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FLASH - Módulo 20

 

Objetivos

 

Vamos a mais um módulo sobre o FLASH. Nesta série ainda será passado para você um exemplo, e ele será feito em cima dos conceitos que você já viu até aqui.

 

Pré-requisitos:

 

Para acompanhar esta lição, você deve ter lido as lições passadas.

 

Exemplo

 

Iremos ver um outro exemplo simples, entretanto bem mais trabalhoso e com melhores resultados, e que não poderia ser feito com Interpolação com todos os seus movimentos. Geralmente, a animação quadro a quadro será preciso sempre que se desejar fazer diversos movimentos diferentes e combinados em vários elementos da figura. Claro que é aceitável sobrepor várias camadas, e cada uma possuírem uma das partes da figura, animadas com Interpolação, mostrando diversos movimentos de uma só vez, e produzindo um conjunto mais complexo. Mas nem sempre isto será aceitável.

 

Na animação quadro a quadro, você terá que criar todos, ou quase todos os quadros da seqüência. Vamos criar agora uma outra pequena animação.

 

» Abra um novo frame.

 

» Vá até o menu Bibliotecas -> Gráficos. Escolha o gráfico Lápis e o arraste-o para dentro da Área de Trabalho. Como mostra a figura 01.

 

Figura 01 – Exemplo.

 

» Selecione o lápis, vá até o menu Modificar -> Desmembrar .

 

Figura 02 – Objeto desmembrado.

 

» Coloque um Quadro Chave (F6) na animação. Agora gire um pouquinho para direita.

 

Figura 03 – Girando o objeto.

 

» Insira diversos Quadro-Chave (F6) e vá girando o objeto até a finalizando de um circulo.

 

Figura 04 – A seqüência dos objeto sendo girados.

 

» Agora insira um Quadro-Chave (F6) e mais cinco quadros (clicando 6 vezes seguidas em F5).

 

Figura 05 – Inserção de quadros .

 

» Selecione os quadros de 1 até 19, clicando no primeiro quadro e arrastando o mouse até o quadro 19. Dê um clique com o botão direito em cima de algum dos quadros selecionados, aparecerá um menu suspenso. Escolha a opção Copiar Quadros .

 

Figura 06 – Menu suspenso.

 

» Coloque o cursor e dê um clique no primeiro quadro após o fim da animação. Clique com o botão direito sobre o quadro, surgirá o menu suspenso novamente. Escolha a opção Colar Quadros.

 

Figura 07 – Menu suspenso.

 

» Selecione os quadros que você acabou de colar, dê um clique com o botão direito e escolha a opção Reverter Quadros.

 

Figura 08 – Menu suspenso.

 

» Isto inverterá a posição dos quadros, gerando um efeito na animação, nos primeiros quadros o lápis girará para a direita, surgirá uma pequena pausa e novamente o lápis girará em sentindo contrário. Para que você possa visualizar clique em Reproduzir, no meu controlar.

 

Figura 09 – Menu controlar.

 

Conclusão

 

Concluímos mais uma lição sobre o FLASH, espero que tenha sido de utilidade a você. No próximo capitulo falaremos sobre a interpolação. Bons estudos.

 

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