NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisMarilanealmeida : Flash018
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


FLASH - Módulo 18

 

Objetivos

 

Vamos a mais um módulo sobre o FLASH. Nesta série você verá especialidades simples de animação, linha do tempo e animação quadro a quadro.

 

Pré-requisitos:

 

Para acompanhar esta lição, você deve ter lido as lições passadas.

 

Especialidades simples de animação

 

Foi passado para você anteriormente a criação de uma animação simples, já vimos também a interface do FLASH, foi mostrado também as ferramentas de criação gráfica. Neste módulo daremos inicio na utilização de alguns desses conceitos.

 

O desenvolvimento de animações no FLASH é realizado transformando o conteúdo do Palco, que é justamente a tela em que são mostrados os objetos gráficos numa sucessão de quadros. O inicio é justamente o mesmo do filme tradicional, em que uma sucessão de slides cria a ilusão de movimento. (Isso já foi passado para você no módulo três, caso queira dá uma relembrada volte nele). Daremos mas uma ênfase, pois essa parte de criação é bastante interessante.

 

Para determinar o efeito de animação, são realizadas modificações a cada novo quadro da seqüência. No FLASH, todo quadro que possui alguma modificação é chamado de Quadro-chave. O FLASH apresenta os quadros da animação em separações sobre uma linha, chamada de Linha do Tempo (veja módulo 3).

 

Será utilizada a Linha do Tempo para deslocar-se pelos quadros da animação, desenvolver novos quadros e realizar inúmeros comandos no desenvolvimento de filmes.

 

Existem duas formas para desenvolver uma animação no FLASH: Quadro a quadro e com Interpolação. Na animação quadro a quadro, deve-se desenvolver manualmente cada quadro da animação, relatando as diferenças necessárias para gerar o efeito do movimento. Já na animação com Interpolação pode-se determinar apenas o primeiro e o último quadro da série, e deixa que o computador calcule automaticamente os quadros intermediários.

 

Linha do Tempo

 

É usada para representar a série dos quadros da animação, a interface do FLASH possui a janela Linha do Tempo (mostrada no módulo três). É justamente na Linha do Tempo que se distribui a animação e determina toda a ação do filme. Todos os quadros da animação são mostrados na Linha do Tempo.

 

A Linha do Tempo possui a divisão de quadros, e também ela é subdividida em Camadas. As camadas trabalham como várias folhas de plástico fino e transparente, cada uma possui uma animação ou efeito. Cada camada tem sua própria estrutura separada da tela de pintura e diversos níveis sobrepostos. O uso de diversas camadas sobrepostas, combinando vários objetos e movimentos, facilita o desenvolvimento de efeitos visuais bastante ricos.Veja na figura a seguir a janela da linha do tempo:

 

Figura 01 – Linha do tempo.

 

A ordem dos quadros da Linha do Tempo apresenta a seqüência de figuras ao decorre do tempo.  Cada pedacinho da Linha do Tempo mostra um quadro. Quando um filme é executado no FLASH, o ponteiro de quadros anda a Linha do Tempo, mostrando o quadro que está sendo exibido no Palco em um determinado momento.

 

As camadas são mostradas na Linha do Tempo por linhas horizontais, todas decompostas em quadros. Na montagem da animação, cada objeto animado é depositado em uma camada independente.

 

Existe uma área de identificação e controle na extremidade esquerda de cada camada, veja a seguir:

 

Figura 02 – Área de identificação.

 

Na qual se pode editar o nome de cada camada e modificar o procedimento de cada uma, particularmente, facilitando muito o trabalho de desenvolvimento com diversas camadas. Contudo, dificilmente um filme do FLASH terá apenas uma camada, mesmo que seja apenas uma faixa de propaganda.

 

Acima da representação dos quadros da Linha do Tempo existe uma régua numerada, que auxilia na identificação de cada quadro. (visto anteriormente módulo três).

 

Animação Quadro a Quadro

 

Para iniciar os recursos de animação no FLASH e apreender melhor o seu funcionamento, iremos desenvolver outra animação simples, iremos aprender o porquê de cada comando.

 

Para iniciarmos, vamos iniciar um novo filme no FLASH . Vá até o menu Arquivo -> Novo, ou clique no botão Novo na barra de ferramentas padrão. O filme recém - desenvolvido possui apenas uma camada, com um único quadro chave no primeiro quadro. Iremos iniciar desenvolvendo cinco quadros em nosso filme. Para isso, proceda da seguinte forma:

 

» Dê um clique na Linha do Tempo com o botão direito do mouse sobre o quadro número 4. Surgirá a figura a seguir:

 

Figura 03 – Menu suspenso.

 

» No menu que aparece(figura 03)  escolha a opção Inserir Quadro (ou pressione F5). Esse comando desenvolverá uma seqüência de quadros a partir do primeiro até o quadro 4. As linhas divisórias dos quadros passarão a ser pequenos traços, mostrando que ali há um quadro preparado para edição.

 

Figura 04 – Quadro preparado para edição.

 

Observe que o ponteiro está sobre o quadro 4. Usando a Seta, arraste o ponteiro até o quadro 1.

 

Crie uma figura qualquer na tela. Observe que antes de você criar ou escrever qualquer coisa na tela, existe um pequeno círculo vazio no trecho da Linha do Tempo que representa o quadro 1.

 

Este símbolo mostra que o quadro está vazio. Basta você criar ou aplicar qualquer objeto sobre a tela, e o círculo aparecerá todo preto, mostrando que aquele quadro é um Quadro-Chave.

 

Figura 05 -  O círculo cheio indica um Quadro-Chave com elementos gráficos.

 

» Após criar sua figura, use a Seta para arrastar o ponteiro de um lado para outro sobre a linha do tempo. Observe que o conteúdo da tela não se modifica. Isto acontece porque apenas quando há um Quadro-Chave é que existe alguma modificação. Se os demais quadros estiverem vazios e não forem Quadros-Chaves, não existirá qualquer modificação.

 

» Se você desejar que a figura desapareça no quadro 3, por exemplo, basta colocar um Quadro-Chave vazio nesse quadro. Para isto, basta clicar com o botão direito no quadro e selecionar a opção Inserir -> Quadro-Chave Vazio, ou pressione F7.

 

Figura 06 - Um Quadro-Chave vazio é inserido no quadro 3.

 

» Para apagar um Quadro-Chave, posicione a Seta sobre a representação do quadro e pressione o botão direito da mouse. Selecione a opção Limpar Quadro-Chave, ou pressione Shift+F6.

 

Conclusão

 

Concluímos mais uma lição sobre o FLASH, espero que tenha sido de utilidade a você. No próximo capitulo falaremos sobre a interpolação. Bons estudos.

 

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2020 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI