NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisMarilanealmeida : Introducaonotes030
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


Lotus Notes - Módulo 30

 

Objetivos

 

Neste módulo de Lotus notes veremos a replicação de documentos selecionados em um banco de dados, como criar uma réplica parcial que contenha apenas documentos selecionados e programação da replicação.

 

Pré-requisitos:

 

Para acompanhar esta lição você deve ter visto as lições passadas.

 

Replicação de documentos selecionados em um banco de dados

 

Se você normalmente trabalha em um banco de dados grande baseado em servidor, talvez seja conveniente replicar os documentos com os quais trabalha. No entanto, pode ser que não tenha espaço de armazenamento em seu computador para o banco de dados inteiro. É aceitável criar uma réplica parcial que contenha apenas a estrutura do banco de dados e os documentos selecionados.

 

Também é admissível criar uma réplica em um servidor que tenha apenas os documentos selecionados de um banco de dados local. Suponha que, essa réplica poderia ter o backup de documentos importantes sem ocupar muito espaço no servidor.

 

Você não pode selecionar documentos em um banco de dados local e criar outra réplica localmente, mas é aceitável transformar um banco de dados local existente para incluir apenas os documentos selecionados.

 

Dica: Tem outras formas de criar uma réplica parcial, especificando, por exemplo, que ela tem apenas os documentos das pastas ou visões especificadas ou que ela contenha apenas os dados especificados em uma fórmula.

 

Como criar uma réplica parcial que contenha apenas documentos selecionados

 

Por padrão, uma réplica parcial de documentos selecionados possui o conteúdo completo dos documentos. O Lotus Notes cria a réplica, por padrão, no diretório de dados. Siga os passos abaixo:

 

1. Abra o banco de dados e selecione os documentos com os quais deseja trabalhar.

 

2. Arraste os documentos para o ícone Replicador.

 

Dependendo de se o banco de dados original é local ou de servidor, o Lotus Notes  abrirá a caixa de diálogo Criar réplica para o banco de dados ou Sobrescrever réplica do banco de dados.

 

3. Se o banco de dados para o qual está sendo criada uma réplica estiver no servidor, clique em Opções e siga um destes procedimentos:

 

- Para criar a réplica localmente no diretório de dados, vá para a etapa 6.

 

- Para criar a réplica em um servidor, selecione ou digite o nome de um servidor na lista Servidor e clique em OK.

 

4.(Opcional) Modifique o nome de arquivo da réplica no campo "Caminho do arquivo". Para especificar um caminho de arquivo, clique no ícone da pasta e vá para o diretório do servidor em que a réplica será salva.

 

Cuidado: Se uma réplica de suas mensagens for criada, certifique-se de atribuir à nova réplica o mesmo nome e caminho do arquivo especificado no campo "Arquivo de mensagens", na divisória Mensagens do documento de localidade atual. É admissível utilizar diversos nomes/caminhos de arquivo de mensagens para diferentes localidades. Certifique-se de que as réplicas usadas para essas localidades possuem nomes/caminhos de arquivo correspondentes.

 

5. Se o banco de dados para o qual está sendo criada uma réplica for local, o título da caixa de diálogo será Modificar réplica para o banco de dados NomeBancoDados. Clique em Opções e escolha uma das seguintes opções:

 

- Para modificar o banco de dados original a fim de que ele contenha apenas os documentos selecionados, vá para a etapa 6.

 

- Para criar a réplica em um servidor, selecione ou digite o nome de um servidor na lista Servidor e clique em OK. O Lotus Notes modificará o título da caixa de diálogo para Criar réplica para o banco de dados NomeBancoDados.

 

(Opcional) Modifique o nome de arquivo da réplica no campo "Caminho do arquivo". Para especificar um caminho de arquivo, clique no ícone da pasta e vá para o diretório do servidor em que a réplica será salva.

 

6. Siga um dos seguintes procedimentos:

 

- (Opcional) Selecione "Criptografar a réplica utilizando" e escolha um tipo de criptografia (Avançada, Simples ou Média) na lista.

 

- (Opcional) Para economizar espaço no disco rígido para uma réplica local, certifique-se de que a opção "Criar índice de texto total para pesquisa" não esteja selecionada. (Um índice quase que duplica o tamanho do elemento que está sendo criado.)

 

- (Opcional) Para utilizar a mesma ACL do banco de dados original na nova réplica, selecione "Copiar lista de controle de acesso".

 

- (Opcional) Para criar a réplica apenas após a próxima replicação programada, cancele a seleção da opção "Criar imediatamente".

 

- (Opcional) Clique em Mais definições para personalizar as definições desta réplica como, por exemplo, a direção da replicação, uma programação e quanto de cada documento do banco de dados será replicado.

 

7. Clique em OK.

 

Nota:  O Lotus Notes adicionará um indicador  na pasta de histórico e uma entrada de banco de dados à página Replicador.

 

8. (Opcional) Se você mudar de idéia e, em vez de replicar somente os documentos selecionados, decidir criar uma réplica do banco de dados inteiro, selecione "Estender replicação para incluir todo o banco de dados contendo esses documentos" e clique em OK.

 

9. Clique em OK.

 

Programação da replicação

 

Com uma programação de replicação, é possível replicar bancos de dados locais periódica e automaticamente. É possível configurar várias programações de replicação para diversas localidades. Por exemplo, você pode configurar uma programação de replicação somente para seu Escritório ou especificar programações de replicação diferentes para o Escritório e a Residência.

 

Quando você iniciar o Lotus Notes, ele verificará se a replicação está programada para a localidade atual. Se estiver, o Lotus Notes executará a replicação com base nessa programação. Se o Lotus Notes não conseguir realizar uma replicação programada, ele tentará uma nova replicação a cada minuto, até obter êxito.

 

Se os bancos de dados locais contêm dados dependentes de horários, pode ser útil executar os seguintes procedimentos:

 

» Programar a replicação pouco antes de começar a utilizar o Lotus Notes e imediatamente antes de terminar de usar o Lotus Notes em uma determinada localidade. Dessa maneira, você poderá obter os dados mais atualizadas dos servidores no início do dia e fornecer informações atualizadas a servidores no final do dia.

 

» Se você replica através de uma linha telefônica, programe a replicação para a noite quando as chamadas telefônicas são mais baratas e os servidores não estão tão ocupados. Mantenha o Lotus Notes e o computador em execução e deixe a linha telefônica disponível quando você interromper o trabalho.

 

Caso especifique que alguns bancos de dados possuem alta prioridade, o Lotus Notes  os replicará com base em uma programação adicional mais freqüente que a dos outros bancos de dados. Por exemplo, pode-se definir seu banco de dados de correio como um banco de dados de alta prioridade. Em seguida, será possível especificar o intervalo adicional desse banco de dados como parte da programação geral. Por exemplo, se a maioria dos bancos de dados são replicados a cada hora, você poderia definir os bancos de dados de alta prioridade de modo que sejam replicados a cada meia hora.

 

As entradas de banco de dados de alta prioridade da página Replicador aparecem com um ícone de relógio duplo, como foi falado no capitulo anterior.

 

Nota: Se o administrador lhe conceder privilégios de usuário móvel, o Lotus Notes  ativará a programação automaticamente (consulte a etapa 5 do procedimento a seguir) e definirá a replicação de modo que ela ocorra durante a inicialização (etapa 7) e o encerramento (etapa 10).

 

Para especificar uma programação de replicação faça:

 

1. Abra qualquer banco de dados de réplica local.

 

2. Escolha Arquivo -> Replicação -> Definições no menu.

 

3. Clique em "Alterar programação". Veja a figura abaixo:

 

Figura 01 – Definições de replicação.

 

Nota: É aceitável configurar a mesma programação de replicação especificada na divisória Replicação do documento Localidade atual da lista pessoal de endereços ou no menu "A replicação programada está desativada", localizado na parte superior direita da página Replicador.

 

4. Selecione "A replicação está ativada para esta localidade".

 

Figura 02 – Programação de replicação.

 

5. (Opcional) Para que a programação inicie assim que terminar de ser definida, selecione "Imediatamente". Do contrário, selecione "Próxima replicação."

 

6. (Opcional) Selecione "Replicar quando o Lotus Notes iniciar". Com essa definição, o Lotus Notes o avisará sobre a replicação durante a inicialização e, portanto, você terá a possibilidade de cancelá-la. Selecione "Não avisar" para que o Lotus Notes execute a replicação durante a inicialização, sem que haja a possibilidade de cancelamento.

 

7. Selecione "Intervalo de replicação" e especifique a programação primária: No campo "Replicar diariamente entre", especifique os horários de início e término que definem o período do dia durante o qual você deseja que ocorra a replicação.

 

No campo "Repetir a cada", especifique quantos minutos deseja entre as sessões de replicação.

 

Por exemplo, suponha que a replicação esteja programada de 8:00 às 22:00, de segunda a sexta-feira, com um intervalo de repetição de 360 minutos (6 horas). Se o Lotus Notes for iniciado às 9:00 de terça-feira, ele executará a replicação imediatamente e fará uma outra 6 horas depois.

 

Figura 03 – Intervalo de replicação.

 

No campo "Dias da semana", especifique os dias em que deseja que ocorra a replicação.

 

8. (Opcional) Selecione "Intervalo adicional para bancos de dados de alta prioridade" e especifique a programação adicional como na etapa anterior.

 

9. (Opcional) Selecione "Aviso de replicação no encerramento do Lotus Notes" e uma das opções a seguir:

 

- A opção "Se houver algo em espera para envio" executará a replicação quando qualquer banco de dados local for modificado.

 

- A opção "Se a caixa de saída não estiver vazia" executará a replicação apenas quando houver mensagens não enviadas a serem enviadas.

 

10. Clique em OK para retornar à caixa de diálogo Definições de replicação.

 

Nota: Se você estiver editando a programação diretamente no documento Localidade, e não em uma caixa de diálogo, clique em "Salvar e fechar".

 

11. (Opcional) Para utilizar a mesma programação para todas as localidades, selecione "Aplicar alterações a todas as localidades" na parte inferior da página Básico da caixa de diálogo Definições de replicação. Isso também se aplicará a quaisquer outras modificações efetuadas nesta página para todas as localidades.

 

12. Clique em OK.

 

13. Na página Replicador, na coluna "Ativado", certifique-se de que as entradas de banco de dados a serem replicadas com base na programação possuam marcas de seleção.

 

14. Certifique-se de que o menu drop-down esteja indicando "Replicação programada está ativada" na parte superior direita da página Replicador. Se não estiver, escolha Ativar replicação programada no menu.

 

Conclusão

 

Neste módulo você viu a Replicação de bancos de dados de mensagens e de outros bancos de dados , espero que tenha gostado e até o próximo.

 

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2020 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI