NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisMarilanealmeida : Introducaonotes016
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


Lotus Notes - Módulo 16

 

Objetivos

 

Este é o módulo 16 sobre o Lotus Notes. Neste tutorial você verá como salvar as mensagens recebidas, como exibir mensagens em pastas e visões diferentes

 

Pré-requisitos: Para acompanhar esta lição você deve ter visto as lições passadas.

 

Salvar as mensagens recebidas

 

Salvar uma mensagem significa ler seu conteúdo novamente mais tarde. Para salvar suas mensagens, basta deixá-las na pasta Caixa de Entrada, onde o Lotus Notes as coloca inicialmente. Contudo, o número de mensagens pode aumentar tanto que dificultaria a localização de mensagens específicas. Por isso, é aconselhável movê-las para outras pastas. Você pode criar quantas pastas quiser.

 

1 - Ao ler uma mensagem, clique no botão Pasta e escolha Mover para Pasta . Veja isso na figura seguinte.

 

Figura 01 - Opção de pasta.

2 - Se o Lotus Notes exibir o nome da pasta desejada, clique nele. Em seguida, ignore a Etapa 5. Caso contrário, clique no botão Criar Nova Pasta . Verifique a figura 02.

 

Figura 02 - Criar nova pasta.

 

3 - Digite o nome de uma pasta e, em seguida, clique em OK. Verifique isso na figura 03, o nome de nossa pasta será Mensagem.

 

Figura 03 - Criação da Pasta.

 

Dica: Você também pode especificar se deseja que a pasta seja compartilhada por outros ou vista somente por você. Para fazer isso, escolha uma opção na caixa Tipo de pasta.

 

4 - Clique no nome da pasta nova que acabou de criar.

 

5 - Clique em Adicionar. Essa opção coloca a mensagem na pasta nova, deixando-a na pasta original.

 

Dica: Você também pode adicionar uma mensagem a uma pasta do painel de visualização. Para fazê-lo, clique no título da mensagem e arraste-o para a pasta à qual você deseja adicioná-lo. Ou também você pode exibir as mensagens de uma pasta, clicando no nome da pasta no painel de navegação.

 

Exibir mensagens em pastas e visões diferentes

 

Seu correio contém várias pastas e visões que permitem consultar as mensagens de maneiras diferentes. O grupo de mensagens exibido em uma pasta ou visão depende do objetivo da pasta ou visão. Dessa maneira, você localiza as mensagens que deseja de modo mais fácil. Por exemplo, você pode criar visões contendo documentos apenas de uma pessoa (como seu chefe) e criar pastas contendo apenas os documentos pertencentes a um projeto especial (como um relatório orçamentário trimestral). Vamos fazer os passos a seguir e veja como é bastante simples.

 

1 - Abra o banco de dados de correio.

 

2 - Clique na pasta ou visão desejada. O Lotus Notes exibe as mensagens dessa pasta ou visão no painel de visões.Em nosso caso será a pasta Mensagem, veja a figura 04.

 

Figura 04 - Mostra a pasta.

A tabela a seguir descreve as pastas e visões de seu correio.

 

 

Classificar mensagens para as localizar mais facilmente

 

A classificação das mensagens pode facilitar a localização de uma mensagem específica. Como padrão, o Lotus Notes classifica as mensagens por data, em ordem crescente. Mas, opcionalmente, pode classificá-las por data em ordem decrescente ou alfabeticamente de acordo com os nomes dos usuários que lhe enviaram as mensagens (ou para quem você as enviou). Se você souber o remetente da mensagem ou a data aproximada de recebimento, poderá localizar a mensagem mais facilmente.

 

Observe que existem pequenos triângulos ao lado dos nomes das colunas Quem e Data. Isso significa que você pode clicar nos nomes dessas colunas para classificar os títulos dos documentos. Ao fazer isso, o triângulo daquela coluna específica muda de cor. Se você clicar no nome da coluna novamente, o Lotus Notes retornará os títulos dos documentos à ordem original e o triângulo à cor original.

 

1 - Abra uma pasta ou visão de correio, como a visão Caixa de Entrada ou Todos os Documentos.Verifique isso na figura 04.

 

2 - Para classificar as mensagens por nome, em ordem crescente, clique em Quem na parte superior da coluna de nomes. Veja isso na figura seguinte.

 

Figura 05 - Opção Quem.

 

3 - Para classificar as mensagens por data, em ordem crescente, clique em Data na parte superior da coluna de datas. Verifique isso na figura 06.

 

Figura 06 - Opção Data.

 

Conclusão

 

Espero que esse módulo tenha sido de grande utilidade a você. Bons estudos e até o próximo módulo.

 

Frase: "Projetistas fazem canais, arqueiros airam flechas, artífices modelam a madeira e o barro, o homem sábio modela-se a si mesmo".

( Buda Gautama Sakyamuni )

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2020 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI