NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisMarilanealmeida : Flash009
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


FLASH - Módulo 9

 

Objetivos

 

Neste módulo sobre o FLASH iremos falar sobre os recursos da paleta de cores.

 

Pré-requisitos:

 

Para acompanhar esta lição, você deve ter lido as lições passadas.

 

Os Recursos da Paleta de Cores

 

Como foi visto quando falamos das ferramentas de desenho nos módulos anteriores, a paleta de cores está presente como transformadora de muitas ferramentas. Além de possuir as opções de cores sólidas do FLASH, a paleta ainda tem outros recursos, como criação de degrade personalizado e graus diversificados de transparência. A paleta de cores do FLASH mostra vários quadrinhos com cores, ou seja, tais cores não passarão por distorções na maioria das telas e serão mostradas corretamente em todos os navegadores Web.

 

Nota: O efeito de cores transparentes apenas funciona quando ele é aplicado em objetos dispostos em camadas diferentes.

 

Figura 01 -  Paleta de cores.

 

Vamos descrever a paleta de cores: Essa paleta muda conforme com a ferramenta de desenho selecionada. Agregada à ferramenta do lápis, a paleta de cores mostra, além de cores seguras, um pequeno botão, na parte superior do quadro, que abre a caixa de diálogo Cor. Veja a figura 02.

 

Figura 02 - Abre a caixa de diálogo de cores.

 

A paleta de cores associada à lata de tinta e ao pincel apresenta ainda os botões com opções de degrade e de cores, com efeito, de transparência.

 

Vamos utilizar agora alguns dos seus recursos, que é bastante usado. Abra a paleta de cores e dê um clique no botão localizado na parte superior da paleta para abrir a caixa de diálogo. A figura 01 apresenta para você as cores sólidas do FLASH.

 

Veja abaixo a caixa de diálogo de cor e sua descrição.

 

Figura 03 - Caixa de diálogo de cores.

 

Observe que a cor selecionada (que esta em uso) aparece no quadro. Por meio dos vários controles presentes neste quadro pode-se editar a cor e alterá-la, ou criar uma nova cor personalizada.

 

Vamos agora visualizar as cores gradientes, já utilizamos ela no módulo anterior.

 

Figura 04 – Cores gradiente.

 

Além dos controles básicos da guia Sólido, essa caixa de diálogo mostra o controle do tipo gradiente, e três “alças” cujas cores podem ser editadas de forma independente, possibilitando a criação de várias combinações de degrade, misturando cores e até mesmo transparências.

 

Seleção de Elementos no Desenho

 

O editor gráfico do FLASH mostra vários recursos para selecionar, conectar e dividir elementos na tela. Sua ferramenta fundamental de seleção é a Seta.

 

Pra escolher qualquer elemento gráfico na tela, basta dá um clique com a seta sobre o objeto, seja uma linha ou uma área pintada. Pode-se fazer com que ao clicar em um objeto na tela, ele seja selecionado e quaisquer elementos selecionados anteriormente sejam desmarcados. Para modificar esse parâmetro, vá até o menu principal Editar -> Preferências.

 

Figura 05 – Editar -> preferências.

 

Abrirá para você a caixa de diálogo abaixo:

 

Figura 06 – Caixa de diálogo preferência.

 

Marque a opção Seleção com Shift, veja a figura acima, e dê um clique em OK. A partir de agora, sempre que selecionar um objeto na tela, os objetos que tiverem sido selecionados anteriormente serão desmarcados. Caso você queira selecionar mais de um objeto ao mesmo tempo, pressione a tecla Shift e dê um clique sobre cada um dos objetos.

 

Observe abaixo algumas formas de seleção de elementos de desenho:

 

» Para selecionar todos os objetos que estiverem ligados a um determinado objeto, dê um duplo - clique sobre ele.

 

» Para selecionar todos os objetos que se encontrar em uma área retangular, trace um retângulo, com a seta, envolvendo eles. Todos os itens que tiverem que ser marcados deverão ser totalmente envolvidos pelo retângulo.

 

» Para selecionar itens em uma área de seleção com formato irregular, trace a área de seleção com a ferramenta do laço.

 

» Para marcar várias áreas retangulares, com a seta, e ou irregulares, com a ferramenta Laço, pressione a tecla Shift enquanto define as áreas a serem selecionadas. Existem ainda outras maneiras para selecionar ou evitar que certos itens sejam selecionados indevidamente. Essas formas se aplicam às camadas e aos níveis de desenho do FLASH. Para vermos pouco o comportamento da seta na seleção de elementos de desenho, vamos fazer um quadrado. Selecione a ferramenta retângulo, como mostra a figura a seguir:

 

 

Agora, vamos selecionar apenas a borda do quadrado. Usando a seta, dê um clique sobre as linhas que envolvem o quadrado. Em seguida, clique em qualquer lugar da tela para desmarcar. Veja a seguir as linhas marcadas:

 

 

Agora dê um clique no interior do quadrado. Apenas a parte verde será selecionada. Novamente, dê um clique fora do desenho para desmarcá-lo.

 

 

Agora vamos selecionar todo o desenho, incluindo a linha e o interior pintado; basta dar dois cliques seguidos e rápidos sobre o desenho.

 

 

Outra ferramenta de seleção do FLASH é Laço . Com essa ferramenta é aceitável fazer seleções em vários formatos no desenho, formados por traços livres ou de segmentos de reta.

 

Conclusão

 

Concluímos mais um módulo de FLASH, neste módulo você estudou sobre os recursos da Paleta de Cores, seleção de elementos no desenho. Até o próximo módulo.

 

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2020 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI