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CorelDRAW -  Módulo 61

 

Objetivos

 

Este é o sétimo módulo da parte avançada de CorelDRAW, nele estudaremos como aplicar envelopes predefinidos e também como extrudar objetos.

 

Pré-requisitos:

 

Para acompanhar esta lição, é bom você ler as lições anteriores.

 

Envelopes predefinidos

 

Podem-se colocar envelopes predefinidos de diversas maneiras. Para isso siga os passos abaixo:

 

» Escolha o objeto com a ferramenta Seleção.

 

 

» Abra o menu desdobrável Ferramentas interativas -> ferramenta Envelope interativo .

 

» Ative o botão Manter linhas da Barra de propriedades  para evitar que o CorelDRAW  modifique  as linhas retas do objeto em curvas ao aplicar o envelope.

 

 

» Dê um clique no botão Adicionar predefinição da Barra de propriedades e escolha a forma de envelope que se quer aplicar.

 

 

Observação: Pode-se acertar a maneira de um envelope predefinido após aplicá-lo a um objeto.

 

Extrudando objetos

 

Quando se aplica extrusões atribui uma ilusão de profundidade a objetos bidimensionais.

 

Em extrusões vetoriais, o CorelDRAW cogita pontos do objeto e os une para criar superfícies extrudadas. Tais superfícies são projetadas em direção a um ponto de fuga, colocando profundidade ao objeto original para que ele fique como se fosse tridimensional. Entretanto, os pontos de fuga das extrusões Paralela para trás e Paralela para frente são infinitos, assim sendo, as superfícies extrudadas podem nunca convergir.

 

Após fazer uma extrusão vetorial, pode-se editá-la, colocar preenchimentos a diversas superfícies extrudadas ou a todas elas e colocar fontes de luz para aperfeiçoar o efeito da extrusão.

 

Desenvolvendo extrusões vetoriais

 

Pode-se colocar uma extrusão vetorial básica aos objetos para fazê-los parecer tridimensional. Pode-se também colocar uma chanfradura a um objeto e a uma extrusão vetorial, bem como copiar e clonar os atributos de extrusão de um objeto para outro.

 

A chanfradura cria a ilusão de que as bordas de um objeto foram cortadas em um ângulo diferente de 90 graus. Se menciona valores de ângulo e profundidade apropriados para o tamanho do objeto sendo cortado. A ilusão, propriamente, é desenvolvida através da adição de objetos por cima do objeto de controle (o objeto extrudado). Esses objetos trabalham em conjunto para oferecer ao mesmo uma aparência tridimensional.

 

A clonagem também transfere os atributos de extrusão vetorial de um objeto para um objeto escolhido. O objeto em questão assume todas as configurações relacionadas a extrusão vetorial, enquanto suas configurações de preenchimento e contorno continua da mesma maneira. Nos clones, porém, as modificações são feitas no objeto extrudado original “denominado principal”, após o que também são colocadas ao clone. Entretanto, podem-se editar as configurações de extrusão do objeto clonado; quaisquer modificações devem ser feitas no objeto principal.

 

Podem-se fazer extrusões vetoriais copiando e clonando. A cópia transfere os atributos de extrusão de um objeto para um objeto selecionado. O objeto escolhido assume todas as configurações relacionadas à extrusão vetorial, enquanto seus atributos de preenchimento e contorno permanecem da mesma maneira. Os dois objetos extrudados não possuem conexão, podendo ser editados independentemente.

 

Vamos aplicar extrusões vetoriais básicas

 

Pode-se colocar uma extrusão vetorial a um objeto para dar a ele a ilusão de profundidade.

 

Para aplicar faça:

 

» Abra o menu desdobrável Ferramentas interativas -> ferramenta Extrusão interativa.

 

 

» Escolha o objeto que se quer extrudar. Uma seta pequena surgirá abaixo do cursor para mostra que se pode extrudar o mesmo.

 

 

»Dê um clique no botão Modo de extrusão vetorial da Barra de propriedades .

 

» Mova o marcador de ponto de fuga (representado por "X") para determinar a profundidade e a direção da extrusão. O marcador de ponto de fuga surge após você iniciar a mover.

 

 

» Escolha um tipo de extrusão na caixa de listagem Tipo de extrusão da Barra de propriedades. No nosso caso será a que está marcada com a seta.

 

 

» Selecione a profundidade de ponto de fuga na caixa Profundidade da Barra de propriedades, no nosso caso será  79  .

 

 

Colocando extrusões vetoriais chanfradas

 

Pode-se colocar bordas chanfradas a um objeto ou a uma extrusão vetorial.

 

Para isso faça:

 

» Selecione o objeto.

 

 

» Aplique a extrusão como você aprendeu anteriormente.

 

» Usando a ferramenta Seleção, escolha a extrusão.

 

» Dê um clique no botão Chanfraduras da Barra de propriedades.

 

 

» Ative a caixa de seleção Utilizar chanfradura.

 

 

» Entre com o valor na caixa Profundidade da chanfradura para mostrar a profundidade que se queira para a chanfradura. Pode-se mostrar valores de 0,001 a 1980 polegadas (ou o equivalente em outras unidades de medida).

 

» Entre com um valor na caixa Ângulo da chanfradura para mostrar o ângulo no qual se queira cortar a borda da chanfradura. Pode-se mostrar valores de 1,0 (uma chanfradura praticamente reta) a 89,0 graus (uma chanfradura de ângulo alto).

 

 

Observação: Para visualizar apenas a chanfradura, marque a opção Mostrar apenas chanfradura.

 

Conclusão

 

Concluímos mais uma lição sobre o CorelDRAW, espero que tenha sido de utilidade a você. Bons estudos.

 

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