriedades.

 

 

3. Clique na divisória "Texto total".

 

 

O Lotus Notes não indexará com texto total um documento com mais de 6 MB.

 

Você não pode buscar dados sobre data/hora (por exemplo, 07:32:15) em um campo Data/Hora. Esses dados não estão indexados com texto total.

 

Busque uma frase ou palavra em particular utilizando aspas duplas — aspas simples não funcionam. A seqüência de caracteres de pesquisa: FIELD Subject ="Olá" encontra documentos com a palavra Olá no campo assunto. FIELD Subject='Olá' não encontra os documentos.

 

Por que não posso atualizar minha Caixa de entrada quando a barra de pesquisa está aberta?

 

Para atualizar a visão, o foco deverá estar nela e não na barra de pesquisa. Retire o foco da barra de pesquisa clicando uma vez na visão. Em seguida, escolha Exibir - > Atualizar.

 

Por que recebo uma mensagem de erro indicando que devo reindexar meu banco de dados local ou de réplica?

 

Ao atualizar para uma nova versão do Lotus Notes, você necessitará reindexar seus bancos de dados locais que não sejam réplicas. Suponha que, se o seu Diário pessoal local tiver um índice de texto total de uma versão anterior e você não estiver planejando se tornar um usuário móvel (os diários de usuários móveis são réplicas), exclua e recrie o índice de texto total do diário.

 

Não é preciso reindexar bancos de dados em servidores. Quando um servidor Domino é atualizado, ele procura os bancos de dados indexados com texto total de acordo com versões anteriores e os atualiza automaticamente.

 

Nota: Se você tentar realizar uma pesquisa durante a atualização, verá uma mensagem de erro. Portanto, se o banco de dados encontrar-se em um servidor, tente novamente mais tarde. Também não é preciso reindexar bancos de dados de réplica locais porque o Lotus Notes se encarrega de atualizar seus índices na primeira vez em que receberem documentos de um servidor durante a replicação.

 

Conclusão

 

Este módulo ainda é continuação do módulo passado, neste foi mostrado a você como Solucionar problemas de pesquisa, no próximo módulo será passado para você sobre os operadores básicos. Espero que tenha gostado e até o próximo.

 

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2020 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI