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Objetivos
Vamos a mais um módulo sobre o FLASH. Neste módulo estudaremos sobre Botões.
Pré-requisitos:
Para acompanhar esta lição, você deve ter lido as lições passadas.
Os botões são elementos que respondem a eventos do mouse, exemplo cliques simples ou a simples passagem do ponteiro sobre o botão, disparando ações dentro do filme. Eles podem possuir Clipes de Filmes com animações, que mudarão de comportamento de acordo com a movimentação ou o evento do mouse, podem modificar a seqüência de um filme, modificar a seqüência de animação de um Clipe de Filme, ligar ou desligar animações, sons, enviar e-mail, carregar outros filmes do FLASH ou páginas da Internet.
Para que você possa desenvolver um botão simples, siga os passos abaixo:
1 - Crie botão de seu estilo.
2 – Selecione a figura com a ferramenta seta, vá até o menu Inserir -> Converter em Símbolo.
3 - Surgirá a caixa de diálogo Propriedades do Símbolo.
4 - Dê um nome ao botão (Quadrado) e marque a opção Botão na seção Comportamento.
5 – Dê um clique com o botão direito sobre a figura do botão e selecione Editar.
6 - O FLASH será direcionado à tela de edição de botões.
7 – Observe que você verá que há algumas diferenças na Linha do Tempo. Os quadros são mais largos, e os primeiros quadros estão identificados como Normal, Sobre, Pressionado e Área.
Olhe abaixo o significado de cada quadro:
» Normal: É o botão em seu estado natural, sem nenhuma modificação.
» Sobre: Determina a figura, o som e/ou os eventos integrados ao botão, caso o ponteiro do mouse seja colocado sobre ele.
» Pressionado: Determina a figura, o som e/ou os eventos integrados ao botão, caso ele seja ativado por um clique do mouse.
» Área: Determine a área que responderá aos movimentos e cliques do mouse. O conteúdo dessa área fica invisível no filme.
Geralmente, usa-se uma figura em preto para determinar a área do mouse. O primeiro quadro já possuí a figura que você criou no filme principal, e será utilizado pelo FLASH como o estado normal do botão.
Vamos determinar os restantes dos estados:
» Dê um clique sobre o segundo quadro e arraste até o terceiro, selecionando os três.
» Clique com o botão direito e selecione Inserir Quadro para criar quadros-chaves nos três quadros.
» Arraste o ponteiro até o segundo quadro, Sobre, e altere a figura para que represente o estado do botão quando o mouse passar por cima dele.
» Posicione o ponteiro no quadro Pressionado e determine a figura que representará o botão ao ser acionado por um clique do mouse.
» Por fim, no quadro Área, pinte toda a figura do botão em verde, vermelho. Essa figura determinará a área que reagirá aos movimentos e cliques do mouse. Ela pode ser do mesmo tamanho ou maior do que o botão.
» Pronto, finalizamos seu primeiro botão. É um botão simples, ainda sem sons ou animações.
» Para visualizar o botão em ação, volte ao filme principal. Para voltar ao filme, vá até o menu Editar -> Editar Filme, ou selecione no menu suspenso no canto superior direito, acima da Linha do Tempo.
» Para visualizar o comportamento do botão fique ativo no ambiente de criação, vá até o menu Controlar -> Ativar Botões simples, ou pressione Ctrl+Alt + B novamente.
» Com Clipe de Filme desligado, dê dois cliques sobre o botão para abrir a caixa de diálogo Propriedades da Instância.
NOTA: A caixa de diálogo Propriedades da Instância de botões mostra diversos parâmetros adicionais. Na guia Definição, além das seções Símbolo e Comportamento que já conhecemos, existe ainda a seção Opções de Controle, que será passado para você mais tarde. No caso do botão simples atual, está marcada a opção Controlar como Botão, o que mostra que o botão será tratado pelo FLASH como um botão comum. Um outra maneira é Controlar como Ítem de Menu, é usada na construção de menus suspensos.
Assim como os demais símbolos, os botões também podem possuir diversas camadas, em que podemos utilizar sons e Clipes de Filmes, como veremos nos próximos módulos.
Concluímos mais uma lição sobre o FLASH, espero que tenha sido de utilidade a você. Neste módulo estudamos a construção dos botões. Bons estudos e até o próximo módulo.
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