NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisMarilanealmeida : Introducaonotes028
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


Lotus Notes - Módulo 28

 

Objetivos

 

Vamos a mais um módulo de Lotus notes, neste você ainda verá a continuação de CONEXÃO (réplicas).

 

Pré-requisitos:

 

Para acompanhar esta lição você deve ter visto as lições passadas.

 

Preferências de replicação

 

Por padrão, suas preferências de replicação aplicam-se a todas as réplicas locais criadas.

 

Como receber documentos ou anexos parciais em novas réplicas

 

Para economizar espaço no disco rígido, é aceitável fazer com que o Lotus Notes limite o tamanho de cada documento e/ou anexo que ele replica em todas as novas réplicas. Se um documento for maior que o tamanho escolhido, o Lotus Notes replicará todos os campos rich-text menores que esse tamanho, a maioria dos documentos contém apenas um campo de rich-text. Se um anexo for maior, o Lotus Notes o removerá, a inserção do valor 0 para anexos removerá todos os anexos.

 

1. Vá no menu, escolha Arquivo -> Preferências -> Preferências do usuário.

 

Figura 01 – Preferências do usuário.

 

2. Clique em Replicação.

 

Figura 02 – Preferências do usuário.

 

3. (Opcional) Para modificar a parcela de cada documento a ser recebida, selecione "Receber documentos parciais" selecione "Truncar documentos maiores que" e, em seguida, digite um tamanho na caixa.

 

Nota: Se você selecionar "Receber documentos parciais" sem especificar um tamanho, os documentos ficarão limitados a um resumo e 40kb de rich text.

 

4. (Opcional) Para modificar a parcela de cada anexo a ser recebida, selecione "Limitar tamanho de anexos a" e digite um tamanho na caixa.

 

5. Clique em OK.

 

Como criar índices de texto total para novas réplicas

 

O Lotus Notes pode criar um índice de texto total no disco rígido para cada nova réplica. Um índice de texto total aperfeiçoa a pesquisa, mas pode ocupar de 1/10 a 1/4 do espaço de armazenamento total de seu banco de dados associado. É admissível economizar espaço definindo o Lotus Notes de modo que ele não crie índices de texto total para as réplicas.

 

Dica:  Ative essa configuração antes de criar uma réplica local de algum banco de dados de Ajuda.

 

1. No menu, escolha Arquivo -> Preferências -> Preferências do usuário.

 

2. Clique em Replicação.

 

3. Selecione "Criar índice de texto total para pesquisa" e clique em OK. Estes passos estão baseados na figura 02.

 

Como definir a criptografia para novas réplicas

 

Por padrão, o Lotus Notes criptografa réplicas locais. Isso protegerá seus dados, especialmente se suas réplicas estiverem em um laptop que viaja com você. É admissível modificar o tipo de criptografia ou desativar a preferência.

 

1. No menu, escolha Arquivo -> Preferências - >Preferências do usuário.

 

2. Clique em Replicação.

 

3. Siga um destes procedimentos: Para criptografar, selecione "Criptografar localmente utilizando", selecione uma opção de criptografia, avançada, média ou simples e clique em OK.

 

Para desativar a criptografia, cancele a seleção de "Não criptografar localmente".

 

4. Clique em OK.

 

Como especificar quando o Lotus Notes deve criar novas réplicas

 

Por padrão, o  Lotus Notes cria uma réplica completa quando se escolhe Arquivo -> Replicação -> Nova réplica, mas é admissível definir o Lotus Notes para que aguarde e crie novas réplicas apenas na próxima replicação programada. Isso será de utilidade, suponha que, se sua programação estiver configurada para replicar apenas quando você estiver conectado a uma linha telefônica ou a uma rede em seu escritório.

 

1. Vá em  Arquivo -> Preferências -> Preferências do usuário.

 

2. Clique em Replicação.

 

3. Selecione "Criar na próxima replicação programada" e clique em OK. Esses passos serão feitos em cima da figura 02.

 

Atenção:  Se criar réplica de suas mensagens, certifique-se de atribuir à nova réplica o mesmo nome e caminho do arquivo especificado no campo "Arquivo de mensagens", na divisória Mensagens do documento de localidade atual. É aceitável utilizar diversos nomes/caminhos de arquivo de correio para diferentes localidades. Certifique-se de que as réplicas usadas para essas localidades possuem nomes/caminhos de arquivo correspondentes.

 

Níveis de acesso

 

Quando se cria uma réplica local, o Lotus Notes lhe atribui acesso Gerente à réplica. No entanto, se você não tiver o acesso adequado ao banco de dados original no servidor, por exemplo, se você ter apenas acesso Leitor, não poderá replicar as modificações que fizer na réplica de volta para o servidor.

 

Nota: Se um gerente de banco de dados fizer cumprir a lista de controle de acesso (ACL) de um banco de dados para todas as réplicas e você criar uma réplica do banco de dados, o Lotus Notes lhe atribuirá o mesmo acesso à réplica que possuir ao banco de dados original. Por exemplo, se você possuir acesso Autor a um banco de dados, o Notes lhe atribuirá acesso Autor à replica. Para obter mais informações sobre a ACL de um banco de dados, consulte o gerente do banco de dados.

 

Intervalos de eliminação

 

Quando se remove um documento de um banco de dados, o Lotus Notes  conservará um registro da exclusão que identifique o documento. Dessa maneira, o Lotus Notes  poderá replicar o documento para outras réplicas mesmo que tenha sido removido do banco de dados original. O intervalo de exclusão padrão é de 30 dias. Para certificar-se de receber os documentos removidos de um banco de dados, replique pelo menos uma vez durante cada intervalo de eliminação.

 

O Lotus Notes  excluirá registros de exclusão de um banco de dados quando eles forem mais antigos que o intervalo de exclusão do banco de dados. O intervalo de eliminação de um banco de dados é um terço do número de dias especificado na caixa "Remover documentos não modificados nos últimos", na divisória "Espaço" da caixa de diálogo Definições de replicação. Suponhamos que, se forem especificados 60 dias, o intervalo de eliminação será de 20 dias. A remoção dos registros de exclusão libera o espaço em disco que os documentos excluídos ocupam.

 

Quando o Lotus Notes exclui documentos que forem mais antigos que o intervalo de eliminação de uma réplica, não criará registros de exclusão para os documentos.

 

Limitação do que é enviado de uma réplica

 

Se a caixa de diálogo Definições de replicação não estiver aberta, abra a réplica a ser personalizada, escolha Arquivo -> Replicação -> Definições e clique em Enviar.

 

Figura 03 – Definições.

 

Figura 04 – Caixa de definições.

 

Como evitar uma réplica de enviar exclusões ou modificações ao título e às propriedades de segurança do banco de dados

 

Se você criar diversas réplicas do mesmo banco de dados para utilizar diferentes definições, por exemplo, para replicar diversas pastas ou visões em vários arquivos, utilize esta opção para manter os títulos de bancos de dados exclusivos, a fim de facilitar a identificação da finalidade de cada réplica.

 

1. Abra o banco de dados a ser replicado.

 

2. Siga um destes procedimentos: Para criar uma réplica parcial contendo apenas documentos previamente selecionados, siga as instruções fornecidas em Replicação de documentos selecionados em um banco de dados.

 

Para criar outros tipos de réplicas parciais, siga as instruções fornecidas em Como criar uma réplica completa e modifique a réplica conforme descrito em Como reduzir todos os documentos ou limitar os anexos recebidos em uma réplica, como limitar uma réplica a um subconjunto de pastas ou visões ou Como limitar uma réplica aos dados especificados.

 

1. Abra uma réplica e escolha Arquivo -> Replicação -> Definições. Você já realizou esse processo anteriormente.

 

2. Selecione opções em "Enviar" para impedir que esta réplica envie todas ou qualquer uma das configurações a seguir para outras réplicas:

 

- Exclusões de documentos inteiros e não do conteúdo de documentos que ainda existam. Selecione "Não enviar exclusões efetuadas nesta para outras réplicas".

 

- Selecione "Não enviar modificações no título e nos dados de catálogo do banco de dados para outras réplicas".

 

Para Definições de segurança de banco de dados, vá em Arquivo -> Banco de dados - >Controle de acesso. Selecione "Não enviar alterações na propriedade de segurança local para outras réplicas".

 

Figura 05 – Controle de acesso.

 

3. Clique em OK.

 

Conclusão

 

Conclui-se mais um módulo sobre o Lotus Notes, espero que tenha gostado e bons estudos.

 

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2020 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI