NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisMarilanealmeida : Flash008
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


FLASH - Módulo 8

 

Objetivos

 

Vamos a mais um módulo sobre o FLASH. Nesta série você verá  a continuação do pincel, e verá também sobre borrachas e cores.

 

Pré-requisitos

 

Para acompanhar esta lição, você deve ter lido as lições passadas.

 

Pincel: Efeitos com Degrade

 

Da mesma maneira que acontece com as cores aplicadas pelo Balde de Tinta, as cores usadas pelo pincel também podem mostrar os mesmos efeitos, como degrade e transparência.

 

Para conhecer os efeitos do pincel com recursos de degrade, faça outro círculo com quadrados, como o mostra na Figura abaixo. Escolha o pincel e a opção Pintar Dentro. Dê um clique na paleta de cores e escolha uma das opções de degrade, livres na parte inferior da paleta.

 

Figura 01 – Opções de degrade.

 

Clique no botão Bloquear Preenchimento  para que fique desativado. Esse botão modifica o comportamento do efeito de degrade, como você observará neste exemplo. Se o botão já estiver desativado, deixe como está.

 

Figura 02 – Opções de degrade.

 

Pinte toda a área interna do quadrado da esquerda, iniciando o traçado a partir do seu interior. Em seguida, pinte todo o interior do círculo, também iniciando o traçado a partir do seu interior, preste atenção para não iniciar a partir de um dos quadrados. O resultado deverá ser o mesmo mostrado na figura acima (02). Observe que o degrade foi aplicado de maneira independente sobre cada área do desenho.

 

Agora, dê um clique sobre o botão Bloquear Preenchimento para ativá-lo e repita as mesmas operações, exatamente como realizado anteriormente. Veja, o resultado é outro. Ainda que o degrade tenha sido aplicado separadamente em ambas as partes, seu efeito foi aplicado de forma global. Modifique este modo de aplicação é a função do botão Bloquear Preenchimento. Veja a figura a seguir:

 

Figura 02 – Degrade aplicado de forma global.

 

Procure conhecer o máximo possível com o pincel, fazendo testes com  combinações de seus variados recursos. Quarenta minutos de experimentação livre com cada ferramenta vale mais do que muitas dezenas de páginas explicativas - e o aprendizado é mais vantajoso.

 

Borracha

 

Esta ferramenta, faz justamente o que seu nome indica. Para conhecermos melhor os recursos da borracha, vamos utilizar novamente o desenho da figura anterior.

 

Escolha a ferramenta borracha e dê um clique no botão Formato de Borracha para abrir o menu de opções. Veja esse menu na figura a seguir:

 

Figura 03 – Opções da borracha.

 

Escolha a primeira opção que é Apagar Normal. Para você apagar, proceda da mesma maneira que com as demais ferramentas do FLASH, ou seja, dê um clique com o botão esquerdo do mouse sobre o ponto em que você quer iniciar a operação e, mantendo o botão pressionado, arraste o mouse na direção que se quer, e solte o botão do mouse para concluir a operação. Agora, experimente traçar outra linha, desta vez com a segunda opção do menu, Apagar Preenchimentos. Com essa opção a borracha apagará apenas as áreas pintadas com o pincel ou com o balde de tinta, não apagando as linhas  criadas pelo lápis. A opção seguinte, Apagar Linhas, faz exatamente o inverso, ou seja, apaga apenas as linhas que foram traçadas com  o lápis, deixando intactas as linhas e pinturas aplicadas com o pincel e com o balde de tinta. A opção Apagar Preenchimentos Selecionados apaga apenas as partes da figura que tiverem sido selecionadas com o ponteiro, e só tem efeito sobre as áreas pintadas com o pincel ou com o Balde de Tinta, deixando intactas as linhas criadas com o lápis. A última opção, Apagar Dentro, tem o mesmo efeito que Pintar Dentro, ou seja, apaga apenas nas áreas a partir das quais a operação foi iniciada. A Figura 4 mostra os efeitos das várias opções do menu Formato de Borracha. Veja a seguir:

 

Figura 04 – Opções da borracha.

 

Vamos conhecer agora um recurso interessante da ferramenta da borracha, a Torneira, representada na barra de ferramentas pelo desenho de uma torneira pingando .

 

Com a torneira você poderá apagar partes inteiras do desenho, com apenas um clique, sejam áreas pintadas ou segmentos de linhas. Usando novamente o desenho do círculo com os quadrados, dê um clique sobre o botão Torneira. Dê um clique sobre a área pintada do círculo, e toda a cor será apagada. Em seguida, dê um clique sobre a linha que define um dos quadrados, e todo o quadrado será apagado. Olhe a figura a seguir o exemplo:

 

Figura 05 – Torneira.

 

O modificador Formato da Borracha apresenta várias opções de tamanho e formato para a borracha. Veja a figura abaixo:

 

Figura 06 – Formato da borracha.

 

Selecionar Cor

 

Iremos analisar agora a ferramenta Selecionar Cor, cujo papel é a mesma de outros editores gráficos, copiar a cor do objeto que tiver sob ela ao ser ativado o botão do mouse, mas com um recurso adicional: ela detecta não apenas a cor, como também outros atributos. Mais uma vez vamos usar o desenho do círculo com os quadrados. Dê um clique no botão Selecionar Cor e posicione o ponteiro do mouse sobre a parte pintada do círculo. O ponteiro do mouse assumirá o formato de um Conta-gotas , com um pincel ao seu lado. Isto indica que o Selecionar Cor está sobre uma área que foi pintada com o pincel ou com o Balde de Tinta. Agora, desloque o ponteiro do mouse até que fique exatamente sobre uma linha, caso você tenha dificuldades para posicionar exatamente sobre a linha, amplie o desenho. Para ampliar, dê um clique sobre o ícone da lupa e, em seguida, dê um ou mais cliques sobre o desenho. Para diminuir até voltar ao normal, dê um clique no ícone do modificador da lupa que mostra um traço em seu interior. Ao passar o mouse sobre uma linha, repare que o ícone do pincel é substituído pelo ícone do lápis. O Selecionar Cor detecta a ferramenta que foi utilizada para traçar cada um dos elementos do desenho, e assim é capaz de copiar não apenas a cor dos elementos, como também os tipos de tinta, espessuras e estilos de traços.

 

Para experimentarmos este recurso, iremos criar um outro objeto na tela para, em seguida, copiarmos suas características para o círculo e os quadrados. Selecione a ferramenta círculo, espessura de traço 3.0 e um dos estilos tracejados. Trace um círculo logo abaixo do outro. Em seguida, selecione o balde de tinta e uma das opções de degrade. Aplique o degrade no interior do circulo tracejado.

 

Figura 7 - Círculo tracejado e pintado.

 

Selecione o botão Selecionar Cor. Leve o ponteiro até a parte pintada do novo círculo e dê um clique sobre ele. Imediatamente o ícone Selecionar Cor irá se transformar no Balde de Tinta, e todos os seus modificadores assumirão as mesmas opções que foram usadas para pintar a área sob o Selecionar Cor. Agora, leve o balde de tinta até o círculo com quadrados dê um clique no seu interior. A pintura assumirá exatamente a mesma aparência que foi aplicada no novo retângulo.

 

Em seguida, dê um clique novamente sobre o botão do Selecionar Cor e arraste o mouse até que o Selecionar Cor fique sobre a linha tracejada do novo retângulo, de forma que surja o ícone de um lápis ao lado do Selecionar Cor, se tiver dificuldades para posicionar o mouse corretamente, amplie o desenho para facilitar. Dê um clique sobre a linha para copiar suas características. Imediatamente o ícone do Selecionar Cor será substituído pelo ícone do frasco de tinta.

 

Você agora poderá aplicar o efeito tracejado sobre um dos segmentos de linha do desenho. Há duas formas de fazer isto. Uma delas é com um clique diretamente sobre um dos segmentos, para modificar apenas o segmento em questão. A outra é dar um clique sobre a área pintada do círculo, e assim afetar  todas as linhas do desenho com o tracejado.

 

Conclusão

 

Concluímos mais um módulo de FLASH, neste módulo você estudou sobre os pinceis, borrachas e cores. Até o próximo módulo.

 

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2020 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI