NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisMarilanealmeida : Flash019
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


FLASH - Módulo 19

 

Objetivos

 

Vamos a mais um módulo sobre o FLASH. Nesta série você verá um pequeno exemplo.

 

Pré-requisitos:

 

Para acompanhar esta lição, você deve ter lido as lições passadas.

 

Exemplo

 

Antes de darmos continuidade iremos desenvolver um pequeno exemplo. Siga os passos a seguir:

 

» Crie uma nova animação por meio do comando Novo.

 

» Vá até o menu Bibliotecas -> Gráficos.

 

Figura 01 - Menu Biblioteca.

 

» Surgirá a janela de Biblioteca de Gráficos.

 

Figura 02 – Biblioteca gráficos.

 

» Caso você não esteja visualizando os gráficos, clique na opção Gráficos estáticos e com o botão direito do mouse, sobre esta opção e escolha Expandir Pasta.

 

Figura 03 - Opção expandir.

 

» Encontre o gráfico Mouse. Para colocar a figura na tela, clique com a Seta sobre a figura, arraste por fora da biblioteca e solte em cima da tela de pintura, veja a figura a seguir esse passo:

 

Figura 04 - Arrastando e  soltando a figura sobre a tela.

 

» Já possuímos a figura para o primeiro quadro da seqüência da animação. Nosso  próximo passo será adicionar mais um Quadro-Chave. Clique com o botão direito do mouse sobre a representação do quadro 2 na Linha do Tempo e escolha a opção Inserir Quadro-Chave no menu que surgirá, ou pressione a tecla F6.

 

» A partir desse momento, as modificações que você fizer no desenho vão afetá-lo apenas no quadro indicado pelo ponteiro, que neste caso é o quadro 2. A figura permanecerá intacto no quadro 1.

 

» Clique com a ferramenta da seta sobre a figura e escolha o botão Girar. Use a alça superior, interior, e arraste a figura para a direita, criando uma leve inclinação na figura.

 

Figura 05 – Inclinando a figura.

 

» Avance o ponteiro para o quadro 3 na linha do tempo e crie um Quadro-Chave. Agora faremos com que o personagem volte à posição inicial para desenvolver um movimento de balanço. Uma das formas de fazer isto é utilizar o botão Girar da Seta para ajustar o desenho de volta à posição original. Sobretudo, existe uma forma mais fácil, por meio de um comando que você usa muitas vezes em suas criações no FLASH. Primeiro volte o ponteiro até o primeiro quadro. Clique com a seta sobre o desenho, vá até o menu Editar -> Copiar. Se achar melhor, clique no botão Copiar ou pressione as teclas Ctrl+C.

 

» Na seqüência, retorne o ponteiro até o quadro 3. Volte ao menu Editar e escolha a opção Colar no local, ou pressione Ctrl+Shift+V. Será colocada uma cópia da figura do quadro 1 justamente na mesma posição. Caso precise, apague a figura inclinada que está no quadro 3.

 

» Avance o ponteiro até o quadro 4 na Linha do Tempo e crie um Quadro-Chave. Lá você encontrará o personagem com a mesma posição do último Quadro-Chave. Agora criaremos o personagem com inclinação para a esquerda. Clique sobre a figura com a Seta e clique no botão Girar. Usando novamente a alça interna superior, incline o personagem para trás.

 

Figura 06 – Inclinando a figura.

 

» Para finalizar, vamos colocar um toque na animação do personagem. Avance o ponteiro para mais um quadro (5) e crie um Quadro-Chave. Copie novamente a figura do primeiro quadro e cole com o comando Colar no local do menu Editar, para fazer uma cópia da figura exatamente no mesmo lugar dos demais.

 

» Clique no personagem para marcá-lo, vá até o menu Modificar -> Desmembrar (ou pressione Ctrl+B).

 

Figura 07 – Menu modificar.

 

» As partes que compõe o personagem serão selecionadas individualmente.

 

Figura 08 – Figura desmembrada.

 

» Clique com a Seta em qualquer ponto vazio da tela para desmarcar o desenho. Em seguida, ainda com a Seta, clique sobre tela em um ponto ligeiramente acima e à direita dos olhos do personagem, e arraste para baixo e para a esquerda, envolvendo apenas os olhos do personagem.

 

Figura 09 – Figura sem os olhos.

 

» Com a Seta clique sobre os olhos do personagem e os desloque um pouco para cima, separando-os do corpo do personagem. Em seguida, marque todo o desenho com a Seta, vá até o menu Editar e selecione a opção Agrupar para reagrupar a figura.

 

» Você acaba de criar outra animação, essa é bem simples, mas desta vez entendendo o que está fazendo. Para ver o resultado, vá até o menu Controlar -> Reprodução com Repetição -> Reproduzir. Para interromper a execução, pressione Retroceder.

 

Na realidade, a construção dessa animação poderia ter sido menos trabalhosa se tivéssemos usado a técnica de Interpolação. Mas há casos em que não é aceitável desenvolver certos efeitos a não ser pela animação quadro a quadro. Por ser tão simples, essa animação está longe de produzir resultados satisfatórios, e serve apenas como exemplo de animação quadro a quadro.

 

Conclusão

 

Concluímos mais uma lição sobre o FLASH, espero que tenha sido de utilidade a você. Bons estudos.

 

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2020 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI