NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisMarilanealmeida : Flash005
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


FLASH - Módulo 5

 

Objetivos

 

Vamos a mais um módulo sobre o FLASH. Nesta série você verá o primeiro exemplo criado em FLASH.

 

Pré-requisitos:

 

Para acompanhar esta lição, você deve ter lido as lições passadas.

 

Primeira animação

 

Neste módulo você aprenderá fazer uma animação simples, vamos ver a sua construção passo à passo, usando poucos comandos do FLASH.  Obvio que ela será bem simples, pois os capítulos anteriores ainda não te oferecem recursos ainda muitos elevados. Siga os passos seguintes:

 

Quadrado saltitante

 

» Vá  em iniciar-> programas -> FLASH. Abrirá para você o FLASH. No menu vá em  Arquivo ->Novo.

 

» Na caixa de ferramentas ache o Balde de Tinta, e dê um clique sobre o mesmo veja a figura a seguir:

 

Figura 01 - Balde de Tinta.

 

» Dê  um clique na paleta de cores, como mostra na figura 01. Selecione a cor azul.

» Escolha agora o tipo de figura que você irá desenhar. Vá na caixa de ferramentas e escolha a opção retângulo e dê um clique em cima do mesmo.

» Vá com o ponteiro do mouse até no centro da tela de desenho do FLASH, clique em um ponto qualquer  e, mantendo o botão do mouse pressionado,                arraste o mouse para baixo e para a direita até formar um quadrado. Verifique o quadrado na figura a seguir:

 

Figura 02 – criação do retângulo.

 

» Vamos agora agrupar os elementos do desenho e transformá-los em um Símbolo no FLASH. Vá até na caixa de ferramentas e selecione a ferramenta de seleção Seta.

» Mova o ponteiro do mouse até a tela de desenho do FLASH, clique sobre um ponto ligeiramente    acima e à esquerda do retângulo que você acabou de criar e, mantendo o botão do mouse pressionado, arraste até um ponto ligeiramente abaixo e à direita do retângulo, descrevendo um retângulo que deverá abranger todo o retângulo. Solte o botão do mouse. O retângulo aparecerá sob uma máscara xadrez, mostrando que o desenho foi selecionado. Com o desenho selecionado, vá até o menu Modificar -> Agrupar. E em seqüência, com o retângulo ainda selecionado, vá até o menu Inserir ->Converter em Símbolo.

» Aparecerá apara você a caixa de diálogo Propriedades do Símbolo. Na opção Nome escreva um nome para o símbolo, no nosso caso será retângulo. Marque a opção Clipe de Filme e finalizando dê um clique em Ok .Veja isso na figura a seguir:

 

Figura 03 – Propriedade do símbolo.

 

Acabamos de criar um elemento respeitável do FLASH chamado Clipe de Filme. Será estudado mais adiante esse elemento com detalhes, e o usaremos bastante nos vários exemplos deste tutorial. Neste exemplo Clipe de Filme ainda está estático. Chegou a hora de produzir um pouco de movimento. Siga os passos abaixo para gerar os movimentos para esse desenho.

 

01 - Se o retângulo não estiver selecionado, clique em cima dele para seleciona-lo. Logo após feito isso, clique         com o botão direito do mouse sobre ele, e selecione a opção Editar. Entrará no modo de Edição de Símbolos do FLASH.

 

02 - Agora iremos trabalhar um pouco na parte de animação do FLASH. Verifique que existe no alto da tela uma linha horizontal, a Linha do Tempo do FLASH, já foi falado no módulo anterior. Dê um clique sob o número 11 da régua, na trilha correspondente ao nome de Camada 1. Clique o botão direito do mouse, para abrir o menu de opções. No menu de opções do quadro, clique em Inserir Quadro.Veja isso na figura a seguir.

 

Figura 04 – Criação do filme.

 

03 - Agora de um clique duplo sobre qualquer quadro entre 1 e 11, na mesma linha da Camada 1. Abrirá o quadro Propriedades do Quadro. A figura 05 mostra essa opção.

 

03 - No quadro Propriedades do Quadro, dê um clique na guia Interpolação. Em seguida, dê um clique na seta apontada para baixo ao lado do campo Interpolação, e selecione a opção Movimento. Não se preocupe por enquanto com as opções que aparecem. Apenas dê um clique em OK para fechar o quadro.

 

04 – Estamos quase finalizando, Agora dê um único clique no quadrinho sob o número 11 para marcá-lo. Repare que o retângulo também será selecionado.

 

05 – Para finalizar vamos criar o movimento. Dê um clique sobre o desenho e arraste-o rapidamente para cima, até tocar a borda superior da tela.

 

06 - Dê um clique sobre o Quadro 1. Clique com o botão direito sobre o quadro 1. Escolha a opção Criar Interpolação de Movimento.

 

Agora sim sua primeira animação está feita. Você irá salvar seu primeiro filme feito em FLASH. Para visualizar seu funcionamento, vá no menu Controlar -> Testar Filme. Você verá o retângulo se movimentando na tela. Para cancelar a animação clique no botão Fechar. Veja a execução na figura a seguir.

 

Figura 05 –Filme criado.

 

Conclusão

 

Concluímos mais um módulo sobre FLASH, neste módulo criamos um pequeno exemplo, espero que você tenha gostado e até o próximo módulo.

 

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2020 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI