NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisMarilanealmeida : Flash007
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


FLASH - Módulo 7

 

Objetivos

 

Vamos a mais um módulo sobre o FLASH. Nesta série você verá desenhando com o pincel.

 

Pré-requisitos:

 

Para acompanhar esta lição, você deve ter lido as lições passadas.

 

Desenhando com o Pincel

 

A ferramenta Pincel, proporciona diversos recursos para a criação de desenhos e efeitos de degrade. Através dela é aceitável mudar o formato da ferramenta de desenho, criar traços e formas com degrade, pintar em áreas delimitadas, por trás de figuras, etc. O procedimento do Pincel é uma combinação dos recursos do lápis com os recursos do Balde de Tinta. Combine os recursos dos modificadores do Pincel para ter efeitos bastante interessantes.

 

Vamos desenhar algumas figuras para praticar um pouco. Com a ferramenta do lápis, trace um círculo e dois quadrados no seu interior. Trace as figuras usando a espessura 3 do lápis, para promover a visualização do exemplo. Em seqüência, selecione a ferramenta do balde e pinte o interior do círculo com a cor vermelha. Veja a figura 01, após feito isso salve este arquivo com o nome de exercicio01. Salve dentro da pasta que você criou em C:/. Nós usaremos novamente este exercício várias vezes para experimentarmos os recursos de outras ferramentas.

 

Figura 01 – Exemplo 01.

 

Agora faça o seguinte:

 

1 - Selecione a ferramenta do pincel com um clique no botão correspondente na caixa de ferramenta. Verifique que, ao selecionar a ferramenta, surge logo abaixo a barra de ferramentas com suas opções. Veja a figura 02.

 

Figura 02 –Pincel e suas opções.

 

2 - Na barra de modificadores, dê um clique em Tipo de Pincel para abrir seu menu com várias opções, veja a figura a seguir e após escolha a segunda opção, Pintar Preenchimento.

 

Figura 03 – Tipos de pincel.

 

3 – Escolha a cor azul para diferenciar do círculo e dos quadrados, com um tamanho e formato de linha quaisquer para o pincel. Trace uma linha cortando o circulo e um dos quadrados, como mostrado na figura 04. Observe que a linha é traçada sobre os elementos desenhados anteriormente.

 

Figura 04 – Linha traçada.

 

4 – Vá novamente para o menu do Tipo de Pincel, escolha a terceira opção e a cor verde, Trace outra linha abaixo da primeira, como mostrado na figura 05. Observe que com Pintar atrás o pincel pinta por trás.

 

Figura 05 – Linha traçada por trás.

 

5 – Vamos escolher  outra opção de Tipo de Pincel, a primeira que é Pintar normal, e trace outra linha de cor amarela.Veja a figura 06. Observe direitinho como ficou seu traçado.

 

Figura 06 – Opção pintar normal.

 

6 – Iremos fazer um traçado agora com a opção pintar seleção. Essa opção aceita apenas pintar sobre áreas previamente selecionadas com a seta. Trace uma linha sobre o desenho, em qualquer parte, sem selecioná-lo. A linha desaparecerá logo que você soltar o botão do mouse. Para marcar uma área, selecione a ferramenta da seta  e trace um retângulo pegando o canto superior esquerdo da figura,veja isso a seguir.

 

Figura 07 – Parte da figura selecionada.

 

7 - Agora, selecione a ferramenta do pincel e pinte por cima da área selecionada do desenho. Pinte em toda a área selecionada de outra cor. Você também pode passar o pincel por cima de todo o desenho, em qualquer parte que você quiser. Solte o botão do mouse. Para desmarcar a área afetada pelo retângulo, selecione a ferramenta da seta e dê um clique em qualquer lugar sobre o desenho. Verifique como ficou na figura abaixo:

 

Figura 08 – Parte da figura selecionada e pintada.

 

8 – Observe que foi pintada apenas a área que tinha sido selecionada pelo retângulo desenhado com a seta.

 

9 – Iremos falar agora da última opção de Tipo de Pincel, que é Pintar Dentro.

 

Com essa opção selecionada trace mais uma linha, da mesma maneira que foram traçadas as anteriores, escolha uma cor diferente. Como se pode observar na Figura abaixo, a linha foi traçada por trás de todo o desenho, não aparecendo nem mesmo através do “buraco” criado pelo quadrado.

 

Figura 09 – Opção pintar dentro.

 

Conclusão

 

Concluímos mais um módulo sobre FLASH,  neste módulo mostramos para você um pouco mais sobre a ferramenta pincel. Espero que você tenha gostado e até o próximo módulo.

 

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2020 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI