NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisMarilanealmeida : Flash025
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


 

FLASH - Módulo 25

 

Objetivos:

 

Vamos a mais um módulo sobre o FLASH. Neste módulo estudaremos sobre símbolos continuação.

 

Pré-requisitos:

 

Para acompanhar esta lição, você deve ter lido as lições passadas.

 

Símbolos

 

Vamos continuar falando sobre os filmes. Quando queremos retornar ao filme principal, basta ir menu Editar -> Editar Filme. Pelo teclado, pressione Ctrl+E.

 

Se você desejar, poderá usar as guias encontradas no canto superior direito, logo acima da Linha do Tempo. A primeira guia abre um menu suspenso, no qual podemos escolher a cena do filme principal para a qual queremos ir .

 

 

Até o momento, temos apenas uma cena que o FLASH nomeou automaticamente como Cena 1. Para você voltar ao filme principal basta apenas dar um clique. A segunda guia abrirá para você um menu com os símbolos disponíveis. Basta um clique no nome do símbolo para o FLASH abrir a tela de edição do símbolo correspondente.

 

 

Marque o símbolo que você criará (quadrado), agora você deleta o mesmo para retirá-lo da tela. Ele continuará guardado na biblioteca, e lá deverá ficar, pois está sendo usado pelo símbolo Quadrado que acabamos de criar.

 

Iremos colocar o quadrado no filme principal e fazer alguns quadros. Abra a biblioteca, selecione o quadrado e o arraste para a tela.

 

Em seqüência, dê um clique com o botão direito sobre a posição 15 na Linha do Tempo e escolha a opção Inserir Quadro para criar quadros vazios até esta posição.

 

NOTA: não coloquei todos os passos pois se você voltar ao modulo anterior esses passos estarão lá.

 

Agora vá até o menu Controlar e desmarque a opção Reprodução com Repetição.

 

 

Agora pressione a tecla Enter. Observe que o quadrado se movimenta uma vez, enquanto o ponteiro se desloca até a posição quinze.

 

Agora, de clique com o botão direito na posição 15 e coloque a opção Inserir Quadro. Retorne ao ponteiro para a posição 1, pressione Enter novamente e veja o resultado. O ciclo da animação do quadrado foi concluído uma vez e depois interrompido na metade. Isto aconteceu pelo fato de a Linha do Tempo do símbolo da figura com animação fica vinculada à Linha do Tempo do filme principal.  Iremos adicionar mais uma vez alguns quadros à Linha do Tempo do filme principal. Desta vez clique com o botão direito na posição 30 e escolha Inserir Quadro. Coloque o ponteiro na posição 1 na Linha do Tempo e pressione a tecla Enter. Observe a seqüência do símbolo ser executada cinco vezes completas.

 

Agora, iremos iniciar algumas alterações no símbolo para nos familiarizarmos mais com seus recursos.  De um clique sobre o quadrado da tela para abrir a caixa de diálogo Propriedades da Instância. Lembre-se de que ao arrastarmos o símbolo da biblioteca para a tela do filme principal, criamos uma instância, ou cópia, dele.

 

 

A caixa de diálogo Propriedades da Instância contém duas guias - Definição, na qual podem ser modificados o tipo e o comportamento do símbolo, e Efeito de Cor, na qual é aceitável fazer vários efeitos especiais. Iremos iniciar com a guia Definição. Se a guia não estiver aberta, clique nela para abrir a caixa correspondente. O quadro no canto superior esquerdo mostra a figura do símbolo. O quadro no Símbolo mostra uma lista com todos os símbolos do filme, com um ponto preto ao lado do símbolo que está sendo editado. Na seção Comportamento, vemos as opções para os três tipos de símbolo, sendo que a  opção Gráfico está marcada, pois ele esta sendo editado “símbolo de figura” comum. Logo abaixo, na seção Opções do Modo de Reprodução, podemos modificar o comportamento do símbolo: Veja abaixo a descrição de cada um.

 

» Repetir: É a opção marcada inicialmente pelo FLASH. Faz com que série da Linha do Tempo do símbolo se repita durante o percurso do ponteiro na Linha do Tempo do filme principal.

 

» Reproduzir uma vez: Faz com que a seqüência da Linha do Tempo do símbolo seja executada apenas uma vez, independente do número de quadros na Linha do Tempo do filme principal.

 

» Quadro Único: Faz com que o símbolo seja tratado como uma figura estática, ou seja, ao ser executado o filme principal, a figura mostrada será apenas o conteúdo do primeiro quadro do símbolo.

 

A caixa Primeiro Quadro determina o primeiro quadro do símbolo. Geralmente, esse quadro corresponderá ao primeiro quadro da sua Linha do Tempo. Caso você modifique esse valor para, digamos, 3, a seqüência terá início sempre a partir deste quadro. Caso marque a opção Reproduzir uma vez na seção Opções do Modo de Reprodução, a seqüência será mostrada apenas uma vez, iniciando no quadro 3 e terminando no quadro 15 da Linha do Tempo do símbolo. Caso marque Quadro Único, o símbolo permanecerá estático, mostrando apenas o conteúdo do quadro 5 do símbolo. Experimente diversas combinações entre esses parâmetros para familiarizar-se com as possibilidades.

 

Iremos conhecer a guia Efeito de Cor da caixa de diálogo Propriedades da Instância. Clique duas vezes no símbolo para abrir a caixa de diálogo Propriedades da Instância e clique na guia Efeito de Cor.

 

Dê um clique no menu suspenso para ver as opções disponíveis. À medida que for alterado as opções e modificar os valores e controles, a figura no canto superior esquerdo da caixa de diálogo irá se transformar para refletir as mudanças feitas nos parâmetros. As opções são:

 

 

» Nenhum: Nenhuma, não produz efeito algum.

 

» Brilho: Modifica o “brilho” da figura, tornando-a totalmente escura ou clara.

 

» Tonalidade: Modifica a cor da figura. Os vários controles dessa guia determinam a cor e a porcentagem dessa cor que será aplicada à figura.

 

» Alpha: Determina a transparência da cor da figura.

 

» Especial: Aceita modificar a cor e a transparência da figura, regulando separadamente o nível de vermelho, azul e verde, e o nível de transparência.

 

Escolha a opção Tonalidade e modifique a cor do quadrado. Deslize o controle Quantidade de Tonalidade para a direita para aplicar a cor. Na seqüência, clique em OK. A cor da instância do símbolo foi modificada. Se a biblioteca não estiver aberta, pressione Ctrl+L para abri-la, e selecione o nome do Quadrado para ver sua figura na biblioteca. Como você pode ver, apenas a cor da cópia do símbolo que está na tela foi modificada. O símbolo mestre, que se encontra na biblioteca, não foi afetado pelas modificações.

 

Agora clique sobre o Quadrado na biblioteca e o arraste para a tela, criando uma segunda instância do Quadrado. Clique duas vezes sobre a nova instância para abrir a caixa de diálogo Propriedades da Instância e modifique sua cor, usando uma cor diferente da primeira instância. Agora, você terá duas instâncias do mesmo símbolo com cores diferentes, e o símbolo mestre continua inalterado.

 

 

Edite o símbolo mestre. Existe várias formas de abrir um símbolo para edição. Entre elas:

 

» Na janela da biblioteca, clique no menu Opções e selecione a opção Editar.

 

» Clique com o botão direito sobre uma das instâncias do símbolo e selecione Editar.

 

» Com o símbolo destacado, vá até o menu Editar e selecione a opção Editar Selecionados.

 

Conclusão

 

Concluímos mais uma lição sobre o FLASH, espero que tenha sido de utilidade a você. Neste módulo estudamos símbolos. Bons estudos e até o próximo capitulo.

 

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2020 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI