NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisMarilanealmeida : Introducaonotes025
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


Lotus Notes - Módulo 25

 

Objetivos

Neste módulo de Lotus notes, você verá a continuação de CONEXÃO.

 

Pré-requisitos: Para acompanhar esta lição você deve ter visto as lições passadas.

 

Conexão a um servidor de correio do Lotus Notes

 

A configuração da conexão com o correio do Lotus Notes depende  se você usa:

  • Uma LAN, cabo (com modem via cabo) ou DSL(Uso de uma LAN, cabo ou DSL para acessar o correio do Lotus Notes e outros bancos de dados).

Se a sua conexão física for um modem via cabo com uma conexão de serviço por cabo (televisão) ou uma linha digital por assinatura (DSL, Digital Subscriber Line), o Lotus Notes funcionará como se você estivesse em uma LAN. Portanto, use a mesma configuração ou uma muito similar para esses três métodos de conexão.

 

Como configurar uma conexão via LAN, cabo ou DSL

 

1.   Certifique-se de ter o nome do seu servidor sede.

2.   Escolha Arquivos -> Preferências -> Assistente de reconfiguração do cliente.

3.   Selecione "Servidor Domino" e, na lista drop-down, selecione "Rede local".

4.   Clique em Avançar e responda às perguntas. Verifique  a figura 01.

 

Figura 01 - Assistente de reconfiguração do cliente.

 

Nota: Após a conclusão deste tipo de configuração, o documento Localidade atual na sua Lista pessoal de endereços conterá o nome do servidor sede e o nome e o caminho do arquivo de correio do Lotus Notes (que o Lotus Notes aprende do servidor que identifica você).

  • Uma linha telefônica (Uso de uma linha telefônica para acessar o correio do Lotus Notes e outros bancos de dados).

Você pode configurar qualquer um dos tipos de conexão, ou ambas, dependendo das localidades físicas onde você usa o Lotus Notes.Se a sua conexão física for uma linha telefônica com um modem dial-up (digital/analógico), você precisará de uma conexão de "Discagem de rede" ou "Discagem direta do Lotus Notes" para usar o correio do Lotus Notes em um servidor Domino.

 

Antes de prosseguir, pergunte ao administrador do Domino se a sua organização possui um servidor de rede. Uma conexão de "Discagem de rede" admite que você ligue para um único servidor de rede para ter acesso a todos os bancos de dados do Lotus Notes na sua organização. Se a sua organização não tiver um servidor de rede, mas um modem diretamente conectado ao seu servidor sede ou a um servidor intermediário, você precisará de uma conexão de "Discagem direta do Lotus Notes ".

 

Nota: A conexão através de um servidor de rede também pode permitir a navegação pela Internet.

 

Depois de criar esta conexão, você poderá começar a trabalhar escolhendo Arquivo -> Móvel -> Chamar servidor ou abrindo o banco de dados de correio e clicando em Sim na caixa de diálogo "Estabelece chamada". Para obter mais informações, consulte Chamada e desconexão de servidores.

 

1. Obtenha as seguintes informações:

  • O nome do servidor sede.
  • O número de telefone completo (incluindo código de área) e o prefixo, se houver, do servidor de rede (se houver) ou do servidor sede.
  • O tipo de modem conectado ao seu computador (procure em Painel de controle do sistema operacional, em Modem).
  • O nome da porta COM à qual o modem está conectado (se você não souber, o Lotus Notes informará onde procurar essa informação sobre a porta no sistema operacional).

2.   (Opcional) Alterne para a localidade em que você deseja usar este método de conexão. Por exemplo, se a sua organização possuir um servidor de rede, alterne para "Residência (discagem de rede)". Se não possuir, alterne para "Residência (discagem direta do Lotus Notes)".

3.   Escolha Arquivo -> Preferências - >Assistente de reconfiguração do cliente.

4.   Selecione "Servidor Domino" e, na lista drop-down, siga um destes procedimentos:

  • Se a sua organização possuir um servidor de rede, selecione "Discagem de rede".
  • Se não possuir, selecione "Discagem direta do Lotus Notes".

5.  Clique em Avançar e responda às perguntas.

 

Nota:  Após a conclusão deste tipo de configuração, o documento Localidade atual na sua Lista pessoal de endereços conterá o nome do servidor sede e o nome e o caminho do arquivo de correio do Lotus Notes (que o Lotus Notes aprende de um diretório Domino disponível), assim como as definições de telefone. O Lotus Notes também cria um documento de conexão de discagem de rede ou de discagem direta do Lotus Notes para o seu servidor Domino, com o número de telefone do servidor e as informações sobre a porta.

 

Uso de localidades diferentes

 

Como você pode se conectar ao Lotus Notes de diversas maneiras, por exemplo, através de uma LAN, de uma linha telefônica ou de uma conexão via cabo ou DSL, o Lotus Notes precisa de uma forma de gerenciar informações para cada tipo de conexão utilizada. Geralmente, você altera a forma de conexão quando inicia o Lotus Notes em uma localidade física diferente. Nesse caso, ele oferece uma lista de localidades incorporadas, entre as quais é possível alternar, e armazena dados sobre cada uma em documentos Localidade na sua Lista pessoal de endereços. Os documentos especificam as definições de cada localidade, como o tipo de conexão usada, o servidor onde o correio reside, se você trabalha on-line ou off-line e se usa um servidor intermediário.

 

A localidade para a qual você alternar torna-se a atual, até que você alterne para outra.

 

Como alternar para uma localidade diferente

 

Se a sua ID de usuário tiver uma senha, você poderá alternar entre localidades selecionando uma opção diferente na caixa de diálogo de senha quando iniciar o Lotus Notes. Também será possível alternar entre localidades a partir do menu a qualquer momento.

 

1.   No menu, escolha Arquivo -> Móvel -> Escolher localidade atual.

2.   Selecione uma localidade e clique em OK. Olhe a figura 02.

 

Figura 02 – Escolha da localidade.

 

Como alternar para uma ID de usuário diferente para uma localidade específica

 

É possível especificar uma ID de usuário diferente que o  deve usar para uma localidade. Por exemplo, se você às vezes viaja para um escritório diferente com o Lotus Notes instalado em um laptop que é conectado a uma LAN nesse local, crie um documento Localidade que alterne para uma ID autorizada para servidores nesse escritório.

 

Dica: Quando o uso de outro computador faz parte da sua rotina, no mesmo escritório ou em outro, você pode agilizar seu trabalho pedindo ao administrador do Domino para torná-lo um usuário móvel.

 

1.    Em qualquer computador que possua o Lotus Notes para um usuário instalado, insira um disquete com o seu arquivo de ID ou mova a sua ID para o disco rígido.

2.   Escolha Arquivo -> Móvel -> Localidades.

3.   Selecione a localidade e clique no botão "Editar localidade".

 

Figura 03 – Editar Localidade.

 

4.   Clique na divisória Avançado.

5.   No campo "ID do usuário final", especifique um arquivo de ID de usuário (você pode clicar no ícone de pesquisa para navegar no sistema operacional).

 

Figura 04 – Parâmetro de localidade.

 

6.   Clique em "Salvar e fechar".

 

Como alterar informações sobre telefone e hora da localidade atual

 

É possível atualizar definições, como o código de área e o fuso horário da localidade atual. A definição do código de área é útil se você usa uma única localidade do Lotus Notes (como Viagem) em diferentes localidades físicas, mas não deseja criar documentos Localidade extras manualmente porque todos os dados, exceto o telefone, são iguais.

 

Nota: As definições de fuso horário e horário de verão nesta caixa de diálogo estarão ativas somente se o campo "Usar definições de fuso horário do sistema operacional" na divisória Básico do documento Localidade atual estiver definido como Não. A definição padrão Sim é mais eficiente na Versão 5 ou posterior. A definição Não pode requerer especificações adicionais.

 

1.   Escolha Arquivo -> Móvel - >Editar hora/telefone atual.

2.   Faça um dos seguintes:

  • No campo Discar, digite o número discado para se obter uma linha externa na localidade (se houver).
  • No campo "Código do país", digite o código do país na localidade.
  • No campo "Código da área", digite o código da área na localidade.
  • Se necessário, no campo "Fuso horário", selecione o fuso horário na localidade.
  • Se necessário, marque ou desmarque a opção "Observar horário de verão nesta localidade".
  • No campo Data, digite a data atual na localidade.
  • No campo Hora, digite a hora atual na localidade.

Figura 05 - Editar hora/telefone.

 

3.   Clique em OK.

 

Dica: Para que o Lotus Notes exiba algumas dessas informações automaticamente em uma caixa de diálogo quando você usar a localidade, escolha Arquivo -> Móvel -> Editar localidade atual e selecione Sim no campo "Aviso de hora/data/telefone".

 

Definições avançadas para uma localidade

 

Clique na divisória Avançado em um documento Localidade para personalizar a localidade que está editando, por exemplo, para usar uma ID de usuário diferente de outras localidades, admitir diversos usuários para uma lista de endereços, usar indicadores ou assinaturas diferentes ou gerenciar recuperações da Web e segurança de applet Java de forma diferenciada.

 

Nota: Se diversos usuários compartilharem listas de endereços na sua organização, é recomendável que eles parem de fazê-lo e instalem o Lotus Notes para diversos usuários. Se você não estiver editando um documento Localidade, escolha Arquivo -> Móvel -> Localidades, selecione um documento Localidade e clique no botão "Editar localidade".

 

Em Básico, clique na divisória Avançado e, em seguida, na próxima divisória Básico:

 

Selecione Sim ao lado de "Usar definições de fuso horário do sistema operacional". Essa definição é mais eficaz para a Versão 5 e posterior. A definição Não, usada na Versão 4, pode requerer a especificação de informações adicionais, incluindo definições de NOTES.INI.

 

Se você selecionar Não, no campo "Fuso horário local" selecione um fuso horário para a localidade e, no campo "Horário de verão", especifique se o horário de verão é usado nessa localidade.

 

No campo "Somente para usuário", insira todos os nomes de usuário, se mais de um for usar a lista de endereços.

 

No campo "ID do usuário final", insira o nome da ID do usuário que você deseja usar nesta localidade. Por exemplo, se essa localidade for para a LAN do outro escritório, onde você precisa de uma ID de usuário diferente para acessar servidores, especifique essa ID aqui.

 

No campo "Carregar imagens", selecione Sempre ou A pedido para exibir imagens em páginas da Web na Internet.

 

Se o campo "Nome de arquivo de indicadores" for exibido, este documento Localidade especifica um nome de arquivo personalizado para o banco de dados Indicadores (talvez você tenha inserido esse nome personalizado em uma versão anterior do Lotus Notes). Use um nome de arquivo personalizado para o banco de dados Indicadores, a menos que você esteja planejando tornar-se um usuário móvel. Se esse for o caso, será necessário renomear o arquivo no sistema operacional para o padrão, bookmark.nsf e corrigir o nome do arquivo nesse campo. Depois que você corrigir esse campo e salvar o documento, o campo ficará oculto.

 

Conclusão

 

Conclui-se mais um módulo sobre o Lotus Notes, espero que tenha gostado e bons estudos.

 

Frase:Não deixe o sol morrer, errar e aprender, viver e deixar viver.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2020 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI