NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisMarilanealmeida : Introducaonotes017
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


Lotus Notes - Módulo 17

 

Objetivos

 

Este é o módulo 17 sobre o Lotus Notes. Inicialmente veremos como Manter uma lista de endereços, a mesma ainda faz parte da visão Correio. E ainda nesse mesmo módulo veremos a introdução de Banco de Dados.

 

Pré-requisitos: Para acompanhar esta lição você deve ter visto as lições passadas.

 

Manter uma lista de endereços

 

Talvez você deseje adicionar o nome de uma pessoa ou de um grupo que enviou uma mensagem para a sua Lista Pessoal de Endereços. Dessa forma, da próxima vez que você começar a digitar o nome da pessoa ou do grupo na linha de endereços, o Lotus Notes preencherá o resto do nome para você. Olhe os passos seguintes.

 

1 - Ao ler uma mensagem, escolha Ações e, em seguida, Ferramentas e Adicionar Remetente à Lista de Endereços . Veja a figura 01.

 

Figura 01 - adição de remetente.

 

Nota: É possível abrir sua Lista Pessoal de Endereços e adicionar nomes ou criar grupos nela. Você também pode criar uma lista de endereçamento para enviar uma mensagem a todos os membros da lista sem ter que digitar o endereço de cada pessoa. Para fazer isso, abra a mensagem que contém esses nomes. Escolha Ações, Copiar em e Novo Grupono menu do Lotus Notes. Em seguida, basta digitar o nome do grupo como o endereço e enviar uma mensagem para todos os membros do grupo.

 

Banco de Dados: Obter informações dos bancos de dados do Lotus Notes.

 

Se a sua empresa possuir vários servidores Domino, provavelmente irão conter mais bancos de dados do que você jamais pensou usar. Isso é bom. Podem ser encontrados bancos de dados sobre a política da empresa, novidades da indústria, produtos da empresa, informações de vendas, informações de marketing, projetos especiais, formulários a serem enviados ao departamento pessoal e quase todos os tipos de informação que você possa imaginar.

 

Mas como você irá extrair toda esta informação. Em primeiro lugar, descubra quais bancos de dados estão com disponibilidade em sua empresa. Em seguida, abra os bancos de dados cujas informações você deseja ler. A maioria dos bancos de dados aceita mais de uma maneira de consultar os dados, o que facilita a localização daquela que você procura. Muitos bancos de dados admitem a inclusão de informações. Outros permitem que você conclua certas tarefas, assim como o envio de relatórios de despesas ou de comparecimento para aprovação.

 

Abrir e fechar um banco de dados

 

Após criar indicadores para alguns bancos de dados nos quais deseja trabalhar, você poderá abrir os bancos de dados para ler os documentos contidos neles. Você também poderá adicionar novos documentos e editar os documentos existentes, dependendo do seu nível de acesso ao banco de dados. Você pode deixar o banco de dados aberto enquanto trabalha em outros bancos de dados. Siga os passos seguintes e veja como isso acontece.

 

1 - Clique na pasta de indicadores que contém o indicador do banco de dados que deseja abrir. Verifique isso na figura 2.

 

Figura 2 - Banco de dados.

 

2 - Clique na pasta que contém o indicador do banco de dados. Clique no indicador que deseja abrir. O banco de dados é aberto e exibe uma lista de pastas e documentos que estão no banco de dados. Veja essas pastas na figura 3.

 

Figura 3 - Pastas.

 

3 - Quando você clica em cima de Pesquisar um banco de dados, aparecerá a figura 4, nela você irá abrir seu banco de dados.

 

Figura 4 - Opção para Abrir o Banco.

3 - Quando você desejar fechar o banco de dados ou documento, clique no “X” à direita do botão Tarefa que contém o nome do documento ou banco de dados. Se o documento ou banco de dados que deseja fechar for exibido pelo Lotus Notes , você poderá escolher Arquivo e Fechar ou pressionar ESC para fechá-lo.

 

Nota: Se você fechar um banco de dados, os documentos abertos desse banco de dados não serão fechados. Feche-os separadamente.

 

Ler documentos em bancos de dados

 

Você lê os documentos em um banco de dados para obter informações sobre o assunto de seu interesse. Se quiser ler um documento que não esteja localizado na pasta ou visão atualmente aberta, poderá abrir uma pasta ou visão diferente para procurá-lo. O Lotus Notes oferece dois métodos de leitura de um documento. Você pode abrir o documento ou exibi-lo no painel de visualização. Este procedimento ensina como ler um documento, abrindo-o primeiro. O procedimento seguinte ensina como ler um documento no painel de visualização. Siga os passos.

 

1 - Abra o banco de dados desejado clicando no seu indicador. Após isso clique em divisória da área de trabalho, veja a figura 5 e siga da mesma maneira. Após clicar, você dará um clique em cima de Marilane como mostra a figura 6. E logo em seguida aparecerá a figura 7.

 

Figura 5 - Divisória de trabalho.

 

Figura 06 – Abrir Marilane.

 

Figura 07 – Abre o Correio que é um banco de dados.

 

2 - Clique duas vezes no título do documento que deseja ler, que é jo. Aparecerá o documento para você ler.

 

Nota: Normalmente, um documento não lido tem uma estrela à sua esquerda no painel de visões e seu título pode ter uma cor diferente.

 

3 - (Opcional) Para ler documentos em outras pastas ou visões, clique em uma pasta ou visão no painel de navegação. Em seguida, clique duas vezes no documento que deseja ler.

 

4 - Quando desejar fechar o documento, clique no “X” à direita do botão Tarefa que contém o nome do documento.

 

Lembrete: Para fechar o documento que você estiver lendo e abrir o próximo documento no banco de dados, pressione ENTER.

 

Conclusão

 

Esse capitulo finaliza aqui, espero que você tenha gostado e lembre-se um bom estudo e entendimento é sempre muito importante, então é necessário que você passe para os próximos capítulos sem dúvidas, caso haja alguma procure tirar sempre. Bons estudos.

 

Frase: Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância. (Sócrates)

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2020 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI