NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisMarilanealmeida : Flash015
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


FLASH - Módulo 15

 

Objetivos

 

Vamos a mais um módulo sobre o FLASH. Nesta série você verá a continuação da utilização de textos.

 

Pré-requisitos:

 

Para acompanhar esta lição, você deve ter lido as lições passadas.

 

Trabalhando com textos (continuação)

 

Outras Opções de Edição de Texto

 

Pode-se ainda determinar outras propriedades da fonte na caixa de diálogo Fonte. No menu Texto-> selecione a opção Fonte. Surgirão para você diversas fontes, veja na figura 01.

 

Figura 01 – Menu fonte.

 

Este menu além de modificar o tipo de fonte, o tamanho e o estilo, pode-se também modificar o espaço entre as letras, isso já foi mostrado no módulo anterior para você. O espaço entre as letras diminui o espaço entre algumas letras para aperfeiçoar a aparência. Por exemplo, a letra l é super estreita por isso causa um espaçamento irregular entre as letras. Quando você dá o espaçamento compensa essa diferença e ajusta o espaçamento, criando uma aparência mais bonita.

 

Nota: Uma maneira mais técnica e visual de modificar o espaçamento entre as letras é utilizar a combinação de teclas Ctrl+Alt+Seta para a direita para aumentar o espaçamento, e Ctrl+Alt+Seta para a esquerda para diminuir. Para voltar ao espaçamento normal, pressione Ctrl+Alt+Seta para cima.

 

Modificação do Formato dos Caracteres

 

Uma solução atraente de edição de texto no FLASH é a probabilidade de modificar os caracteres em formas compostas por linhas e cores. Assim, é aceitável manipular à vontade as fontes no FLASH, modificando cor, forma, textura, e também aplicando efeitos de animação sobre os caracteres. Após manipulá-los à vontade, você poderá converter os caracteres alterados em grupos ou símbolos.

 

Iremos criar um componente de texto e convertê-lo em linhas e cores. Entre com a palavra BRASIL, com o seguinte formato (tamanho letra 48, cor verde, negrito, fonte verdana) e, na seqüência, clique no botão da Seta para sair do modo de edição. Agora vá no menu Modificar -> Desmembrar, ou pressione Ctrl+B. O texto será modificado em objetos gráficos, e aparecerá selecionado. Veja na figura abaixo:

 

Figura 02 – Menu modificar -> desmembrar.

 

Figura 03 – Palavra desmembrada.

 

Observe que ela fica selecionada (com pontinhos brancos), Clique em qualquer parte vazia na tela para desmarcar as letras. Agora basta você clicar em cada uma das letras para marcá-las particularmente. Se desejar mais de uma letra de uma só vez, mantenha a tecla Shift pressionada e clique sobre as letras desejadas. Vamos alterar cores também, siga os passos abaixo:

 

1 - Com a ferramenta Seta selecione a letra R e mude sua cor para amarelo, depois a letra A mude para azul, e na seqüência S cinza e L amarelo.

 

Figura 04 – Modificação das cores.

 

2 – Agora vamos deslocar algumas letras, aproxime a Seta da borda das letras até aparecer o ícone de edição de linhas. Pressione o botão esquerdo e arraste o mouse pausadamente. A medida que arrastar o mouse, você observará uma linha, simulando o contorno da letra, sendo puxada, vamos lá: O B mova para cima, R para baixo, A deixe da forma que se encontra, o S e o I dê uma torcida para cima e para baixo, e o L para os lados. Veja como ficou na figura abaixo:

 

Figura 05 – Modificação do formato.

 

Observe que o formato da letra foi modificado, e sua cor preenchida. Experimente utilizar o Balde de Tinta para aplicar cores e degrades diferentes em cada.

 

Para modificar todas as letras e transforma-la em um único grupo, selecione-as com a Seta e, vá menu Modificar -> Agrupar, ou pressione Crtl+G.

 

Figura 06 – Menu Modificar -> Agrupar.

 

Figura 07 – Palavra agrupada.

 

Para uma melhor fixação vamos a um exemplo completo:

 

1 – Escreva a palavra COPA 2006, utilize fonte 36, TECHNICAL, negrito como mostra na figura abaixo.

 

 

2 – Agora daremos espaços na palavra. Selecione a palavra, vá no menu -> texto -> controle -> Aumentar. Automaticamente os espaços serão aumentados. Ou Ctrl + Alt + Seta da direita. Olhe como a figura se encontra agora:

 

 

3 – Agora iremos desmembrar a mesma. Vá no menu -> modificar -> desmembrar. Mude as cores da mesma forma que se encontra a figura a seguir:

 

 

4 – Agora dê uma distorcida nas letras como se encontra na figura abaixo.

 

 

 

5 – Se desejar também use sua imaginação. Após ter feito isso. Vá no menu -> modificar -> Agrupar. Observe que a mesma foi agrupada, pois conseguimos mover o texto por inteiro:

 

 

Nota: Pode-se criar diversas formas de textos, isso dependerá do que você deseja, use sua imaginação.

 

Conclusão

 

Concluí –se  mais um módulo de FLASH, neste módulo você estudou a continuação como criar textos no FLASH, espero que tenha sido de utilidade a você. Até o próximo módulo.

 

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2020 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI