NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisMarilanealmeida : Flash023
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


 

FLASH - Módulo 23

 

Objetivos:

 

Vamos a mais um módulo sobre o FLASH. Neste estudaremos sobre a interpolação com modificação de formas.

 

Pré-requisitos:

 

Para acompanhar esta lição, você deve ter lido as lições passadas.

 

Interpolação com modificação de Formas

 

A modificação animada de formas, igual ao morphing, apenas pode ser desenvolvida em figuras não agrupadas, no nível da tela de pintura. Para fazer esse tipo de efeito, siga os procedimentos a seguir:

 

Ao interpolar formas, é admissível fazer um efeito parecido à transição, causando a impressão de que uma forma que se modifica em outra com o passar  do tempo. O FLASH pode-se também interpolar o local, tamanho e cor das formas:

 

A interpolação de uma forma cada vez na maioria das vezes gera os melhores resultados. Se interpolar diversas formas de uma vez, todas necessitarão estar na mesma camada.

 

Forma de grupos, símbolos, blocos de texto ou figuras de bitmap o FLASH não pode interpolar. Utilize Modificar -> Desmembrar para colocar a interpolação de forma a esses objetos. Veja esse procedimento abaixo:

 

 

» Dê um clique na camada para ativá-la e desenvolva um Quadro-Chave. Para fazer o Quadro-Chave dê um clique com o botão sobre a posição do quadro, na Linha do Tempo, e escolha a opção Inserir Quadro, ou pressione a tecla F6.

 

 

» Faça uma figura inicial utilize uma das ferramentas de desenho para desenvolver uma forma, vamos fazer um quadrado.

 

 

NOTA: Não é aceitável aplicar morphing em grupos, símbolos, blocos de texto ou bitmaps, exceto que sejam desmontados com Desmembrar.

 

» Desenvolva um Quadro-Chave após o número que você quer de quadros para a animação. Suponha que, se desejar uma animação com onze quadros, dê um clique com o botão direito no quadro 11 e clique em Inserir Quadro. O FLASH desenvolverá o Quadro-Chave na posição 11 e preencherá os quadros intermediários com quadros vazios.

 

» Desenvolva uma outra figura, no quadro do segundo Quadro-Chave. Para isto de um clique sobre o quadro 11 (ou no quadro em que se encontrar o segundo Quadro-Chave) e faça sua figura. Além do formato, a segundo figura poderá ter também cor, tamanho e posição diferentes.

 

 

» Agora dê um clique duas vezes ligeiramente no primeiro Quadro-Chave da seqüência para abrir a caixa de diálogo Propriedades do Quadro. Se achar melhor, dê um clique no Quadro-Chave no início da seqüência, vá para o menu Modificar -> Quadro.

 

 

» Na guia Interpolação da caixa de diálogo, vá até o menu suspenso Interpolação e selecione a opção Movimento.

 

 

Utilize um dos dados a seguir:

 

» Atenuação: escolha a que melhor se enquadra para sua animação.

 

» Girar: sentido horário, nenhum, auto e sentindo anti-horário.

 

» Opções:  em opções escolha Orientar à trajetória, sincronizar e encaixar.

 

» Clique em OK. Pressione Enter para executar a animação. Faça o teste e verifique o que acontece.

 

Existirão casos em que a transição não será perfeita isso ocorre devido ao formato das figuras inicial e final. Quando isso acontece, será necessário utilizar guias para auxiliar na transição. Para mostrar isso melhor a você, iremos fazer um morphing entre o algarismo 3 e o 5. siga os procedimentos abaixo:

 

» Utilizando a ferramenta de texto, escolha um tamanho de fonte razoável e digite o número 3 e o 5.

 

 

» Como não é aceitável modificar a maneira dos blocos de texto, teremos que modificar o bloco de uma maneira comum. Para isso, dê um clique com a Seta sobre o número e pressione Ctrl+B, ou vá até o menu Modificar -> Desmembrar. A partir de agora o “3” não é  mas um bloco de texto, e passou a ser um objeto gráfico comum.

 

» Faça como anteriormente para desenvolver o Quadro-Chave e os quadros intermediários para o número 3. Com o número 5 faça a mesma coisa que  fizemos com o número “3”.  Se achar que o tamanho da figura do número não ficou legal, e desejar aumenta-la, selecione com a Seta e utilize o botão dimensionar para ajustar seu tamanho. Esse botão encontra-se no menu Modificar - > transformar -> Dimensionar. Veja abaixo.

 

 

» Dê um clique duas vezes rapidamente no primeiro Quadro-Chave da seqüência para abrir a caixa de diálogo Propriedades do Quadro. Caso ache melhor, dê um clique no Quadro-Chave no início da seqüência, vá até o menu Modificar e selecione a opção Quadro.

 

» Na guia Interpolação da caixa de diálogo, vá até o menu suspenso Interpolação e escolha a opção Forma.

 

» Dê um clique em OK. Pressione Enter para executar a animação. Depois do teste você pode analisar que alguma parte da seqüência de transição não deu certo.

 

» Para resolver este problema, iremos adicionar duas guias às figuras, para orientar a transição.

 

» Dê um clique no primeiro Quadro-Chave da seqüência para escolhê-lo. Vá até o menu Modificar -> Transformar -> Adicionar Referência de Forma. Se achar melhor utilize o teclado, pressione Ctrl+H. O FLASH aplicará uma guia sobre a figura, representada por um ponto vermelho com a letra “a”.

 

 

» Arraste a guia até o ponto que você quer sobre a figura. Neste caso, coloque a guia sobre o canto superior esquerdo do “3” Vá novamente até o menu Modificar  -> Transformar -> Adicionar Referência de Forma ou pressione Ctrl+H no teclado. O FLASH aplicará mais uma guia sobre a figura, apresentada por um ponto vermelho com a letra “b”. Veja como ficou na figura acima.

 

» Agora mova o ponteiro até o Quadro-Chave final da seqüência. Mova as guias equivalentes sobre a figura do “5” . Veja a seguir:

 

 

» Teste agora o efeito e veja que ficou muito bom.

 

Conclusão

 

Concluímos mais uma lição sobre o FLASH, espero que tenha sido de utilidade a você. Neste módulo estudamos Interpolação com modificação de Formas. Bons estudos e até o próximo capitulo.

 

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2020 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI