NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisMarilanealmeida : Flash029
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


 

FLASH - Módulo 29

 

Objetivos

 

Vamos a mais um módulo sobre o FLASH. Neste módulo estudaremos sobre máscaras e sobre a caixa de diálogo propriedades da camada.

 

Pré-requisitos:

 

Para acompanhar esta lição, você deve ter lido as lições passadas.

 

Máscaras

 

Máscaras são camadas especiais no FLASH que sobrepõem parte do conteúdo da camada inferior. A parte não encoberta é determinada por “FUROS” na máscara, determinando por formas preenchidas com cor, que podem ter qualquer formato e podem inclusive ser determinadas por textos.

 

Podem-se reunir diversas camadas sob uma máscara para desenvolver efeitos mais complexos, e utilizar qualquer tipo de animação para arrastar as máscaras, exceto Interpolação com guias de percurso. Que não é aceitável usar máscaras sobre camadas dentro de botões.

 

Para criar uma camada com máscara, faça o seguinte:

 

1 - Crie a camada que será usada sob a máscara. Crie o conteúdo que deverá surgir nessa camada, sob a máscara.

 

 

2 - Com a camada selecionada, vá até o menu Inserir -> Camada para inserir uma camada acima da atual. Observer se a camada 2 está mesmo acima da camada que contém o objeto que ficará por baixo da máscara. Isto é importante, porque a camada da máscara deve sempre ficar por cima.

 

3 - Agora crie qualquer figura, ou mesmo algum texto preenchido com cor para funcionar como máscara. Não use bitmaps, degradés, transparências, cores diferentes e estilos de linha, pois não funcionará. Todas as áreas preenchidas ficarão totalmente transparentes na máscara, e as áreas que não tiverem sido preenchidas ficarão opacas, ocultando o que estiver por baixo.

 

 

4 – Iremos agora modificar para uma camada de máscara. Clique com o botão direito do mouse sobre a camada 2 e selecione a opção Máscara.

 

 

Tanto a camada que contém a máscara como a que está sendo encoberta por ela serão trancadas imediatamente. Caso você necessite editar a máscara ou o conteúdo sob ela, clique nos cadeados para destrancá-las. Quando se destranca as camadas, o efeito da máscara desaparecerá temporariamente, até que você as tranque novamente.

 

 

A camada de máscara receberá um ícone indicativo na área de identificação e controle. As camadas encobertas pela máscara também receberão um ícone característico, e ficarão endentadas sob a camada da máscara.

 

Observe quando aplicou a mascara na camada 2 a figura se transformou. A mascara uma vez criada, pode-se adicionar outras camadas sob a máscara. Você precisa simplesmente criar a camada e seu conteúdo, e na seqüência move-la para baixo da camada da máscara. Essa nova camada será vinculada automaticamente à máscara, será trancada e receberá os ícones indicativos.

 

Se você quiser desvincular uma camada de uma máscara, arraste a camada até acima da camada da máscara, ou mantenha a tecla Alt pressionada e clique sobre a camada.

 

Propriedades da Camada

 

Propriedades da Camada é uma caixa de diálogo que aceita a edição de diversos parâmetros de cada camada. Para abri-la, dê dois cliques sobre o ícone da camada, ou clique com o botão direito sobre a área de identificação da camada e selecione Propriedades. Se preferir usar o menu, selecione a camada, vá até o menu Modificar -> Camada.

 

 

Surgirá a caixa de diálogo propriedades da camada:

 

 

Pode-se modificar vários parâmetros e estados da camada através dessa caixa de diálogo, veja a seguir a descrição de cada tópico:

 

» Nome: Determina o nome da camada.

 

» Mostrar: Essa caixa de opção, se for desmarcada, determina a camada como não visível no ambiente de desenvolvimento. Corresponde a clicar na coluna do olho, na Linha do Tempo.

 

» Bloquear: Se estiver marcada, essa caixa de opção tranca a camada. Corresponde à coluna do cadeado na Linha do Tempo.

 

» A seção Tipo determina o tipo da camada:

 

» Normal: Determina a camada como normal.

 

» Guia: Determina como uma camada de guia de referência.

 

» Guiada: Determina uma camada normal vinculada a uma camada de guia de percurso.

 

» Máscara: Determina como uma camada de máscara.

 

» Mascarada: Determina uma camada normal vinculada a uma camada de máscara.

 

» Cor do contorno: Determina a cor do contorno do conteúdo da camada, quando apresentado dessa forma.

 

 

» Exibir camada como estrutura: Se marcada, essa caixa de opção faz com que seja mostrado apenas o contorno do conteúdo da camada. Equivale a coluna do quadrado na Linha do Tempo.

 

 

» Altura da camada: Determina a altura da representação da camada na janela da Linha do Tempo. Os valores possíveis são: 100%, 200% e 300%.

 

 

Conclusão

 

Concluímos mais uma lição sobre o FLASH, espero que tenha sido de utilidade a você. Neste módulo estudamos máscaras e propriedades da camada. Bons estudos e até o próximo módulo.

 

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2020 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI