NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisMarilanealmeida : Introducaonotes021
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


Lotus Notes - Módulo 21

 

Objetivos

O Lotus Notes pode ser usado ainda  de uma forma mais  ampla, além do que foi descrito nesta apostila. Este módulo irá informá-lo sobre alguns destes recursos.  Em  vez  de fornecer instruções passo a passo sobre como utilizá-las,  será dado apenas  algumas dicas. Para algumas destas  tarefas, as dicas serão tudo o que você precisará para realizá-las.

 

Pré-requisitos: Para acompanhar esta lição você deve ter visto as lições passadas.

 

Criar uma pasta para seus indicadores

 

Como padrão, o Lotus Notes inclui algumas pastas básicas de indicadores, como Favoritos e Bancos de Dados. Você pode criar e personalizar  pastas para suas tarefas diárias e inserir indicadores  nessas pastas para organizar seu trabalho. Para adicionar uma nova pasta ao indicador Banco de Dados, por exemplo, clique nesse indicador com o botão direito do mouse. Escolha Criar nova pasta no menu do Lotus Notes. Na caixa de diálogo Criar Pasta, digite o nome da nova pasta na caixa Nome da pasta. Clique em um local para a nova pasta na janela “Selecionar uma localidade para a nova pasta”. Clique no botão OK quando terminar.

 

Mudar o timbre em suas mensagens de correio

 

Lotus  Notes admite que você escolha entre mais de 30  timbres para colocar na parte superior das mensagens de correio que você criar. Os timbres tornam suas mensagens mais elaborada e informam algo de pessoal sobre você.

 

Para mudar os timbres, escolha  Ações->Ferramentas e, em seguida, Preferências no menu do Lotus  Notes. Clique na divisória Correio -> Timbre, veja a figura 01 para um melhor entendimento . Selecione o timbre desejado e clique no botão OK. Você percebeu o quanto é fácil.

 

Figura 01- Timbre.

 

Usar a caneta permanente

 

A  caneta permanente admite inserir comentários em um documento, em uma cor e estilo diferentes do resto do texto no documento. Se você estiver criando um documento com texto em preto, por exemplo, é possível usar a caneta permanente para criar comentários em texto verde e itálico (ou qualquer outro estilo que quiser).

 

Para usar a caneta permanente, escolha Texto->Caneta Permanente-> Usar Caneta Permanente no menu do Lotus Notes. Para desativar a caneta permanente, escolha Texto->Caneta Permanente-> Usar Caneta Permanente novamente, veja essa opção na figura 02. A cor e o estilo padrão para a caneta permanente é vermelho, negrito, Helvetica® tamanho 10, veja isso na figura 03.

 

Figura 02 - Opção Caneta.

 

Figura 03 - Escrita.

 

Criar uma seção reduzida

 

Como  você observou, é possível reduzir  uma seção de texto para que ocupe menos espaço num documento. O leitor pode expandir a seção para lê-la.

 

Para criar uma seção, realce o texto que você deseja que o Lotus notes inclua na seção. Escolha Criar->Seção no menu do  Lotus notes. Verifique a figura 04 essa opção.

 

Figura 04 - Opção Seção.

 

Criar e editar uma tabela

 

Você pode adicionar tabelas aos documentos do Lotus notes. As tabelas freqüentemente tornam a informação mais fácil de ser lida e compreendida.

 

Para criar uma tabela em um documento que estiver criando ou editando, escolha Criar e, em seguida, Tabela no menu do Lotus notes. Clique em um dos botões de tipo de tabela e aceite ou digite outro número para as linhas e colunas desejadas. Em seguida, clique no botão OK. Quando você cria a tabela, o Lotus notes adiciona o comando Tabela ao menu do Lotus notes para ajudá-lo a personalizar sua tabela. Sempre que o cursor estiver na tabela, o Lotus notes irá exibir o comando Tabela no menu.veja esse passo nas figuras seguintes.

 

Figura 05 - Opção Tabela.

 

Figura 06 - Criar Tabela.

 

Figura 07 - Tabela criada.

 

Existem também as opções de tabela que você deseja, no caso da tabela acima foi criada como tabela básica. Mais existem ainda 4 tipos de criação de tabela. Verifique isso na figura 06, em Tipo de Tabela.

 

Conclusão

 

Conclui-se mais um módulo sobre o Lotus Notes. O intuito do mesmo foi apenas de mostrar a você dicas adicionais sobre o mesmo. Espero que você tenha gostado.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2020 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI