NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!
UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI
FILTRO DE TUTORIAIS:
Objetivos
Vamos a mais um módulo sobre o FLASH. Nesta série você verá a continuação do pincel, e verá também sobre borrachas e cores.
Pré-requisitos
Para acompanhar esta lição, você deve ter lido as lições passadas.
Da mesma maneira que acontece com as cores aplicadas pelo Balde de Tinta, as cores usadas pelo pincel também podem mostrar os mesmos efeitos, como degrade e transparência.
Para conhecer os efeitos do pincel com recursos de degrade, faça outro círculo com quadrados, como o mostra na Figura abaixo. Escolha o pincel e a opção Pintar Dentro. Dê um clique na paleta de cores e escolha uma das opções de degrade, livres na parte inferior da paleta.
Figura 01 – Opções de degrade.
Clique no botão Bloquear Preenchimento para que fique desativado. Esse botão modifica o comportamento do efeito de degrade, como você observará neste exemplo. Se o botão já estiver desativado, deixe como está.
Figura 02 – Opções de degrade.
Pinte toda a área interna do quadrado da esquerda, iniciando o traçado a partir do seu interior. Em seguida, pinte todo o interior do círculo, também iniciando o traçado a partir do seu interior, preste atenção para não iniciar a partir de um dos quadrados. O resultado deverá ser o mesmo mostrado na figura acima (02). Observe que o degrade foi aplicado de maneira independente sobre cada área do desenho.
Agora, dê um clique sobre o botão Bloquear Preenchimento para ativá-lo e repita as mesmas operações, exatamente como realizado anteriormente. Veja, o resultado é outro. Ainda que o degrade tenha sido aplicado separadamente em ambas as partes, seu efeito foi aplicado de forma global. Modifique este modo de aplicação é a função do botão Bloquear Preenchimento. Veja a figura a seguir:
Figura 02 – Degrade aplicado de forma global.
Procure conhecer o máximo possível com o pincel, fazendo testes com combinações de seus variados recursos. Quarenta minutos de experimentação livre com cada ferramenta vale mais do que muitas dezenas de páginas explicativas - e o aprendizado é mais vantajoso.
Borracha
Esta ferramenta, faz justamente o que seu nome indica. Para conhecermos melhor os recursos da borracha, vamos utilizar novamente o desenho da figura anterior.
Escolha a ferramenta borracha e dê um clique no botão Formato de Borracha para abrir o menu de opções. Veja esse menu na figura a seguir:
Figura 03 – Opções da borracha.
Escolha a primeira opção que é Apagar Normal. Para você apagar, proceda da mesma maneira que com as demais ferramentas do FLASH, ou seja, dê um clique com o botão esquerdo do mouse sobre o ponto em que você quer iniciar a operação e, mantendo o botão pressionado, arraste o mouse na direção que se quer, e solte o botão do mouse para concluir a operação. Agora, experimente traçar outra linha, desta vez com a segunda opção do menu, Apagar Preenchimentos. Com essa opção a borracha apagará apenas as áreas pintadas com o pincel ou com o balde de tinta, não apagando as linhas criadas pelo lápis. A opção seguinte, Apagar Linhas, faz exatamente o inverso, ou seja, apaga apenas as linhas que foram traçadas com o lápis, deixando intactas as linhas e pinturas aplicadas com o pincel e com o balde de tinta. A opção Apagar Preenchimentos Selecionados apaga apenas as partes da figura que tiverem sido selecionadas com o ponteiro, e só tem efeito sobre as áreas pintadas com o pincel ou com o Balde de Tinta, deixando intactas as linhas criadas com o lápis. A última opção, Apagar Dentro, tem o mesmo efeito que Pintar Dentro, ou seja, apaga apenas nas áreas a partir das quais a operação foi iniciada. A Figura 4 mostra os efeitos das várias opções do menu Formato de Borracha. Veja a seguir:
Figura 04 – Opções da borracha.
Vamos conhecer agora um recurso interessante da ferramenta da borracha, a Torneira, representada na barra de ferramentas pelo desenho de uma torneira pingando .
Com a torneira você poderá apagar partes inteiras do desenho, com apenas um clique, sejam áreas pintadas ou segmentos de linhas. Usando novamente o desenho do círculo com os quadrados, dê um clique sobre o botão Torneira. Dê um clique sobre a área pintada do círculo, e toda a cor será apagada. Em seguida, dê um clique sobre a linha que define um dos quadrados, e todo o quadrado será apagado. Olhe a figura a seguir o exemplo:
Figura 05 – Torneira.
O modificador Formato da Borracha apresenta várias opções de tamanho e formato para a borracha. Veja a figura abaixo:
Figura 06 – Formato da borracha.
Selecionar Cor
Iremos analisar agora a ferramenta Selecionar Cor, cujo papel é a mesma de outros editores gráficos, copiar a cor do objeto que tiver sob ela ao ser ativado o botão do mouse, mas com um recurso adicional: ela detecta não apenas a cor, como também outros atributos. Mais uma vez vamos usar o desenho do círculo com os quadrados. Dê um clique no botão Selecionar Cor e posicione o ponteiro do mouse sobre a parte pintada do círculo. O ponteiro do mouse assumirá o formato de um Conta-gotas , com um pincel ao seu lado. Isto indica que o Selecionar Cor está sobre uma área que foi pintada com o pincel ou com o Balde de Tinta. Agora, desloque o ponteiro do mouse até que fique exatamente sobre uma linha, caso você tenha dificuldades para posicionar exatamente sobre a linha, amplie o desenho. Para ampliar, dê um clique sobre o ícone da lupa e, em seguida, dê um ou mais cliques sobre o desenho. Para diminuir até voltar ao normal, dê um clique no ícone do modificador da lupa que mostra um traço em seu interior. Ao passar o mouse sobre uma linha, repare que o ícone do pincel é substituído pelo ícone do lápis. O Selecionar Cor detecta a ferramenta que foi utilizada para traçar cada um dos elementos do desenho, e assim é capaz de copiar não apenas a cor dos elementos, como também os tipos de tinta, espessuras e estilos de traços.
Para experimentarmos este recurso, iremos criar um outro objeto na tela para, em seguida, copiarmos suas características para o círculo e os quadrados. Selecione a ferramenta círculo, espessura de traço 3.0 e um dos estilos tracejados. Trace um círculo logo abaixo do outro. Em seguida, selecione o balde de tinta e uma das opções de degrade. Aplique o degrade no interior do circulo tracejado.
Figura 7 - Círculo tracejado e pintado.
Selecione o botão Selecionar Cor. Leve o ponteiro até a parte pintada do novo círculo e dê um clique sobre ele. Imediatamente o ícone Selecionar Cor irá se transformar no Balde de Tinta, e todos os seus modificadores assumirão as mesmas opções que foram usadas para pintar a área sob o Selecionar Cor. Agora, leve o balde de tinta até o círculo com quadrados dê um clique no seu interior. A pintura assumirá exatamente a mesma aparência que foi aplicada no novo retângulo.
Em seguida, dê um clique novamente sobre o botão do Selecionar Cor e arraste o mouse até que o Selecionar Cor fique sobre a linha tracejada do novo retângulo, de forma que surja o ícone de um lápis ao lado do Selecionar Cor, se tiver dificuldades para posicionar o mouse corretamente, amplie o desenho para facilitar. Dê um clique sobre a linha para copiar suas características. Imediatamente o ícone do Selecionar Cor será substituído pelo ícone do frasco de tinta.
Você agora poderá aplicar o efeito tracejado sobre um dos segmentos de linha do desenho. Há duas formas de fazer isto. Uma delas é com um clique diretamente sobre um dos segmentos, para modificar apenas o segmento em questão. A outra é dar um clique sobre a área pintada do círculo, e assim afetar todas as linhas do desenho com o tracejado.
Concluímos mais um módulo de FLASH, neste módulo você estudou sobre os pinceis, borrachas e cores. Até o próximo módulo.
Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434
Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208
Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2024 ®
LIVRO: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2016 - CURSO COMPLETO E PRÁTICO
DOMINE A PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL - 878 PÁGINAS - CLIQUE AQUI