NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisMarilanealmeida : Flash013
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


FLASH - Módulo 13

 

Objetivos

 

Vamos a mais um módulo sobre o FLASH. Nesta série você verá sobre Disposição e Organização dos Níveis.

 

Pré-requisitos:

 

Para acompanhar esta lição, você deve ter lido as lições passadas.

 

Disposição e Organização dos Níveis

 

Para facilitar o entendimento do conceito dos níveis, imagine que cada nível seja uma folha de papel transparente. Se existir três grupos em um projeto do FLASH, terá três folhas de papel transparente sobrepostas, cada uma possuindo um grupo.

 

Os níveis são feitos de acordo que vão sendo criados grupos, objetos de texto e símbolos. Cada novo grupo ou símbolo acrescentado ao projeto ocupa um novo nível, que estará sempre acima dos níveis anteriores. Os objetos feitos anteriormente surgem (por baixo ou por trás) dos demais que se localizam nos níveis superiores. Esta disposição pode ser modificada facilmente com alguns comandos, com os quais pode-se trocar a ordem dos objetos na “pilha” de objetos.

 

Para você visualizar melhor isso, iremos fazer dois grupos e verificar como se relacionam. Com a ferramenta Lápis  trace um triângulo e pinte seu interior, depois crie um objeto oval e um quadrado e coloque neles cores diferentes. Com a Seta  clique duas vezes sobre o triângulo para selecioná-lo e o agrupe, pressionando as teclas Ctrl+G ou indo até o menu Modificar -> Agrupar. Em seqüência, ligue a ferramenta do quadrado, mude a cor de preenchimento para algo diferente das outras cores usadas, e trace mais um quadrado, agrupando-o em seguida.

 

Observe que existem três grupos distintos, cada um ocupando seu próprio nível no editor gráfico do FLASH. Com a Seta arraste os grupos de forma que fiquem uns sobre os outros. Observe que os grupos que foram feitos por último ficam “por cima” dos anteriores, olhe a figura 02.

 

Figura 01 – Objetos criados e agrupados.

 

Figura 02 – Objetos colocados em ordem de criação.

 

Sempre que você colocar um grupo, símbolo, objeto de texto ou bitmap, este será colocado um nível acima dos anteriores. A figura 03 mostra isso a você, observe que o nível 01 foi criado primeiro, o dois antes do três.

 

Figura 03 – Entendendo melhor os níveis.

 

É bastante simples modificar a ordem desses níveis, usando comandos do menu ou mesmo pelo teclado. Selecione um dos objetos com a Seta. Em seguida, vá até o menu Modificar -> Organizar. Surgirá um submenu com as seguintes opções:

 

Figura 04 – Opção de menu.

 

» Trazer para frente: Posiciona o objetos selecionado no nível mais alto da pilha. Pode obter o mesmo efeito pelo teclado,  presionado Ctrl+Shift+Seta para cima.

 

 

» Trazer um nível para frente: move apenas um nível.

 

 

» Enviar um nível para trás: Envia o objeto para traz em um nível apenas.

 

 

» Enviar para trás: Posiciona o objeto selecionado no nível mais baixo da pilha. Pode-se obter o mesmo efeito pelo teclado, pressionando Ctrl+Shift+Seta para baixo.

 

 

» Bloquear: Esse comando "trava" o objeto na posição em que se encontrar. Enquanto estiver travado, o objeto não poderá ser selecionado ou movido. Isto facilita a movimentação e a seleção de outros objetos, sem que o objeto travado seja afetado. O atalho pelo teclado é Ctrl+Alt+L.

 

 

Como Editar os Elementos dos Grupos

 

Embora os objetos agrupados não possam ser editados livremente, é aceitável editá-los de outras maneiras. Para editar um grupo, clique duas vezes rapidamente sobre ele. O grupo será momentaneamente "desagrupado", e todos os demais objetos gráficos na tela serão protegidos. Repare que, ao dar os cliques sobre o grupo, os demais objetos adquirem uma cor mais clara, indicando que estão "travados" e não podem ser alterados. Faça as modificações que desejar nos objetos do grupo. Ao terminar, clique duas vezes rapidamente sobre qualquer ponto vazio da tela. O grupo será refeito, e os demais objetos da tela voltarão ao estado normal. Veja isso a seguir.

 

 

Se preferir utilizar os comandos do menu para editar, selecione o grupo clicando sobre ele com a Seta, vá até o menu Editar -> Editar Selecionados. Para voltar ao estado normal, vá novamente ao menu Editar -> Editar Tudo.

 

 

Conclusão

 

Concluímos mais um módulo de FLASH, neste módulo você estudou sobre a disposição e Organização dos Níveis. Até o próximo módulo.

 

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2020 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI