NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisMarilanealmeida : Flash010
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


FLASH - Módulo 10

 

Objetivos

 

Vamos a mais um módulo sobre o FLASH. Nesta série você verá a Combinação, Movimentação e Transformação de Elementos Selecionados.

 

Pré-requisitos:

 

Para acompanhar esta lição, você deve ter lido as lições passadas.

 

Combinação, Movimentação e Transformação de Elementos Selecionados

 

O objeto pode ser deslocado pela tela ao ser selecionado, pode-se girar inclinar e ainda ter seu tamanho aumentado ou reduzido. Pode ser colocado sobre outros elementos para criar conjuntos ou retirar partes de outros desenhos, criando qualquer coisa com o seu formato. Vamos ver alguns exemplos abaixo.

 

1 - Trace um retângulo com a ferramenta, pinte seu interior de vermelho. Com a ferramenta da seta, dê um clique sobre a linha que envolve ele para selecioná-lo.

 

Repare que assim que a linha é selecionada, surge o ícone da seta quádruplo logo abaixo do ícone da seta, mostrando que você pode mover esse elemento gráfico pela tela. Com o retângulo ainda selecionado, pressione o botão do mouse e arraste-o para a direita, separando-o da parte pintada, veja a figura 01.

 

Figura 1 -  Arrastando o contorno do retângulo.

 

Assim como foi separado o quadrado da área interna, toda e qualquer área selecionada pode ser movida da mesma maneira. Pode-se também dividir um objeto ao meio. Vamos realizar esse exemplo:

 

2 - Utilizando o lápis, trace uma linha passando pelo meio da área pintada. Em seqüência, com a ferramenta da seta, dê um clique sobre uma das metades, como mostrado na figura abaixo.

 

Figura 2 – Figura seleciona apenas a metade.

 

Com uma das metades selecionadas, e ainda usando a seta, dê um clique sobre a parte selecionada e arraste para o lado, separando-a do desenho ao meio. Dê um clique em qualquer lugar vazio da tela para desmarcar o objeto. Para a finalização, dê dois cliques rápidos sobre a linha que dividiu o retângulo ao meio e delete. Olhe a figura 3.

 

Figura 3 – Figura separada.

 

Agora, iremos fazer uma cópia desses objetos para testarmos os demais recursos do editor gráfico. Selecione as duas partes do retângulo. Com ambas as metades marcadas, vá até o menu Editar-> Copiar. Em seqüência, dê um clique em qualquer lugar vazio da tela para desmarcar os objetos, volte ao menu Editar ->Colar.

 

Acabamos de fazer uma cópia do retângulo separado. Observe que, quando os objetos são colocados na tela, eles aparecem marcados e prontos para serem movidos ou modificados. Dê um clique em qualquer lugar vazio da tela para desmarcar os objetos.

 

Figura 4 – Cópia.

 

Vamos agora combinar as metades do retângulo, formando um único objeto.

 

Com a ferramenta da seta, dê um clique sobre a metade da direita e arraste até a esquerda da outra metade. Posicione-a sobre a parte curva da outra metade, como apresentado na figura 5.

 

Figura 5 – Juntando os objetos.

 

Enquanto a metade movida encontrar-se marcada, ainda será um objeto separado que poderá ser deslocado livremente para qualquer parte da tela, sem causar qualquer efeito sobre a outra metade. No entanto, basta que você desmarque para o objeto se  transformar em um só. Experimente dar um clique sobre qualquer ponto vazio da tela. Um novo clique sobre o objeto fundido irá selecioná-lo como um todo, e não mais será aceitável selecionar novamente apenas a metade deslocada.

 

Vamos utilizar outro recurso do editor gráfico, que aceite combinação de vários desenhos para criar outros, mais complexos. Com o Balde de Tinta, selecione uma cor (amarela). Aplique a cor sobre uma das metades. Em seqüência, com a ferramenta da seta, dê um clique sobre a metade pintada para selecioná-la, e desloque-a até que fique  sobre a outra metade, da mesma forma que fizemos no exemplo anterior. Dê um clique em qualquer ponto da tela para desmarcar.  Veja isso na figura a seguir.

 

Figura 6 – Utilizando cores diferentes no objeto.

 

Assim como no exemplo anterior, enquanto a metade que foi deslocada (de cor amarela) estiver marcada, ela poderá ser deslocada livremente sem ocasionar qualquer efeito sobre a outra metade. No entanto, como neste exemplo foi pintado a metade deslocada com outra cor, seu comportamento será diferente após ter sido desmarcada.

 

Como apresenta cor diferente da outra metade, ainda poderá ser marcada e deslocada independentemente, sem se fundir com a outra em um só objeto. Entretanto, ao ser deslocada, seu formato ficará “carimbado” na outra metade. Tente selecioná-la novamente com a seta, e deslocá-la para longe da outra metade. Dê um clique em qualquer lugar vazio da tela para desmarcar. Veja o que acontece na Figura 7.

 

Figura 7 – Figura selecionada e arrastada.

 

Ligado a criatividade, este recurso aceita a criação de objetos vazados, como o  mostrado na Figura a seguir, veja que foi utilizado diversos objetos.

 

Figura 8 – Objetos vazados.

 

Uma vez que já nos familiarizamos com a seleção de objetos na tela, vamos usar mais alguns recursos de edição gráfica do FLASH para alterar os elementos selecionados.

 

Para conhecer esses recursos, vamos criar uma figura para, em seguida, fazermos algumas transformações. Trace um circulo, pinte-o de cor azul e, em seguida, trace outro circulo menor em seu interior, e pinte o de vermelho. Veja a seguir.

 

Figura 9 – Um circulo menor dentro do maior.

 

Se você desejar apagar as linhas de contorno, ligue a ferramenta da borracha e dê um clique no ícone Torneira. Clique sobre as linhas de contorno dos círculos para apagá-las.

 

Outro recurso que pode utilizar para criar efeitos legais é o agrupamento de elementos. Pode-se agrupar diversos elementos de desenho, aplicar transformações a todos de uma só vez, como se fossem apenas um único objeto, e em seguida desfazer o grupo para criar outro grupo com mais ou menos objetos do que o anterior, ou mesmo deixá-los separados, por um motivo qualquer. Suponha que, se você tiver dois objetos gráficos e desejar reuni-los em um só objeto, ou grupo, marque os objetos com a ferramenta da seta, vá até o menu Modificar -> Agrupar. A partir de agora, os objetos que fizerem parte do grupo formarão um único objetos. Um clique sobre qualquer um dos objetos do grupo  marcará todo o grupo, como visto a seguir.

 

Figura 10 – Objetos agrupados.

 

Os grupos dos objetos ocupam um nível acima do nível da tela de pintura, e não interagem uns com os outros. Assim, pode-se movimentar livremente esses grupos pela tela, sem afetar os demais grupos e desenhos. Elementos agrupados não mostram a mesma flexibilidade de edição que os elementos não agrupados.

 

Pode-se aplicar o comando Agrupar sobre apenas em um objeto, para que ele não seja afetado pelos demais elementos gráficos.

 

Conclusão

 

Concluímos mais um módulo de FLASH, neste módulo você estudou sobre Combinação, Movimentação e Transformação de Elementos Selecionados. Até o próximo.

 

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2020 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI