NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisMarilanealmeida : Introducaonotes019
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


Lotus Notes - Módulo 19

 

Objetivos

 

Este é mais um módulo sobre o lotus notes. Nele você verá como exibir um documento vinculado a outro documento, abrir e fechar seções reduzidas, usar botões e pontos de acesso, inserir seus dados, adicionar informações a um banco de dados, criar um documento em um banco de dados e etc.

 

Pré-requisitos: Para acompanhar esta lição você deve ter visto as lições passadas.

 

Exibir um documento vinculado a outro documento

 

Você pode receber uma mensagem de correio ou ler um documento que possua outro documento vinculado. Um documento em um banco de dados, por exemplo, pode conter informações de um segundo banco de dados. Em vez de repetir as informações do segundo banco de dados, o documento poderá incluir um link ao outro documento. Isso aceita exibir o documento em outro banco de dados, clicando no ícone do link.

 

1 - Clique no ícone do link.

 

2 - Leia o documento vinculado.

 

3 - Para retornar ao documento original do Lotus Notes , escolha Arquivo e Fechar no menu do Lotus Notes ou pressione ESC.

 

Abrir e fechar seções reduzidas

 

Alguns bancos de dados contêm documentos cujas seções de informação podem ser reduzidas e expandidas. Em tais documentos, você pode reduzir uma seção para ocupar menos espaço na tela. Isso permite ver mais tópicos de uma vez. Quando quiser exibir as informações contidas em uma seção reduzida, você poderá expandi-la para ver os detalhes.

 

1 - Para expandir uma seção reduzida, basta você clicar no triângulo à esquerda do título da seção.

 

2 - Para reduzir uma seção expandida, clique no triângulo à esquerda do título da seção. Se você perceber, você realizou a mesma ação para expandir a seção.

 

Nota: Quase sempre, você também pode clicar na primeira linha de uma seção para expandi-la ou reduzi-la.

 

Usar botões e pontos de acesso

 

O autor de um documento pode incluir um botão ou um ponto de acesso no documento. Um botão é programado para executar uma certa ação ao ser clicado como, por exemplo, enviar uma mensagem para alguém em resposta a um questionário. Um ponto de acesso é um texto, geralmente, cercado por um retângulo verde e programado para fazer algo quando se clica nele. Por exemplo, um ponto de acesso pode exibir um texto explicativo sobre o conceito associado à palavra ou frase que está cercada pelo retângulo. Um ponto de acesso também pode ser vinculado a outro documento ou banco de dados, de modo parecido aos links . Além do mais, um ponto de acesso pode executar uma ação, como se fosse um botão.

 

1 - Se encontrar um ponto de acesso texto em um retângulo verde enquanto estiver lendo um documento, clique no ponto de acesso e continue a pressionar o botão do mouse.

 

2 - Siga as instruções da tabela abaixo.

 

 

Nota: Os pontos de acesso não apresentam texto quando você está editando um documento.

 

Inserir seus dados: adicionar informações a um banco de dados

 

Pode-se adicionar informações a vários bancos de dados. Dependendo de como o banco de dados foi feito e dos direitos de acesso fornecidos pelo programador, você pode criar respostas para documentos existentes ou criar seus próprios tópicos completamente novos. Em algumas instâncias, você pode editar o que outra pessoa escreveu, mas na maioria das vezes, só é admissível editar aquilo que você mesmo escreveu. Apesar dos bancos de dados de sua empresa terem uma aparência diferente, você ainda pode usar estes procedimentos gerais quando quiser adicionar informações a um banco de dados.

 

Criar um documento em um banco de dados

 

Depois de ler as informações em um banco de dados, você talvez decida adicionar algumas informações por conta própria. Para isso, crie um documento. Este procedimento explica como criar um documento em um banco de dados de discussão padrão do Lotus Notes. Apesar da estrutura dos bancos de dados da sua empresa variar, você ainda pode usar este procedimento para criar um documento na maioria dos bancos de dados. Siga os passos seguintes.

 

1 - Depois de você abrir um banco de dados, escolha Criar e o tipo de documento que deseja criar no menu do Lotus Notes . Por exemplo, se quiser criar um tópico novo em um banco de dados de discussão padrão, escolha Criar e, em seguida, Tópico Principal.

 

Lembrete: Estes documentos podem ter nomes diferentes em diversos bancos de dados. Isso pode alterar os nomes escolhidos no menu Criar.

 

2 - Digite o assunto do documento e adicione as informações que desejar ao documento.

 

3 - Quando você tiver concluído, clique no botão Salvar e Fechar.

 

Você já aprendeu como criar vários itens, por exemplo na a agenda. Então sendo assim, não há necessidade de ensinar novamente isso a você.

 

Responder a um documento existente

 

Em um banco de dados de discussão, você pode responder aos documentos que leu. Isso permite que opine sobre um tópico, adicione mais informações tópico ou faça perguntas sobre algo dito por outro usuário.

 

1 - Depois de você abrir o banco de dados, clique no documento ao qual deseja responder.

 

2 -Escolha Criar no menu do Lotus Notes e, em seguida, Resposta , se estiver respondendo a um tópico principal ou à resposta de outro usuário.

 

3 - Digite o assunto do documento e outras informações desejadas.

 

Nota: Estes documentos podem ter nomes diferentes em diversos bancos de dados. Isso pode alterar os nomes escolhidos no menu Criar.

 

4 - Quando você tiver concluído, clique no botão Salvar e Fechar.

 

Editar um documento existente

Depois de ter adicionado um documento a um banco de dados, você talvez queira alterá-lo. Para isso, edite o documento. Esta opção é muito útil quando você descobre novas informações ou quando as informações anteriores tiverem sido modificadas. Na maioria dos bancos de dados, é possível editar um documento que você mesmo criou, mas, geralmente, não é possível editar os documentos criados por outros usuários.

 

1 - Abra o banco de dados e clique no documento que deseja editar.

 

2 - Para abrir o documento para que possa editá-lo, escolha Ações-> Editar no menu do Lotus Notes .

 

3 - Faça as alterações desejadas. Quando tiver concluído, clique no botão Salvar-> Fechar.

 

Verificar a ortografia

Quando estiver criando um documento, você talvez não queira parar só para corrigir os erros ortográficos. Às vezes, é mais fácil e rápido continuar digitando e fazer uma verificação ortográfica no final da digitação. Sempre acontece de cometer erros ortográficos que passam despercebidos. Se quiser, peça ao Lotus Notes para verificar a ortografia e sugerir alternativas para as palavras detectadas como incorretas.

 

1 -Ao criar ou editar um documento, escolha Editar -> Verificar Ortografia no menu do Lotus Notes .

 

2 - Se o Lotus Notes realçar uma palavra com erro de ortografia, corrija o erro na caixa Substituir ou clique na ortografia correta se esta aparecer na caixa Sugerir. (Se o Lotus Notes realçar uma palavra que não tenha erro de ortografia, clique no botão Ignorar.)

 

Nota: Se você clicar em Adicionar quando o Lotus Notes realçar uma palavra, o Lotus Notes irá adicioná-la ao dicionário e não a reconhecerá mais como uma ortografia incorreta.

 

3 - Se você corrigiu uma palavra na Etapa 2, clique no botão Substituir. O Lotus Notes corrigirá a palavra com erro de ortografia no documento.

 

4 - Repita as Etapas 2 e 3 até que o Lotus Notes informe o fim da verificação ortográfica. Em seguida, clique em OK.

 

Conclusão

 

Esse capitulo finaliza aqui, espero que você tenha gostado e lembre-se um bom estudo e entendimento é sempre muito importante, então é necessário que você passe para os próximos capítulos sem dúvidas, caso haja alguma procure tirar sempre. Bons estudos.

 

Frase: Experiência é o que nos permite repetir nossos erros, só que com mais ‘finesse’. (Derwood Fincher)

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2020 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI