NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisMarilanealmeida : Coreldrawmod01058
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


 

CorelDRAW -  Módulo 58

 

Objetivos

 

Este é o Quarto módulo da parte avançada de CorelDRAW, nele estudaremos como  alterar objetos, como realizar, colocar e retirar distorções “Empurrar e Puxar”.

 

Pré-requisitos:

 

Para acompanhar esta lição, é bom você ler as lições anteriores.

 

Alterando objetos

 

As ferramentas interativas de distorção aceitam colocar efeitos atraentes aos objetos. Pode-se puxar ou empurrar os nós dos objetos sendo alterados para longe ou para perto de seus centros. Colocando um zíper, pode-se criar um contorno serrilhado e pontiagudo. Pode-se também editar os efeitos da distorção Zíper e torcer objetos. Como se faz para torcer um objeto, você o gira em torno de si mesmo em uma  maneira que se assemelha a uma mola.

 

Além do mais, há alterações que se pode colocar a todas as distorções que aceitem distorcer e personalizá-las ainda mais. Suponha que, modifique o centro de uma distorção.

 

Nota: Pode-se colocar cada tipo de efeito de distorção a qualquer objeto realizado com o CorelDRAW, incluindo formas, linhas, curvas e Texto artístico.

 

Realizando distorções “Empurrar e Puxar”

 

Quando se aplica uma distorção “Empurrar” a um objeto, os nós do mesmo são forçados em direção ao seu centro, arredondando o objeto. A distorção “Puxar” separa os nós de um objeto de seu centro, tornando o objeto pontiagudo.

 

Quando se faz uma distorção “Empurrar ou Puxar” que lhe agrada, é aceitável copiá-la e aplicá-la a outros objetos selecionados. Caso você não goste da distorção, é aceitável retira-la sem excluir o objeto.

 

Colocando e retirando uma distorção Empurrar e Puxar

 

Pode-se colocar uma distorção Empurrar ou Puxar a qualquer objeto que criar. Caso você não se agrade do objeto distorcido, é admissível excluir a distorção Empurrar ou Puxar.

 

Para colocar uma distorção Empurrar ou Puxar faça:

 

» Abra o menu desdobrável Ferramentas interativas e clique na ferramenta Distorção interativa.

 

 

» Vá até a Barra de propriedades e ative o botão Distorção empurrar e puxar.

 

 

» Escolha o objeto ao qual se queira aplicar a distorção e arraste o mouse para dentro para empurrar ou para fora para puxar.

 

 

Nota:O ponto do objeto no qual se clica define o centro da distorção. Pode-se também criar uma distorção Empurrar digitando um valor (de -200 a -1) na caixa Amplitude da distorção empurrar e puxar da Barra de propriedades.E  também pode criar uma distorção Puxar digitando um valor (de 1 a 200) na caixa Amplitude da distorção empurrar e puxar da Barra de propriedades.

 

Como criar distorções Zíper

 

Ao colocar uma distorção Zíper a um objeto, você desenvolve uma seqüência de pontos acima e abaixo do contorno original do mesmo. O contorno segue esses pontos para fazer um efeito de zíper. Pode-se também criar uma distorção Zíper aleatória, na qual os pontos horizontais e verticais sigam um caminho ao acaso. Caso você não agrade da distorção, é admissível excluir sem remover o objeto.

 

Aplicando e excluindo uma distorção Zíper

 

Pode-se colocar uma distorção Zíper a um objeto. Se você não achar legal o objeto distorcido, é aceitável retirar a distorção Zíper.

 

Para aplicar a distorção Zíper faça:

 

» Abra o menu desdobrável Ferramentas interativas e clique na ferramenta Distorção interativa.

 

» Ative o botão Distorção zíper da Barra de propriedades.

 

 

» Selecione o objeto ao qual você deseja aplicar a distorção.

 

 

» Mova a alça final para determinar a amplitude do efeito de zíper. O ponto do objeto no qual você clica define o centro da distorção.

 

 

» Na Janela de desenho, mova o controle deslizante para definir a freqüência do zíper.

 

 

NOTA: Pode-se também ajustar a amplitude do efeito de zíper entrando com um valor na caixa Amplitude da distorção de zíper da Barra de propriedades. Esses valores estão entre 0 a 100. Valores altos produzem uma distorção Zíper mais acentuada.

 

Excluindo uma distorção Zíper

 

» Selecione o objeto distorcido com a ferramenta Seleção.

 

» Clique em Efeitos ->  Limpar distorção.

 

 

Como aplicar uma distorção Zíper aleatória

 

Pode-se colocar uma distorção Zíper aleatória a um objeto. Pode-se também retornar a distorção Zíper a um padrão uniforme.

 

Para colocar  uma distorção Zíper aleatória siga os passos abaixo:

 

» Abra o menu desdobrável Ferramentas interativas -> Distorção interativa.

 

» Ative o botão Distorção zíper da Barra de propriedades.

 

» Selecione o objeto ao qual você quer colocar a distorção.

 

 

» Mova a alça final para definir a amplitude do efeito de zíper.

 

 

» Ative o botão Distorção aleatória na Barra de propriedades.

 

 

 

Retornando a distorção Zíper a um padrão uniforme

 

Desabilite o botão Distorção aleatória na Barra de propriedades.

 

Conclusão

 

Concluímos mais uma lição sobre o CorelDRAW, espero que tenha sido de utilidade a você. Bons estudos.

 

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Essential SSL

    Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2020 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI