NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisMarilanealmeida : Flash014
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


FLASH - Módulo 14

 

Objetivos

 

Este é, mas um módulo sobre o FLASH. Nesta série você verá como trabalhar com textos.

 

Pré-requisitos:

 

Para acompanhar esta lição, você deve ter lido as lições passadas.

 

Trabalhando com textos

 

Como criar e editar textos no FLASH?

 

Para colocar blocos de texto no FLASH, basta você dá um clique na ferramenta Texto , que se encontra na barra de ferramentas. Com a ferramenta de texto ativa, clique sobre a tela do FLASH e digitar.

 

Inicialmente escolha a fonte que você deseja, o tamanho, a cor, o estilo se é negrito ou itálico, alinhamento da mesma, se é esquerda, centralizado, à direita, justificado (esses são os comandos usados nos editores de textos). O botão Parágrafo abrirá para você a caixa de diálogo Propriedades do Parágrafo, veja a figura 02:

 

1 – Para que você visualize essas opções vá até o menu principal -> Texto. Lá você encontrará tudo o que precisa para fazer as modificações no texto.

 

Figura 01 - Menu texto.

 

Figura 02 – Caixa de diálogo parágrafo.

 

As propriedades acima possuem capacidade de ser determinadas após a digitação do texto, caso você ache melhor. Será mostrado para você futuramente como editar bloco de texto. No decorrer da digitação você trabalhará dentro de um retângulo que se ampliará à medida que forem adicionando mais caracteres. Caso você continue digitando de modo indefinido em um bloco de largura indefinida, o quadro continuará se ampliando para a direita. Já em um bloco de largura fixa, a quebra de linha acontecerá automaticamente quando o texto atingir o limite da largura do bloco.

 

Os blocos de texto trabalham como grupos, e tem capacidade de ser animados, girados, ter o seu tamanho adaptado, e receber todos os efeitos que podem ser justapostos sobre os grupos.

 

Vamos à criação de um exemplo:

 

Iremos fazer um bloco de texto com largura indefinida.

 

1 – Vá à barra de ferramentas, clique na ferramenta texto   - >  vá até o quadro do FLASH. Observe que o ponteiro do mouse adquira a forma de um A ao lado de uma cruz. Escolha a fonte, que no nosso caso será verdana e de tamanho 48 e cor vermelha.           Para que você escolha onde será digitado na tela, escolha o ponto que se deseja. Aparecerá  um retângulo com a largura de uma única letra, com uma alça redonda no canto superior esquerdo, veja a figura a seguir:

 

Figura 03 – Caixa onde entrará o texto.

 

2 - A alça redonda sugere que se trata de um bloco de texto com largura indefinida. Dentro do retângulo existirá um cursor piscando, esperando que você entre com o texto. Digite a palavra FLASH. O retângulo se alargará para a direita à medida que você entrar com os dados. Observe a figura a seguir:

 

Figura 04 – Texto digitado.

 

3 – Caso você queira mover o bloco de texto sobre a tela, bote o ponteiro do mouse sobre uma das linhas que limitam o retângulo. Ao surgir o ícone com as quatro setas, dê um clique e mantenha o botão esquerdo pressionado, e arraste até o local que você queira.

 

Figura 05 – Exemplo 01.

 

Caso você continue digitando de modo indefinido, o texto prosseguirá além da margem direita da cena, mas o que você escrever além não será perdido. Observe abaixo:

 

Figura 06 – Exemplo 02.

 

Para tornar o texto visível outra vez, quebre a linha com a tecla Enter, reposicione o bloco de texto sobre a tela, se preferir vá no menu Exibir -> Área de Trabalho. Observe abaixo, foi dado um ENTER entre a palavra ótima e programa:

 

Figura 07 – Exemplo 03.

 

Caso você queira fazer um bloco de texto com largura fixa faça:

 

1 - selecione a ferramenta de texto  - > dê um clique sobre a tela do FLASH e, mantendo o botão esquerdo do mouse pressionado, arraste o ponteiro para a direita até o bloco atingir a largura que você quer, e logo após solte o botão do mouse.

 

Observe que agora a alça do canto superior direito é um quadrado, isso quer dizer que o bloco de texto tem largura fixa. Simplesmente agora entre com o texto que se deseja, e a quebra de linhas acontecerá na margem que você escolheu. Se desejar modificar a largura do bloco, basta arrastar a alça.

 

Figura 08 – Exemplo 04.

 

Editando um Texto

 

Os blocos de texto podem ser modificados de várias formas. Pode-se copiar, cortar e colar textos. Suponha que, pode-se copiar de um bloco e colar em outro, ou copiar textos inteiros para serem utilizados em outras partes do filme, justamente como em um editor de texto comum. Você também pode fazer trechos de texto em um outro editor de texto e depois copiar e colar no filme do FLASH. Observe abaixo algumas operações que podem ser criadas com os elementos de texto no FLASH:

 

1 - modificar um Bloco de Largura fixa em um Bloco de Largura indefinida

 

Clique duas vezes ligeiramente sobre a alça do bloco.

 

2 - Selecionando trechos do texto

 

Se estiver utilizando a ferramenta Seta, clique duas vezes em cima do quadrado para ativar a ferramenta de texto. Clique duas vezes em cima da palavra se desejar  selecioná-la. Para selecionar trechos maiores do texto, com  o botão esquerdo pressionado arraste o mouse até o ponto que você quer. Se desejar sair do modo de edição de texto, clique em outra ferramenta qualquer.

 

3 - Modificar os parâmetros do texto de um bloco

 

Edite o bloco e escolha uma parte ou todo o texto. Altere a fonte, tamanho, cor, estilo, alinhamento, faça o que desejar com o mesmo e veja como ele fica.

 

4 - Modificar o espaço entre as letras

 

Vá no menu Texto -> escolha controle. No submenu, clique em Aumentar para aumentar, em Diminuir para reduzir o espaço entre as letras, e em Redefinir para voltar  o texto ao normal.

 

Figura 09 –Menu texto-> controle.

 

Conclusão

 

Concluímos mais um módulo de FLASH, neste módulo você estudou como criar textos no FLASH, espero que tenha sido de utilidade a você. Até o próximo módulo.

 

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2020 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI