NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisMarilanealmeida : Introducaonotes027
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


Lotus Notes - Módulo 27

 

Objetivos

 

Vamos a mais um módulo de Lotus notes, neste você ainda verá a continuação de CONEXÃO (réplicas).

 

Pré-requisitos:

 

Para acompanhar esta lição você deve ter visto as lições passadas.

 

Adição e exclusão de réplicas a partir dos indicadores

 

Na caixa de diálogo Gerenciar lista de servidores de réplicas, é possível colocar ou excluir réplicas de um banco de dados a partir dos indicadores. Também é admissível achar todos os servidores que possuem uma réplica do banco de dados e instruir o indicador a localizar um novo servidor para o qual o administrador de servidor moveu uma réplica.

 

Se a caixa de diálogo Gerenciar lista de servidores de réplicas não estiver aberta, clique com o botão direito do mouse no indicador de uma réplica e escolha Abrir réplica -> Gerenciar lista.

 

Como remover uma réplica dos indicadores

 

Para que você realize esse processo siga os passos abaixo:

 

1. Selecione um servidor na lista da caixa de diálogo Gerenciar lista de servidores de réplicas.

 

2. Clique em Remover. Veja a figura 01 abaixo:

 

3. Quando você clica em remover aparecerá para você a figura 02. Você escolherá se quer realmente remover.

 

Figura 01 – Remover réplicas.

 

Figura 02 – Caixa de diálogo de remoção.

 

Como adicionar uma réplica aos indicadores

 

1. Na lista Adicionar servidor da caixa de diálogo Gerenciar lista de servidores de réplicas, selecione um servidor que contenha uma réplica do banco de dados.

 

2. Clique em Adicionar.

 

Como localizar servidores que contêm uma réplica

 

É aceitável fazer com que o Lotus Notes ache todos os servidores do domínio que contenham uma réplica do banco de dados, clicando-se em Descobrir na caixa de diálogo Gerenciar lista de servidores de réplicas. Esse processo pode ser demorado.

 

Como direcionar uma réplica a um novo servidor

 

Quando você tenta replicar uma réplica e recebe uma mensagem informando que ela foi movida para outro servidor, é preciso apontar o indicador para o novo servidor.

 

Para que você entenda melhor siga os passos abaixo:

 

1. Localize o indicador da réplica.

 

2. Clique com o botão direito do mouse no indicador e, em seguida, selecione Abrir réplica - > Gerenciar lista.

 

3. Digite o nome do novo servidor com o qual deseja replicar na parte inferior e clique em Adicionar.

 

4. Na próxima vez que o Lotus  Notes replicar, ele tentará primeiro o servidor antigo e, em seguida, tentará o novo servidor adicionado.

 

A página Replicador mostra todas as réplicas e o ajuda a gerenciar a replicação. É admissível programar a replicação ou fazê-la manualmente, quando necessário, com programações desigual para cada localidade em que o Lotus Notes é usado.

 

Dica: Existem diversas formas de se chegar ao menu Replicação de um banco de dados: no menu Arquivo, enquanto o banco de dados estiver aberto, clique com o botão direito do mouse no indicador de um banco de dados ou em uma entrada de banco de dados na página Replicador, as entradas são criadas na primeira vez em que um banco de dados é replicado.

 

Quando a conexão com o Lotus Notes é formada por linha telefônica, é aceitável defini-lo para que chame automaticamente cada servidor a ser replicado. Se um servidor intermediário ou um servidor de rede “local remota” encontrar-se sendo utilizado, será possível definir o Lotus Notes para praticar uma única chamada e replicar todos os bancos de dados locais de uma vez, mesmo que estejam em servidores diferentes.

 

Dica: Se o Lotus Notes encontrar - se sendo utilizado em diversos computadores de um ou mais escritórios, peça ao administrador do Domino para torná-lo um usuário móvel, a fim de que ele possa gerenciar a replicação entre os computadores e admitir que você utilize as mesmas preferências e outras definições em todos os computadores.

 

Criação de réplicas

 

É aceitável criar réplicas completas ou parciais: A réplica completa contém todos os documentos de um banco de dados e recursos de estrutura como formulários e agentes.

 

Criação de uma réplica completa

 

Utilize a opção Criar réplica para o banco de dados para criar uma réplica completa. Por padrão, o Lotus Notes cria novas réplicas localmente. Quando você tentar criar uma réplica de banco de dados local, o título desta caixa de diálogo será Sobrescrever réplica do banco de dados, e não Criar réplica para o banco de dados, até que um servidor ou outro diretório local diferente aquele em que o banco de dados de origem está armazenado seja mencionado.

 

Nota: Antes de criar uma réplica em um servidor, certifique-se de que você está listado na ACL do banco de dados como Gerente. Caso contrário, você não terá permissão para remover as réplicas de servidor que criou. Ao tentar replicar um banco de dados baseado em servidor, é provável que você tenha problemas para acessar o servidor. Se isso acontecer, peça ajuda ao administrador.

 

Se a caixa de diálogo Criar réplica não estiver aberta, selecione ou abra o banco de dados a ser replicado e escolha Arquivo - >Replicação -> Nova réplica. Veja esse passo abaixo:

 

Figura 03 – Nova réplica.

 

Após você clicar em nova réplica aparecerá a figura a seguir:

 

Figura 04 – Escolher Banco de dados.

 

Ao criar uma réplica, tenha em mente que suas preferências de usuário determinam certas definições padrão para todas as réplicas, como limites gerais para tamanho de documento e anexo, criação de índice de texto total e criptografia.

 

Criação de uma réplica parcial

 

Uma réplica parcial contém um subconjuntos de dados no banco de dados original, é menor e economiza espaço no disco rígido. Suponha que, se você trabalha todos os dias em um banco de dados grande, mas usa apenas cinco documentos, poderá ter uma réplica que contenha somente esses documentos. Também é aceitável criar outros tipos de réplicas parciais, como, por exemplo, uma réplica que contenha todos os documentos do banco de dados original, mas apenas uma pequena parte de cada documento.

 

Dica: Talvez seja preciso criar duas ou mais réplicas parciais do mesmo banco de dados e gerenciá-las de forma diferente, especificando, por exemplo, diferentes documentos, pastas ou visões para serem replicados em cada uma delas. Certifique-se de atribuir a cada nova réplica local um nome de arquivo e caminho diferentes. Depois que o Lotus Notes criar as réplicas, talvez também seja preciso diferenciá-las nos indicadores, modificando seus títulos de banco de dados em suas propriedades. Se você fizer isso, certifique-se de que as definiu de modo que elas não repliquem seus títulos em outras réplicas.

 

Conclusão

 

Conclui-se mais um módulo de Lotus Notes, neste módulo ainda foi mostrado conexões (réplicas), e no próximo ainda daremos continuidade no mesmo. Bons estudos.

 

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2020 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI