NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisMarilanealmeida : Introducaonotes024
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


Lotus Notes - Módulo 24

 

Objetivos

Este é mais um módulo de Lotus notes, nele você verá a parte de CONEXÃO.

Pré-requisitos: Para acompanhar esta lição você deve ter visto as lições passadas.

 

Conexão

 

Na primeira vez em que você usar o Lotus Notes, ele fará uma série de perguntas sobre a configuração. Usando as respostas a essas perguntas, o programa automaticamente configurará suas conexões ao banco de dados do Lotus Notes, correio e Internet. Você pode repetir a seqüência de configuração a qualquer momento escolhendo Arquivo -> Preferências -> Assistente de reconfiguração do Cliente. Verifique isso na figura 01.

 

Figura 01 – Configurações.

 

A maioria das pessoas empregam o Lotus Notes em uma LAN a maior parte do tempo, mas você pode usar diversos métodos para conectar-se mesmo quando estiver distante da rede da sua organização. Também é possível trabalhar off-line enquanto desconectado e usar a replicação (O processo de trocar alterações entre réplicas. Através da replicação, o Lotus Notes eventualmente torna idênticas todas as réplicas) para sincronizar seus dados com os servidores na próxima vez em que estiver conectado.

 

Antes de criar qualquer conexão, é necessário ter um dos seguintes meios físicos de conexão:

  • Uma LAN (rede local).
  • Um modem dial-up compatível com seu sistema operacional e uma linha de telefone analógica de discagem direta.
  • Um modem a cabo e um serviço digital via cabo (também conhecido como banda larga).
  • Um modem DSL, uma linha de telefone digital por assinatura (DSL) e o hardware de conexão necessário para a combinação.

Também será preciso obter certos dados para conectar-se ao correio, aos bancos de dados do Lotus Notes e à Internet, dependendo do tipo da conexão física e do tipo de correio que desejar usar.

 

Como configurar conexões de correio

 

Decida se você deseja usar:

 

Correio do Lotus Notes em um servidor Domino(Computador que executa o programa de servidor Domino e armazena bancos de dados do Lotus Notes).
Correio da Internet, em um servidor comercial através de um provedor de serviços da Internet ou em um servidor interno de Internet na sua organização.

 

1- Correio do Lotus Notes e da Internet

 

Para correio da Internet, também será necessário descobrir se sua organização ou o provedor de serviços oferece o protocolo POP (Post Office Protocol) ou IMAP (Internet Message Access Protocol) para receber mensagens e decidir se irá usar um servidor SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) para o correio da Internet de saída ou se irá enviá-las através do servidor Domino.

 

Nota: Para conectar-se ao correio do Lotus Notes por meio de um browser, você precisará do WebMail ou do iNotes Web Access.

 

Como configurar conexões aos bancos de dados do Lotus Notes

 

Se você estiver usando uma LAN, o Lotus Notes gerenciará suas conexões com os bancos de dados. Peça ajuda ao administrador se você tiver problemas para obter um servidor em particular. Ou, se você souber o nome e o endereço IP do servidor, escolha Arquivo -> Móvel -> Editar localidade atual -> clique no botão "Assistente de configuração de conexão" próximo à parte superior da janela. Verifique isso na figura 02 e 03.

 

Figura 02 –Passo.

 

Figura 03 –Parâmetros da localidade.

 

Se você estiver se conectando através de uma linha telefônica dial-up, precisará dos nomes dos servidores Domino que desejar acessar. Se a sua organização não tiver servidor de rede, intermediário ou de grupo de busca, talvez você precise dos números de telefone de cada servidor Domino. Um servidor de rede admite realizar uma chamada para se conectar a todos os servidores Domino e, se a sua organização admitir, à Internet. Um servidor intermediário ou de grupo de busca admite realizar uma chamada para se conectar a grupos de servidores Domino. Pergunte ao administrador do Domino quais servidores estão disponíveis em sua organização.

 

Se você estiver se conectando com cabo ou serviço DSL, precisará dos nomes dos servidores Domino que desejar acessar.

 

Como configurar uma conexão com a Internet

 

Se você estiver usando uma LAN, sua organização poderá lhe fornecer acesso direto à Internet ou acesso através de uma firewall usando um servidor proxy(Um servidor que intercepta todas as solicitações feitas a outro servidor e determina se ele próprio pode atender às solicitações. Caso contrário, o servidor proxy envia a solicitação para o outro servidor). Peça ao administrador todas as informações relevantes sobre servidor proxy e gateway antes de configurar o Lotus Notes.

 

Para outros métodos de conexão física, sua organização deverá ter um servidor de rede disponível para o qual você possa discar para obter acesso à Internet. Ou você poderá discar para um provedor de serviços da Internet para obter acesso.

 

Se você usar uma conexão via LAN, cabo ou DSL, precisará do endereço de Internet do servidor de rede. Se usar uma linha telefônica, também precisará do número de telefone completo do servidor.

 

Como configurar conexões a grupos de notícias da Internet ou a diretórios de endereços

 

Quando a sua conexão com a Internet estiver funcionando, verifique se o provedor de serviços da Internet (ou o servidor de Internet interno da organização) possui um servidor de grupo de notícias (NNTP, News Network Transport Protocol) ou de diretório de endereços (LDAP, Lightweight Directory Access Protocol) disponível. Esses dados normalmente estão disponíveis no site da Web do provedor de serviços da Internet ou através do administrador.

 

Para esta conexão... Você precisa saber o seguinte
Diretórios da Internet
para endereços de correio
O endereço do diretório
LDAP designado pelo seu provedor
de serviços da Internet
(por exemplo, ldap.
meuprovedor.com)
Grupos de notícias da Internet O servidor NNTP designado pelo seu provedor de serviços da Internet (por exemplo, notícias.meuprovedor.com)
Seu nome do login e senha, se houver, designados para grupos de notícias
 Pelo  seu provedor de serviços.
Muitos provedores de serviços de
Internet não solicitam login para
 grupos de notícias, mas verifique a
Ajuda do seu provedor para ter
certeza.

 

Como alterar ou adicionar conexões

 

Sempre que se desejar modificar as conexões existentes ou adicionar novas, escolha Arquivo -> Preferências -> Assistente de reconfiguração do cliente. O Lotus Notes fará uma série de perguntas e armazenará as respostas na Lista pessoal de endereços (Um banco de dados de diretório armazenado em um cliente Lotus Notes e que contém os nomes e endereços de usuários e grupos adicionados por usuários do Lotus Notes), em Avançado, nos documentos de conexão, localidade e conta necessários.

 

Figura 04- Configura Lótus Notes Client.

 

Cuidado: Quando você usa o Assistente de reconfiguração do cliente, o Lotus Notes configura o documento Localidade para a sua localidade atual. Certifique-se de utilizar a localidade adequada para a configuração que deseja definir antes de escolher o comando do assistente.

 

Pode-se editar esses documentos manualmente, mas é melhor usar o assistente para que os dados contidos neles sejam inseridas corretamente.

 

Um documento Conexão possui os dados de que o Lotus Notes precisa para localizar um servidor Domino específico, como o nome, o endereço de rede (geralmente um endereço IP) e o número de telefone do servidor Domino. Para ver seus documentos Conexão, abra a lista de endereços e escolha Exibir - >Avançado -> Conexões.

 

Um documento Localidade contém dados de que o Lotus Notes precisa para gerenciar suas conexões sempre que você modificar o modo de conexão com os servidores. Geralmente, você modifica o modo de conexão quando inicia o Lotus Notes em uma localidade física longe da sua LAN. Para ver os documentos Localidade, abra a lista de endereços e escolha Exibir -> Avançado -> Localidades.

 

Por exemplo, quando você modifica para a localidade chamada Residência (discagem direta do Lotus Notes), o Lotus Notes presume que você está utilizando um modem de discagem e tenta chamar os servidores através de uma linha telefônica. Quando você volta para a localidade Escritório, o Lotus Notes  presume que você se reconectou à LAN. Quando você alterna para a localidade Residência (discagem de rede), o Lotus Notes tenta discar para o seu servidor de Internet (um servidor de rede na sua organização ou um provedor de serviços da Internet) e fornecer acesso à Internet usando o seu browser de Internet preferido, assim como acesso ao correio e grupos de notícias da Internet. Se nenhuma das localidades fornecidas for a correta para o modo de conexão com o Lotus Notes, você poderá criar seus próprios documentos Localidade.

 

Um documento Conta contém dados, como o nome e senha do usuário, sobre uma conexão com a Internet como correio ou grupo de notícias de Internet. Talvez você já tenha contas de correio da Internet na organização ou provedor de serviços; o Lotus Notes criará o documento Conta equivalente na sua Lista pessoal de endereços. Para ver seus documentos Conta, abra sua lista de endereços e escolha Exibir - >Avançado -> Contas.

 

Conclusão

 

Conclui-se mais um módulo sobre o Lotus Notes, esse módulo tentou mostrar a você como o mesmo é configurado (Como fazer suas conexões).

 

Frase: Não deixe o sol morrer, errar e aprender, viver e deixar viver.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2020 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI