NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisMarilanealmeida : Introducaonotes026
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


Lotus Notes - Módulo 26

 

Objetivos

 

Neste módulo de Lotus notes, você verá a continuação de CONEXÃO, em especial sobre réplicas.

 

Pré-requisitos:

 

Para acompanhar esta lição você deve ter visto as lições passadas.

 

Replicação: o mistério do trabalho off-line

 

A réplica é uma duplicata de um banco de dados com a mesma ID de replicação do banco de dados original. O Lotus Notes aceita inventar uma réplica local “off-line” de qualquer banco de dados usado. Por meio da replicação, o Lotus Notes pode manter uma réplica local parecido do banco de dados que está no servidor. Assim, as modificações são realizadas apenas uma vez, mas aparecem nos dois lugares. A replicação é o processo de criação de réplicas parecidas. Veja o botão de replicação abaixo:

 

Figura 01 – Botão replicação.

 

Nota:  O Lotus Notes  utiliza a ID da réplica para achar e duplicar todas as réplicas de um banco de dados. Uma cópia de um banco de dados é feito através do menu Arquivo - > Banco de dados -> Nova cópia, ele não tem a mesma ID de seu banco de dados original e não pode ser replicada. A cópia de um arquivo de banco de dados criada através do sistema operacional é uma réplica e possui a mesma ID do banco de dados original.

 

A replicação é uma fantástica ferramenta para ser utilizada quando se está fora da rede do escritório, pois trabalhar em uma réplica local é bem mais rápido do que fazer as mesmas modificações através de uma conexão de discagem. A replicação também aceita que os usuários de diversas redes em várias localidades físicas compartilhem a versão mais recente dos dados em um banco de dados.

 

Suponhamos que, cada vez que seu banco de dados de correio é replicado, o Lotus Notes  recebe novas mensagens na réplica local e envia ao servidor as mensagens não enviadas, bem como as modificações recentes realizadas nessas mensagens, como documentos armazenados em pastas. Em questão de segundos, o correio local estará atualizado com o banco de dados de correio do servidor.

 

A grande parte das réplicas com as quais se trabalha será local em seu próprio computador. Para criar uma réplica de um banco de dados de servidor em outro servidor, peça ajuda ao administrador do Domino.

 

É possível utilizar os indicadores para ver todas as réplicas abertas de um banco de dados e para descobrir réplicas que não foram abertas.

 

Gerenciamento da replicação utilizando a página Replicador

 

A página Replicador aceita gerenciar a replicação de todos os bancos de dados locais. Com ela, é admissível replicar um ou mais bancos de dados em um ou mais servidores e continuar executando outra tarefa enquanto o Lotus notes executa a replicação. Para abrir a página de replicadores clique no ícone mostrado na figura 01, da barra de indicadores.

 

A página Replicador mostra as definições da localidade atual, com:

 

» Uma entrada para cada item, entrada de banco de dados, entrada para chamar, entrada para desligar, ou grupo de itens entrada de pasta a ser replicado. A entrada é representada por uma linha na página Replicador. As entradas geram a ordem em que os bancos de dados serão replicados. É aceitável arrastar as entradas para seqüências diferentes, de modo que elas sejam replicadas em uma ordem diferente, e personalizar cada entrada para que diferentes bancos de dados sejam replicados de formas diferentes. Também é possível excluir entradas para impedir a replicação dos bancos de dados.

 

» Menus drop-down para verificação da localidade em que a replicação será executada e especificação de uma programação para a localidade atual.

 

» Uma área que mostra o andamento em cada entrada da lista durante a replicação e o status de cada entrada após a replicação.

 

» Um menu drop-down para modificar o modo como a página Replicador será mostrada. O Replicador também oferece formas adicionais de replicação. Suponha que, é admissível especificar que alguns bancos de dados tenham prioridade alta, a fim de que eles sejam replicados com maior freqüência. Veja abaixo a janela de replicação.

 

Figura 02 – Janela de replicação.

 

Como configurar a página para diferentes localidades

 

A página Replicador mostra as definições de replicação da localidade atual. Para saber qual é a localidade atual, clique no botão "Definições de localidade" no canto superior direito do Replicador.

 

Nota:  Este menu não alterna a localidade real no Lotus  Notes. Para fazer isso, vá em Arquivo -> Móvel -> Escolher localidade atual no menu. Veja esse passo abaixo:

 

Figura 03 – Passo para escolher localidade.

 

O Lotus Notes aceita personalizar a página Replicador de cada localidade. Suponhamos que:

 

» Pode-se configurar uma entrada de banco de dados na localidade Escritório, para que ela envie e receba documentos quando se estiver no escritório e pode cancelar a seleção da mesma entrada na localidade Viagem, para que ela nunca seja replicada quando você estiver fora.

 

» Pode-se replicar todos os bancos de dados locais segundo uma programação na localidade Escritório e replicar apenas suas mensagens, conforme necessário, na localidade Residência.

 

» Pode-se classificar as entradas dos bancos de dados em uma ordem na localidade Viagem e ordená-las em outra ordem na localidade Residência, para replicar em uma ordem diferente em cada localidade.

 

Como ver o andamento e os resultados da replicação

 

No decorre da replicação, a área encontrada na parte inferior do Replicador mostra o banco de dados que está sendo replicado e o número de atualizações que foram replicadas.

 

Após a replicação, o Replicador  exibe as estatísticas de replicação referentes a cada entrada na coluna Status , suponhamos que, o servidor replicado ou a data e hora da replicação. Nas localidades de discagem, essa coluna também mostra os dados sobre tentativas de chamada.

 

Como modificar o modo como a página é mostrada

 

Por padrão, a página Replicador surge com todas as entradas de réplica, com ícones grandes e como uma página inteira. É aceitável modificar essa opção para mostrar apenas as entradas que possuam marcas de seleção, para mostrar ícones médios ou pequenos ou para mostrar o Replicador como um painel de lâmina da barra de indicadores “como o painel de lâmina Indicador”.

 

Essas figuras mostram o painel de lâmina com ícones pequenos, durante e após a escolha da opção Exibir selecionado no menu drop-down Exibir. Veja abaixo na figura o que foi falado para você neste tópico.

 

Figura 04 – Replicação.

 

Para que você modifique a maneira da página a ser mostrada faça:

 

1. Clique na seta para baixo à direita do botão "Replicação", na parte superior esquerda do Replicador.Veja isso na figura 04.

 

2. Para modificar  os ícones, escolha  "Ícones grandes"  ,  "Ícones médios" ou “Ícones pequenos” , no nosso caso os ícones estão grandes e vamos alterar para pequenos. Veja o exemplo abaixo:

 

Figura 05 – Alteração dos ícones.

 

3. Para mostrar apenas as entradas que estão prontas para serem replicadas, escolha "Exibir selecionado". Para voltar a mostrar todas as entradas, escolha "Exibir tudo".

 

4. Para mostrar o Replicador verticalmente como os indicadores, escolha "Exibir como lâmina".

 

Dica: É admissível clicar nos ícones localizados na parte superior direita do painel de lâmina ou da página do Replicador, a fim de alternar entre a página e o painel de lâmina.

 

Conclusão

 

Conclui-se mais um módulo sobre o Lotus Notes, neste módulo você estudou a continuação de conexão e em especial sobre réplicas. Espero que tenha gostado e bons estudos.

 

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2020 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI