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CorelDRAW -  Módulo 69

 

Objetivos

 

Este é mais um módulo da parte avançada de CorelDRAW, nele veremos a continuação de lentes e também  como colocar perspectiva aos objetos.

 

Pré-requisitos:

 

Para acompanhar esta lição, é bom você ler as lições anteriores.

 

Lentes (continuação)

 

» Lente Aramado: Os objetos por trás da lente Aramado são mostrados com a cor de preenchimento ou de contorno escolhida por você. Suponha que, se configure vermelho para o contorno e azul para o preenchimento, todos os objetos (ou partes de objetos) por trás da lente terão a aparência de ter contornos vermelhos e preenchimentos azuis. Os objetos sem preenchimento permanecerão inalterados quando visualizados através da lente.

 

Vamos a um exemplo:

 

» Escolha o objeto com a ferramenta Seleção.

 

» Dê um clique em Efeitos-> Lente.

 

» Escolha Aramado na caixa de listagem da janela de encaixe Lente.

 

» Ative a caixa de seleção Contorno.

 

» Dê um clique no seletor de cor Contorno e clique na cor de contorno que você quer.

 

» Ative a caixa de seleção Preenchimento e dê um clique no seletor de cor Preenchimento e clique na cor de preenchimento que você quer.

 

» Clique no botão Aplicar.

 

 

Mantendo o preenchimento ou o contorno do objeto

 

» Siga as etapas de 1 a 3 do procedimento anterior.

 

» Desabilite uma das seguintes caixas de seleção:

 

- Contorno  mantém o contorno do objeto.

 

- Preenchimento  mantém o preenchimento do objeto

 

» Ative a caixa de seleção Remover face e clique em aplicar. Observe como fica a seguir:

 

 

» Lente Olho-de-peixe: lente Olho-de-peixe distorce e amplia ou encolhe os objetos por trás dela, dependendo do valor de porcentagem mencionada.

 

Notas: Pode-se colocar lentes a objetos que já tenham efeitos de extrusão, contorno ou mistura aplicados. Caso coloque uma lente a um grupo, a lente será colocada separadamente a cada um dos objetos componentes do grupo (desde que eles satisfaçam os requisitos acima).

 

Vamos a um exemplo de como construir  lente Olho-de-peixe

 

Pode-se colocar uma lente Olho-de-peixe a um objeto. O objeto lente distorce e amplia ou encolhe os objetos sob ele.

 

» Escolha o objeto com a ferramenta Seleção.

 

» Dê um clique em Efeitos -> Lente.

 

» Na caixa de listagem da janela de encaixe Lente Escolha Olho-de-peixe.

 

» Entre com valores de -1000 a 1000 na caixa Taxa para mostrar a porcentagem pela qual se quer que a lente distorça os objetos subjacentes. Valores positivos distorcem e aumentam os objetos cada vez mais, segundo suas configurações de taxa progridem de 1 a 1000. Valores negativos encolhem e distorcem objetos cada vez mais, conforme suas configurações de taxa progridem de -1 a -1000. Uma taxa de 0 resulta em nenhuma modificação na aparência dos objetos por trás da lente.

 

» Clique no botão Aplicar.

 

 

Colocando perspectiva aos objetos

 

O aumento de perspectiva aos objetos gera a ilusão de distância e profundidade. Apesar dos objetos serem bidimensionais, a aplicação de perspectiva de um e de dois pontos dá uma nova dimensão a sua figura. Ao desenvolver uma perspectiva de um ponto, é aceitável fazer com que o objeto pareça projetar-se para trás em uma determinada direção. Ao desenvolver uma perspectiva de dois pontos, pode-se fazer com que um objeto pareça projetar-se para trás em duas direções.

 

Após colocar a perspectiva a um objeto, pode-se editá-lo ainda mais para criar a ilusão que você quer.

 

Desenvolvendo perspectiva

 

A perspectiva é desenvolvida pela diminuição de um ou dois lados de um objeto. Para uma perspectiva de um ponto, se escolhe um lado de um objeto para que ele pareça projetar-se para trás em uma direção. Diminuindo dois lados, se consegue uma perspectiva de dois pontos na qual o objeto parece projetar-se para trás em duas direções.

 

Uma vez colocada à perspectiva a um objeto, você move os nós dos cantos da caixa de grade do objeto para simular o efeito de perspectiva de um ponto ou de dois pontos.

 

Ao mover um nó, observe um "X" (ou dois, se estiver trabalhando com perspectiva de dois pontos) que se arrasta da forma que o nó é arrastado. Esse símbolo mostra o ponto de fuga. Se você mover o nó até ele se encontrar com um outro nó ou com o marcador do ponto de fuga, a caixa de grade retrocederá à sua forma original. Pode-se também fazer ajustes na perspectiva movendo o marcador do ponto de fuga.

 

Quando se cria uma perspectiva da qual goste, é aceitável copiá-la e aplicá-la a um ou mais objetos do seu desenho. Pode-se copiar a perspectiva para qualquer objeto que você tenha feito usando o CorelDRAW, exceto Texto de parágrafo.

 

A exclusão do efeito de perspectiva dos objetos restaura o estado original do objeto.

 

Nota:  Pode-se colocar perspectiva a qualquer objeto (ou grupo de objetos) feitos com o CorelDRAW, incluindo Texto artístico. Entretanto, você não pode aplicar perspectiva a Texto de parágrafo ou imagens de bitmap.

 

Colocando perspectiva de um ponto e de dois pontos aos objetos

 

Pode-se desenvolver um efeito tridimensional em uma página bidimensional colocando perspectiva aos objetos. Para isso faça:

 

» Escolha o objeto com a ferramenta Seleção.

 

 

» Dê um clique em Efeitos -> Adicionar perspectiva.

 

 

» Uma caixa de grade com quatro nós (nos cantos) surgirá em torno do objeto. A ferramenta Forma é selecionada.

 

 

» Mantendo pressionada a tecla CTRL e arraste um dos nós horizontal ou verticalmente. Mantendo pressionada a tecla CTRL, se restringe o movimento do nó a seus eixos horizontal e vertical para gerar uma perspectiva de um ponto.

 

 

Colocando um efeito de perspectiva de dois pontos a um objeto

 

» Escolha o objeto e dê um clique em Efeitos-> Adicionar perspectiva.

 

 

» Mova um dos nós da caixa de grade diagonalmente em direção ao centro do objeto ou para longe deste.

 

» Repita a etapa 3 usando os outros nós até criar o efeito de perspectiva  que você quer.

 

 

Conclusão

 

Concluímos mais uma lição sobre o CorelDRAW, espero que tenha sido de utilidade a você. Bons estudos.

 

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