NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisMarilanealmeida : Flash003
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


FLASH - Módulo 3

 

Objetivos

 

Este é mais um módulo sobre o FLASH. Nesta série você verá sobre a janela de criação de filmes.

 

Pré-requisitos: Para acompanhar esta lição, você deve ter lido as lições passadas.

 

Janela de criação de filmes

 

A concepção do desenvolvimento no FLASH divide-se em duas etapas que é o espaço de criação “que é justamente a ferramenta de criação vista no capitulo anterior”, e a etapa inferior é o editor, em que são mostrados todos os elementos gráficos do filme atual, tal como a área em torno da mesma.

 

Figura 01 - Ambiente de criação.

 

Agora vamos falar um pouco da figura acima. Siga os tópicos seguintes:

 

» Editor: a área do editor esta dividida em tela de pintura e área de trabalho.

 

Tela de pintura mostra todos os dados que verdadeiramente surgirão no filme.

 

A área de trabalho funciona como uma bancada em que botamos várias informações no decorrer da criação do filme. Um exemplo disso é: se almejamos inventar um elemento no canto direito, desloca-se pela tela e desaparece na outra borda, esse elemento dar início a sua direção na extremidade direita da área de trabalho, fora da tela de pintura, e terminar seu movimento na extremidade esquerda.

 

» Linha do tempo: uma vez determinada os dados gráficos do projeto, praticamente todo o trabalho de preparação do filme será desenvolvido a partir das ferramentas da linha do tempo. A linha do tempo prepara e controla o conteúdo de um filme em camadas e quadros ao longo do tempo. Os componentes mais extraordinário da linha de tempo são os quadros, as camadas e a reprodução.

 

As camadas de uma cena são concebidas na linha de tempo pelas bolinhas. Cada camada trabalha como uma folha transparente sobre a cena na qual se desenha a animação. A camada 1 está acima de todas as demais camadas e assim sucessivamente.

 

Os quadros representam uma disposição da cena. Uma série de quadros a uma determinada velocidade, elabora efeito de uma animação, ou seja, uma animação é um encadeamento de quadros.

 

» Botões de apresentação de quadros: há quatro botões na janela da linha do tempo que controlam a apresentação dos quadros da animação. Esses botões ligam e desligam a apresentação de quadros anteriores e posteriores ao quadro da animação em que se está trabalhando.

 

» Régua de posicionamento de quadros: a mesma é encontrada no alto da linha do tempo, bem ao lado dos botões, e identifica a disposição de cada quadro no tempo. A respeito da mesma encontra-se o indicador do quadro atual, dependendo do estado dos botões de apresentação de quadros, existirá ainda alças (2) que dominaram a abrangência dos quadros mostrados. A figura 02 mostra o que foi falado. Abaixo da régua de posicionamento você encontrará a linha do tempo propriamente dita, pelo qual são imaginados os quadros, cada quadro deve ser visto como um momento no tempo, com duração de uma fração de segundo, determinada pela velocidade do filme, seus estados e as técnicas de animação empregadas neles. Serão mostrados todos os tipos de quadros quando trabalharmos com animação.

 

À esquerda de cada linha do tempo existem duas partes que a identificam e qualificam, a primeira parte descreve o nome da camada representada pela linha em questão. Se você der um clique duplo sobre essa área a mesma admite editar o texto. O botão à direita do texto de identificação, Módica camadas, abre um menu com vários comandos de desenvolvimento e projeto.

 

Figura 02 – Régua de posicionamento.

 

Agora vamos falar sobre outra coisa que FLASH apresenta, que são os painéis.

 

O que seria os painéis? No FLASH são julgados como painéis flutuantes, os mesmo ajudam a expor, organizar e modificar informações em um filme. As opções disponíveis nos painéis controlam as características de dados escolhidos, sua principal função é aceitar que você trabalhe com objetos, cores, textos, instâncias, quadros, cenas e filmes inteiros.

 

Para mostrar a lista completa de painéis disponíveis no FLASH, você fará o seguinte:

 

» Clique na opção Janela-> barra de menus-> painéis. Observe a figura a seguir.

 

 

» Agora você selecionará o painel desejado na lista. Pode-se mostrar, ocultar, agrupar e redimensionar painéis enquanto trabalha.Também pode mostrar e ocultar diversos painéis, incluindo os painéis informações, misturador, instância, quadro e ações, utilizando os botões da barra iniciador na parte inferior da janela do aplicativo.

 

DICA: pode-se agrupar os painéis em disposições personalizadas e, em seguida, salvar esse layout por meio da opção janela-> Salva o layout de painel e depois disso você carrega o layout personalizado ou mesmo volta ao layout padrão através da janela-> conjunto de painéis.

 

A grande parte dos painéis no FLASH inclui um menu suspenso chamado menu opções e contem algumas opções adicionais. Esse menu é indicado por um triangulo no canto superior direito do painel. Caso o triangulo esteja esmaecido, significa que não há um menu opções para ele.

 

Visualize a seguir os painéis disponibilizados no FLASH que são de grande importância:

 

 

Para fechar um painel, siga um desses passos:

 

1 – De um clique no menu janela->painéis e após ter feito isso feche o painel de sua escolha.

2 - De um clique no botão fechar localizado no canto superior direito do painel.

3 – Outra forma é : clique no menu janela-> fechar todos os painéis.

 

Conclusão

 

Bem acima foram citados alguns exemplos. Espero que tenha gostado e até o próximo módulo. Bons estudos.

 

Frase: O melhor livro de moral é a nossa consciência. Temos que consultá-lo muito freqüentemente. (Pascal)

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2020 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI