NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisMarilanealmeida : Flash011
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


FLASH - Módulo 11

 

Objetivos

 

Neste módulo sobre o FLASH você verá alguns botões, como: Girar, mencionar e etc.

 

Pré-requisitos:

 

Para acompanhar esta lição, você deve ter lido as lições passadas.

 

Botão Girar

 

O botão Girar  , um dos transformadores da ferramenta da seta, aplica transformações bem legais nos objetos gráficos. Quando ele é ativado, com um objeto selecionado, o botão Girar faz aparecer oito alças em torno do objeto. Veja o exemplo abaixo o que foi falado aqui.

 

Figura 01 – Alças aplicadas ao objeto.

 

As alças encontradas nos vértices do quadrado que cobre o objeto gráfico giram em ambos os sentidos. Tente desenhar um retângulo após clicar no botão Girar. Arraste o mouse para cima, e observe o objeto girando.

 

Figura 02 – Objeto em rotação.

 

Vamos fazer diferente agora, iremos distorcer o retângulo. Na figura 01 está indicando o local de distorção do objeto, clique nele para distorcer o objeto.Veja a figura 03.

 

Figura 03 – Figura distorcida.

 

Observe que as alças internas torcem o objeto gráfico. A Figura 03 mostra um retângulo torcido pelo acionamento de uma das alças internas.

 

Botão dimensionar

 

O botão dimensionar , ou ajustar tamanho, é mais um dos transformadores da ferramenta da Seta. O dimensionar possui oito alças em torno do objeto gráfico, da mesma maneira do botão girar. As alças encontradas nos vértices do quadro que envolve o objeto modificam o tamanho do desenho de forma proporcional, sem gerar distorções na figura. Já as alças internas modificam o tamanho do objeto gráfico apenas no sentido vertical ou horizontal, distorcendo a figura. Tente criar um objeto oval e ajustar seu tamanho, usando as alças dos vértices e também utilize as alças internas para distorcer a figura. Veja o exemplo abaixo.

 

Figura 04 – Objeto oval distorcido  pelo botão dimensionar.

 

Geralmente todos os efeitos desenvolvidos pelas alças aplicadas pelos botões Girar e dimensionar têm capacidade para ser aplicados tanto sobre objetos independentes, como sobre objetos agrupados ou seleções múltiplas de objetos.

 

Pratique o emprego desses recursos, combinando os efeitos de ambos os botões, para ter um bom conceito do que é aceitável fazer com eles.

 

Inspetores de Transformações

 

O inspetor Transformar aceita que faça aplicações de várias transformações sobre os objetos gráficos por meio de uma caixa de diálogo, informando valores percentuais para combinar tamanho, rotação e torção. Siga os passos a seguir para ver as opções de transformações.

 

» Vá até o menu Modificar-> Transformar. Veja a figura abaixo:

 

Figura 05 – Menu transformar.

 

Vamos a um exemplo:

 

1 - Trace um retângulo, escolha a ferramenta da Seta e, em seqüência, dê dois cliques em cima do objeto para marcá-lo.

 

 

2 - Em Transformar você dimensionará para modificar o retângulo. Depois clique também em dimensionar e girar. Veja a figura a seguir.

 

 

3 - Valores abaixo de 100% diminuem o tamanho do objeto. Valores superiores a 100% aumentam e 100%  conserva o tamanho original do objeto. Após entrar com os valores que deseja, clique no botão OK para aplicar a transformação. Entre também com um valor no campo Girar para aplicar um ângulo de rotação, no nosso caso entramos com o valor 10.

 

Botão copiar

 

Esse botão cria uma cópia do objeto gráfico. Caso você queira ter uma cópia do desenho com algumas modificações aplicadas, selecione o desenho com um clique, vá em Transformar, clique no botão Copiar , arraste a cópia do desenho para uma área vazia da tela de pintura e, no quadro Transformar, faça as transformações que você quiser.

 

Modificação de linhas e de formas com a seta

 

Outra forma de transformar objetos de desenho no FLASH é por meio da Seta.

 

Somente com alguns cliques é aceitável fazer as mais diversas maneiras, a partir de formas básicas, como ovais e retangulares. Vamos a um exemplo abaixo:

 

1 - Trace um retângulo e se você quiser transformar um dos lados uma certa curvatura, selecione a ferramenta Seta e posicione o mouse sobre a linha, de forma que apareça abaixo da seta uma pequena linha curva. Veja a figura a seguir:

 

 

2 - Mantendo o botão esquerdo do mouse pressionado, arraste no sentido oposto ao do retângulo. À medida que se arrastar o mouse, verá surgir uma linha que representa o contorno da figura, sendo puxada na mesma direção, definindo um novo formato para o desenho. Veja a figura abaixo como ficou.

 

 

3 - Observe que a pintura interna do retângulo também preenche a nova área criada. Se a pintura for um degrade, o efeito do degrade não terá o seu tamanho ajustado de acordo com a nova área criada.Veja a figura abaixo.

 

 

4 – Vamos repetir o processo, mas em vez de posicionar o ponteiro sobre uma das bordas do retângulo, aproxime-o de um de seus vértices, até surgir o ângulo de 90 graus. E com o botão esquerdo pressionado, arraste o mouse e altere a posição do vértice dele.

 

 

Conclusão

 

Concluí-se mais um módulo de FLASH, neste módulo você estudou sobre alguns botões. Até o próximo módulo.

 

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2020 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI