NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisMarilanealmeida : Flash028
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


 

FLASH - Módulo 28

 

Objetivos

 

Vamos a mais um módulo sobre o FLASH. Neste módulo estudaremos sobre a biblioteca, nela veremos os três tipos de símbolos e suas aplicações. Quando você for criar filmes, você com certeza utilizará muitas vezes os três tipos de símbolos. Veremos também guia de recurso.

 

Pré-requisitos:

 

Para acompanhar esta lição, você deve ter lido as lições passadas.

 

A Biblioteca

 

Nos módulos anteriores usamos várias vezes a biblioteca, e também alguns comandos da mesma. A biblioteca, não guarda apenas símbolos. Ela armazena também arquivos de sons e bitmaps. Cada filme do FLASH tem sua própria biblioteca, pode-se também abrir filmes do FLASH como bibliotecas dentro de outros filmes, para utilizar os símbolos nela guardado. Veremos mais alguns recursos da biblioteca.

 

Na parte superior da biblioteca existe a linha de status, que mostra o número de itens guardados. Logo à direita está o menu Opções com várias opções, sendo que algumas já foram mostradas anteriormente, e outras você irá conhecer no decorrer de nosso estudo. Veja abaixo a caixa de diálogo biblioteca.

 

 

Há também uma barra lateral, no lado direito da janela da biblioteca, com alguns botões que ajudam bastante na escolha e organização dos itens na biblioteca.

 

 

» O primeiro botão, de cima para baixo, modifica a organização dos símbolos, colocando-os em ordem de nome crescente ou decrescente. Para que isso aconteça dê um clique em cima do mesmo para poder fazer as modificações que você desejar.

 

» O segundo botão amplia a janela da biblioteca, facilitando a pesquisa quando existir um número muito grande de itens. Para isso ocorrer dê um clique sobre os títulos das colunas para organizar a apresentação dos  símbolos por nome, tipo, número de utilizações no filme ou a data em que foi desenvolvido ou alterado pela última vez.

 

» O terceiro botão faz voltar ao normal a janela da biblioteca.

 

Existe na parte inferior também outra barra, veja na figura abaixo:

 

 

» Novo Símbolo  -  abre a caixa de diálogo Propriedades do Símbolo para a criação de um novo símbolo.

 

» Nova Pasta  - cria uma pasta dentro da biblioteca, que ajuda na organização dos objetos na janela. Pode-se desenvolver uma pasta para Clipes de Filmes, outra para botões, e pastas para símbolos de figura simples, bitmaps e etc. Quando você criar a pasta, basta clicar sobre um símbolo e arrastá-lo para cima da pasta para transferi-lo.

 

» O   abre a caixa de diálogo Propriedades do Símbolo do símbolo que estiver selecionado na biblioteca.

 

» Delete   - remove o símbolo selecionado.

 

Guia de Percurso

 

É aceitável ligar mais de uma camada a uma só camada de guia. Para você ver como isso ocorre, siga os passos abaixo, iremos iniciar com um dos objetos da animação em três camadas, e aplicar uma guia em uma delas.

 

1 – Crie um novo arquivo no FLASH com três camadas.

 

 

2 – Escolha a 1ª camada com apenas um clique no nome da camada.

 

3 - Para criar a camada de guia, escolha um dos tópicos abaixo:

 

» No menu Inserir, escolha a opção Guia de Movimento.

 

»

 

 

» Clique com o botão direito sobre a camada e escolha Adicionar Guia de Movimento.

 

 

» Clique no botão Adicionar Camada Guia, que se encontra  na barra do canto inferior esquerdo da Linha do Tempo.

 

 

4 – No nosso caso ficaremos com a última opção, foi criada a camada Guia: Observe que a camada de guia possui um ícone que a identifica, e que a camada 01 foi ordenada para a direita, ficando subordinada à camada de guia. Veja isso na figura abaixo:

 

 

5 – Iremos traçar uma linha que trabalhará como guia para o percurso dos mesmos, utilize o lápis para traçar a linha. Utilize a seta para posicionar o objeto no local correto. O ponteiro deverá estar posicionado no primeiro quadro da seqüência, execute a animação. A camada 01 deverá percorrer a linha até a extremidade oposta. Caso isso não ocorra, coloque o ponteiro no último quadro da seqüência e posicione a 1ª camada corretamente no final da linha.

 

Para concluirmos você poderá vincular as outras camadas à mesma camada de guia de percurso. Para realizar esse processo faça:

 

» Mantenha a tecla Alt pressionada e clique sobre o nome da camada, ou arraste a camada até debaixo da camada de guia de percurso. Existe ainda outras formas de fazer isto, como veremos mais adiante.

 

» Para desvincular uma camada da guia de percurso, mantenha a tecla Alt pressionada e clique sobre o nome da camada, ou arraste até acima da camada da guia de percurso.

 

Vamos a um pequeno exercício:

 

1 -  Crie uma figura como mostra a seguir, e nela você fará todos os passos que fizemos nesse módulo, isso servirá para ajudar você em seu desenvolvimento:

 

 

NOTA: Observe que ao invés de 3 camadas estamos agora trabalhando com 5, cada figura foi feita em uma camada diferente.

 

Conclusão

 

Concluímos mais uma lição sobre o FLASH, espero que tenha sido de utilidade a você. Neste módulo estudamos a biblioteca e a guia de percurso. Bons estudos e até o próximo módulo.

 

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2020 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI