NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisMarilanealmeida : Flash006
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


FLASH - Módulo 6

 

Objetivos

 

Vamos a mais um módulo sobre o FLASH. Nesta série você irá exercitar um pouco com as ferramentas de desenho do FLASH e com os níveis ou camadas.

 

Pré-requisitos:

 

Para acompanhar esta lição, você deve ter lido as lições passadas.

 

Criando desenhos FLASH

 

Neste módulo iremos usar os recursos que utilizamos nos módulos anteriores, como por exemplo lápis, balde de tinta, efeitos com degrade, pincel e etc.

 

Recursos do Lápis

 

Escolha a ferramenta Lápis e vá para a tela de pintura e, com o botão esquerdo do mouse pressionado, arraste o mouse para desenhar qualquer coisa. O modo Tinta aceita o traçado de linhas livremente e não designa formatos a partir delas. Você observará, que logo que soltar o botão do mouse, o programa abrandará um pouco o traçado das linhas. Verifique a figura de nº 01.

 

Figura 01 - mostra algumas linhas traçadas com o lápis, no modo Tinta.

 

Agora faça linhas com formato de Lápis em Acertar e Suavizar. Como foi passado anteriormente, Acertar desenvolve linhas mais angulosas e Suavizar suaviza as curvas.

 

Faça figuras irregulares fechadas. Com a opção Acertar ativada, dependendo do formato das figuras que você traçar, o editor de desenho do FLASH irá transformá-las em círculos ou elipses perfeitas, quadrados, retângulos ou outras figuras geométricas.

 

Observe a figura 02 os desenhos feitos com as ferramentas pincel, Oval, Retângulo e Linha.

 

Figura 02: Foram criadas com as ferramentas Pincel, Oval, Retângulo e Linha.

 

Nota: Para que você possa traçar quadrados ou círculos perfeitos, você fará o seguinte: vá até o menu Exibir -> Encaixar. Após feito isso, observe o pequeno círculo que surge por baixo do cusor quando se  estiver traçando a figura. Você irá traçando o quadrado ou o círculo até que o pequeno círculo do cursos aumente de tamanho e fique mais forte, esta é a sugestão de que, se você soltar o mouse nesta posição, obterá um quadrado ou círculo perfeito, e não um retângulo ou uma elipse.

 

Faça também com os outros controles do lápis, retângulo, oval e linha, como cor, espessura e estilo de linha.

 

Balde de Tinta

 

Vamos agora realizar exemplos dos recursos do Balde de Tinta. Escolha a  ferramenta do lápis e crie algumas figuras, sendo que uma fechada e as demais com aberturas de tamanhos variados, como mostrado na Figura 03.

 

Figura 04 -  Algumas formas fechadas e com aberturas de tamanhos variados.

 

Agora, você escolherá a ferramenta Balde de Tinta, selecione a cor vermelha. Vá até o modificador Tamanho da Lacuna -> Fechar Lacunas Grandes. Vá com o ponteiro do mouse dentro de cada quadrado dê um clique com o botão esquerdo do mouse.

 

Agora veja o resultado na figura a seguir:

 

Figura 05 -  Interior das figuras pintado com o Balde de Tinta.

 

Veja que algumas partes das figuras não foram pintadas, isto ocorre porque o modificador Tamanho da Lacuna em Fechar Lacunas Grandes dá à ferramenta Balde de Tinta urna tolerância maior em relação a aberturas na figura. Isto aceita pintar o interior de figuras cujas bordas não estejam totalmente fechadas. As outras opções de Tamanho da Lacuna mostram níveis de tolerância menores, aceitando pintar o interior de figuras que mostram aberturas médias ou pequenas. E existem ainda a opção de tolerância zero, em que apenas as figuras totalmente fechadas poderão ser pintadas com o Balde de Tinta.

 

Efeitos com  Degrade

 

Através do Balde de Tinta pode-se desenvolver muita coisa, além de cores sólidas. Pois, além das cores sólidas padrão da paleta de cores, pode-se ainda determinar vários tipos de degrade e até mesmo transparências. Veja agora os passos para criar figuras com efeito degrade.

 

1 - Selecione a ferramenta  Retângulo e trace dois retângulos, um dentro do outro. Em seguida, clique no Balde de Tinta -> paleta de cores. Escolha uma das opções de degrade. Nos próximos módulos veremos como modificar os degrades disponíveis a criar um efeito de profundidade na figura, que poderá ser utilizada inclusive como um botão em seus projetos. Veja esse passo na figura abaixo:

 

Figura 06 – Criação do retângulo.

 

2 - Agora, clique próximo da borda do retângulo interno, e depois o externo.

 

Veja como ficou na figura a baixo:

 

Figura 07 – Aplicação do degrade.

 

Vamos realizar uma outra versão do mesmo retângulo, fazendo uma  transformação na direção do degrade do retângulo interno. Para isto faça:

 

1 - Copie o desenho que acabamos de criar. Clique na ferramenta Seta, clique acima e à esquerda da figura dos retângulos e, mantendo o botão pressionado, arraste o mouse para baixo e para a direita, traçando um retângulo que deverá envolver todo o desenho. Solte o botão do mouse para selecionar o desenho.

 

2 – Agora mande copiar a figura, e logo após colar.

 

3 - Agora, aplicaremos o degrade em outra posição. Selecione o Balde de Tinta e, com o mesmo efeito de degrade usado na figura 07, dê um clique próximo da borda do retângulo interno, no lado oposto ao anterior, ou seja, na direção do canto inferior direito da tela . Observe que isto cria um efeito de profundidades no desenho, dando a idéia de ter sido pressionado, se comparado ao desenho anterior.

 

Figura 08 - Aplicou o degrade no lado oposto ao anterior.

 

Para criar um acabamento ao desenho, vamos retirar as linhas que definiriam os retângulos. Para isso, escolha a ferramenta Seta e posicione o ponteiro do mouse sobre cada uma das linhas, até surgir o ícone de linha curva ao lado do ponteiro. Para selecionar as linhas, clique em cada uma, até que todas estejam selecionadas.

 

Com as quatro linhas selecionadas, pressione a tecla Del. As duas figuras poderiam ser utilizadas, vamos supor, para criar os dois estados de um botão de acionamento normal e pressionado. Veja a seguir as figuras sem a borda preta.

 

Figura 09 – Figuras sem a borda preta.

 

Conclusão:

 

Conclui-se mais um capitulo sobre o FLASH, espero que tenha sido de utilidade a você, e no próximo módulo você verá a continuação deste. Bons estudos.

 

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2020 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI